Conjunto Arqueológico de Itálica | Um pedacinho da Itália antiga a poucos quilômetros de Sevilha

Troca de informações sobre Sevilha.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Mai 29, 2019 10:09 am
Imagem

Fundada no ano 206 a.C, a cidade de Itálica foi a primeira cidade romana na Espanha e também a primeira localizada fora do território italiano. Durante séculos foi uma das cidades mais importantes do Império Romano, tanto que nela nasceram diversos senadores e até mesmo imperadores. Quando os romanos se retiraram da Península Ibérica a cidade caiu no esquecimento, e grande parte dela ficou encoberta por terra e areia. Somente no final do século XVIII é que tiveram inícios as escavações que perduram até os dias atuais, e que gradativamente nos dão um vislumbre de suas estruturas e beleza, e também do estilo de vida de vários séculos atrás. Por exemplo, é possível observar na passagem para a entrada no anfiteatro diversas marcações de jogos desenhados no chão de pedras, utilizados pelos romanos para se distraírem enquanto aguardavam na fila para entrar.

Imagem

Imagem

O Conjunto Arqueológico de Itálica está em contínua evolução de descobertas, pois ainda remanescem várias áreas soterradas no local, e que demandam um lento e cuidadoso processo para que sejam exploradas e apreciadas. Um aspecto que chama muito a atenção é que podemos observar como a cidade era extremamente moderna e avançada para a época, contando com facilidades como água encanada, banheiro comunitário, termas com águas em temperaturas variadas e um dos maiores anfiteatros de todo o Império Romano. Visitar o Conjunto Arqueológico de Itálica é como fazer uma viagem no tempo, conhecendo uma época repleta de esplendor e riquezas, e cuja beleza atraiu até mesmo os produtores da aclamada série Game of Thrones, que transformaram o anfiteatro no Fosso dos Dragões (Dragonpit).

Leia também: Atrações para fãs de Game of Thrones no Reino Unido

Preciso reservar antecipadamente? Como comprar os ingressos?

Em abril de 2019, não era possível adquirir os ingressos antecipadamente, e por ocasião da nossa visita não encontramos qualquer dificuldade para adquirir as entradas diretamente no local. Cada ingresso custa apenas 1.50 euro, sendo o acesso gratuito para quem mora nos países da União Europeia. Os horários de funcionamento podem ser consultados clicando aqui

Como chegar?

A forma mais rápida e fácil é de carro alugado, caso você este com um, ou Táxi/Uber, ao custo aproximado de 20 euros. Optando pelo transporte público, se dirija até a Rodoviária Plaza de Armas e pegue a linha M-170A.

Leia também: 6 coisas que você precisa saber antes de viajar de trem na Espanha

Como é o passeio?

Logo após entrar você irá se deparar com o anfiteatro romano, um dos maiores já construídos com capacidade para aproximadamente 25.000 expectadores. Pelo fato das arquibancadas terem sofrido danos com o passar dos anos elas não podem ser acessadas, e por isso o passeio é realizado no piso da arena e por dentro de algumas das áreas internas.

Como a Espanha não tinha uma grande oferta de pedras, observe que parte da construção utilizou tijolos, fabricados com areia da região. E um fato interessante é que vários milênios atrás aquela área já foi coberta pelo mar, então não é incomum encontrarmos conchas em meio às paredes ou mesmo no chão. Foi exatamente neste anfiteatro onde foram gravadas algumas das cenas da série Game of Thrones.

Imagem

Imagem

Saindo do anfiteatro, suba em direção à cidade propriamente dita, que nos tempos áureos abrigou a elite romana que se instalou na Espanha. As paredes e tetos das casas não existem mais, mas as estruturas deixam evidente como eram as separações internas e o cuidado com que os pisos eram ornamentados. Alguns mosaicos impressionam por sua beleza, ainda mais quando recordamos que estão ali há vários séculos.

Observe que em alguns pontos é possível observar canos originais da época, feitos de chumbo, extremamente nocivo aos seres humanos. Na época os romanos não tinham esse conhecimento, e por isso era comum que os residentes das casas, principais beneficiados com esse luxo, ficassem doentes, enquanto que os empregados, forçados a pegar água dos poços, continuavam saudáveis. As casas eram enormes, e algumas vezes abrigavam não apenas a família, mas pessoas que alugavam quartos, principalmente artesãos e artistas importantes, que pagavam o aluguel com o seu trabalho.

Na extremidade direita da cidade estão localizadas as Thermas, constituídas por uma grande estrutura que acomodava águas quentes, aquecidas por vapor, águas à temperatura ambiente, e até mesmo águas frias, que assim ficavam graças à utilização de gelo obtido do pico de montanhas próximas.

Retornando para a área central da cidade, não deixe de entrar em algumas das casas onde o acesso é permitido, pois assim poderá observar com mais calma os mosaicos que ornavam os pisos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não é incomum encontrar profissionais especializados trabalhando na recuperação de determinada áreas, retirando cuidadosamente os sedimentos que ao longo dos anos se alojaram sobre a antiga cidade romana.

Imagem

Vale a pena contratar um guia?

Nós realizamos o tour com a guia Lola Naranjo (telefone +34.659.309.261) e adoramos a experiência. A Lola fala português e conhece profundamente a história do Conjunto Arqueológico de Itálica, o que tornou a visita muito mais rica. O custo depende do número de horas, mas considere pagar em torno de 150 euros por um tour privativo.

Leia também: 4 guias de turismo que testamos e recomendamos na Espanha

O passeio é apropriado para crianças?

O passeio pode ser feito por crianças de todas as idades. O tour em si não é muito demorado e as construções e histórias do local despertam a imaginação dos pequenos viajantes. Sugerimos que antes da viagem mostrem vídeos da Itálica e falem um pouco sobre a história do local para as crianças, pois assim o passeio será ainda mais divertido.

Vale a pena visitar a Itálica?

Adoramos o passeio, tanto pela história como pela beleza do local. No entanto, Sevilha é repleta de atrações, e por isso sugerimos incluir o Conjunto Arqueológico de Itálica somente naqueles casos em você tenha a intenção de ficar pelo menos 2 dias inteiros na cidade. Sendo este o seu caso, considere dedicar algumas horas conhecendo este pequeno tesouro romano e da humanidade, incrustado em terras espanholas, e que surpreende por sua beleza e conservação. Recomendamos muito!

Leia também: 7 atrações imperdíveis na Andaluzia

Bom passeio!

O Falando de Viagem viajou para Espanha com apoio do Turismo da Espanha.

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece o Conjunto Arqueológico de Itálica? Gostou do passeio? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Qua Mai 29, 2019 10:38 am
Conheci em Game of Thrones e fiquei com vontade de visitar

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Mai 29, 2019 12:25 pm
Adoro passeios assim, que juntam história e belas paisagens!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Mai 29, 2019 5:26 pm
Para quem vai ficar mais tempo em Sevilha, vale muito a pena conhecer.

Adriana Mensagens: 2231
Sáb Jun 15, 2019 8:46 am
Legal, não conhecia. Quem sabe em uma próxima viagem pela região.





Booking.com

Voltar para “Sevilha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio