Companhias aéreas
Avaliações
Avaliações da TAP

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 6 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Ter Nov 19, 2019 10:16 am 
 Atualizado: Ter Nov 19, 2019 7:57 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 3427
Imagem

A TAP Air Portugal oferece diversos voos diários do Brasil até Portugal e de lá para diversos destinos mundo afora. Um dos grandes diferenciais da companhia aérea foi ir além do eixo Rio de Janeiro-São Paulo e criar rotas a partir de outras capitais, como Belo Horizonte, Brasília e etc., facilitando a vida de viajantes de outras cidades, que não precisam ir até GRU ou GIG para depois seguir até a Europa.

Alguns voos ainda são realizados em aeronaves antigas, que mesmo oferecendo um bom nível de conforto na Classe Econômica, possuem uma Classe Executiva desatualizada e inferior aos principais concorrentes. Em Belo Horizonte isso começou a mudar com a chegada do Airbus A330-900neo, tendo sido a TAP a primeira companhia de aviação no mundo a operar esse novo modelo da Airbus.

Leia também: Classe Executiva da Turkish Airlines de São Paulo para Istambul no Boeing 777-300ER

No meu caso, que moro em Belo Horizonte, é um enorme conforto poder iniciar e principalmente retornar de uma viagem internacional diretamente na minha cidade, sem a necessidade de realizar uma conexão em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

No aeroporto

Mesmo após ser reformado, o Aeroporto de Confins (CNF) continua sendo muito menor do que os aeroportos de Guarulhos e do Galeão, notadamente no que se refere ao Terminal 3, que recebe os voos internacionais. O check-in abre normalmente 4 horas antes do voo e a fila para os passageiros da Classe Executiva é praticamente inexistente. Por isso, todo o procedimento é muito rápido e em poucos minutos tudo foi concluído.

Um ponto extremamente negativo é que o acesso ao terminal somente é liberado 2 horas antes do voo. Por isso, quem chega mais cedo e despacha as malas, precisa aguardar na área comum, com pouca estrutura, até que a entrada para o raio-x e imigração seja autorizada.

Leia também: Como é voar na Classe Executiva da KLM no Boeing 787-9

Apesar da Ambaar ter inaugurado uma sala VIP dentro da área segurado do Terminal Internacional, os passageiros da TAP, mesmo voando em Classe Executiva, ainda não possuem acesso gratuito ao lounge. Esperamos que a TAP realize um convênio com a empresa, para que os seus passageiros premium tenham mais conforto.

Leia também:
- Ambaar Lounge Nacional | Aeroporto de Confins (CNF) | Belo Horizonte
- Ambaar Lounge Internacional | Aeroporto de Confins (CNF) | Belo Horizonte

Eu usei o espaço utilizando o Priority Pass e aguardei confortavelmente até o momento do embarque.

Imagem

Imagem

Imagem

Leia também: Como é voar na Classe Executiva da Air France no Boeing 777-200ER

Na aeronave

Após o embarque das prioridades por lei, o acesso à aeronave começa para os passageiros da Classe Executiva, assim como para portadores de nível elite da TAP ou Star Alliance. Logo que entrei na aeronave fiquei positivamente impressionado com o enorme avanço frente aos antigos A330, principalmente no que se ao espaço e design das poltronas. A Classe Econômica ganhou um pouco em termos de conforto, mas posso classificar como uma evolução frente ao que existia antes.

Imagem

Imagem

Por outro lado, tivemos uma verdadeira revolução na Classe Executiva, pois as antigas poltronas 2-3-2, em estilo tobogã, foram substituídas por um layout 1-2-1, onde todos têm acesso ao corredor, e com reclinação 180º.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Quem viaja sozinho, e quer mais privacidade, pode optar pelos assentos 3A, 3K, 5A, 5K, 7A, 7K, 9ª ou 9K, pois o console lateral cria uma barreira entre o passageiro e o corredor. Casais devem priorizar os assentos 1D, 1G, 3D, 3G, 5D, 5G, 7D, 7G, 9D e 9G, onde as poltronas são mais próximas, e o console isola o passageiro do corredor. As cores claras utilizadas na cabine, com toques verde limão, criaram um ambiente moderno e aconchegante.

Leia também: Como é voar na Classe Executiva da Alitalia no Airbus A330-200

Na aeronave, são, ao todo, 298 assentos:
- 34 assentos na Classe Executiva;
- 96 assentos na Classe Econômica Premium;
- 168 assentos na Classe Econômica.

Depois de me acomodar, as comissárias ofereceram um welcome drink, que consistia em espumante, suco ou água. Optei pelo espumante, que acompanhou muito bem o mix de castanhas e frutas secas.

Imagem

Os assentos são muito confortáveis e em todos eles você terá:
- Revista de bordo;
- Entretenimento individual;
- Tomada;
- Entrada USB;
- Fone de ouvido;
- Cobertor e travesseiro;
- Kit de amenities;
- Poltrona que reclina a 180 graus.

Leia também: Airbus A330-900neo da TAP Air Portugal

Merece destaque o bonito amenity kit fornecido pela TAP, que faz referência às diferentes regiões do país. Lá dentro você encontra um sachê perfumado, loção para o corpo, tapa-olho, kit dental, par de meias e protetor labial.

Imagem

Imagem

Meu filho Davi, de 8 anos, recebeu um lindo kit infantil, contendo alguns jogos, lápis de cor e papel, que foram muito úteis durante a viagem.

Imagem

O fone de ouvido é noise cancelling e isola com perfeição o som ambiente:

Imagem

O assento é confortável, com reclinação 180º e acesso ao corredor para todos os passageiros. O travesseiro e a manta possuem tamanho adequado e proporcionam ótimas horas de descanso.

Como é o entretenimento individual

O sistema de entretenimento é excelente, com tela grande, boa definição, e ampla oferta de conteúdo, inclusive infantil. Havia desde alguns filmes clássicos até lançamentos recentes, todos com legendas em português e alguns com opção de áudio em português.

Imagem

Como funciona a internet?

O voo tinha internet Wi-Fi gratuita e ilimitada para aplicativos de conversa, como o WhatsApp, não sendo possível, porém, enviar fotos, vídeos e áudios. Se você quer usar todos os recursos da internet, poderá comprar um dos pacotes:
- TAP Email: €6.99 - em torno de R$ 33,00;
- TAP Browsing: €14.99 - em torno de R$ 70,00;
- TAP Total Wi-Fi: €24.99 em torno de R$ 118,00.

Leia também: Como é voar na Classe Executiva do Boeing 787-800 da British Airways

Refeições

No balcão ao lado do assento estava o cardápio, com opções de pratos idealizados pelo chef Henrique Sá Pessoa, que comanda diversos restaurantes em Lisboa. Você precisa escolher apenas o prato principal, que sempre oferece uma opção de carne, uma de peixes/frutos do mar e uma de massa.

Um ponto negativo é que a TAP não dimensiona corretamente as opções de pratos, e as últimas poltronas normalmente ficam sem opções de carne e/ou peixes. Tanto é assim que no voo de ida, estávamos na fileira 7 e os pratos de carne já haviam acabado, e na volta, ficamos na fileira 9 e só tinha a massa disponível.

Nos voos que saem de Lisboa, quem viaja na Classe Executiva pode escolher pelo aplicativo, com 24 horas de antecedência, o prato principal, mas não é possível ter acesso ao cardápio, tendo apenas a opção genérica “carne”, “peixe” ou “massa”.

De entrada foi servido uma sopa foi de abóbora com gengibre, que estava muito saborosa:

Imagem

Para o prato principal escolhemos o filé mignon com crosta de castanha, batata gratinada, abóbora e brócolis. A carne estava suculenta e os acompanhamentos saborosos:

Imagem

A sobremesa foi um bolo de mandioca com calda de frutos vermelhos que estava delicioso:

Imagem

Os vinhos são portugueses de ótima qualidade, com destaque para o branco Monte Cascas Reserva, o rosê Quinta do Vallado e o tinto Churchill's Estate, todos da região do Douro.

O café da manhã foi servido no final do voo, pouco antes da chegada ao destino, e foi servida uma refeição leve, com suco, frutas, pão e alguns acompanhamentos.

Imagem

Onde a TAP errou e o que pode melhorar?

A Classe Executiva é um produto de alto custo e exatamente por isso a exigência dos passageiros tende a ser maior. Durante a nossa experiência com a TAP identificamos alguns erros, que não podem ocorrer em um segmento premium. Tanto na ida, como na volta, solicitamos o prato infantil para o Davi de 8 anos. Acontece que no voo da ida eles não embarcaram as refeições infantis, sendo servidos os pratos normais do menu. Na volta, tivemos a refeição principal infantil, mas o lanche servido no final foi o normal. O kit de entretenimento infantil foi entregue no voo da ida, mas não no da volta.

Leia também: Como é voar na Classe Executiva do Boeing 787 Dreamliner da Royal Air Maroc

Como já destacamos, os passageiros que sentam nas últimas fileiras acabam não tendo condições de escolher o prato principal. O mais grave, é que essa situação já acontece a partir da fileira 7, de um total de 9. O que significa dizer que 1/3 dos passageiros da Business Class ficam prejudicados.

Conclusão

Viajei com a TAP alguns anos atrás e, mesmo tendo sido na Classe Econômica e em um avião mais antigo, gostei muito da experiência. Agora, no moderno A330-900neo e na Classe Executiva, tive uma ótima experiência, mas que considero que ainda pode melhorar.

O atendimento foi atencioso e eficiente, tanto na ida como na volta, apesar de alguns comissários menos receptivos. Já a poltrona da Classe Executiva é uma verdadeira revolução frente aos modelos anteriores e colocam a TAP no mesmo patamar de algumas das melhores companhias do mundo.

Com alguns ajustes, que considero simples, mas necessários, a TAP passará a oferecer um produto de excelência, uma vez que o mais difícil, que era a atualização das aeronaves, já está ocorrendo gradativamente em todas as rotas.

Boa viagem!

E você, já voou com a TAP? Em qual classe de serviço? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
http://fdv.im/HugoMarcio



 Mensagem não lidaPublicado: Ter Nov 19, 2019 12:09 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37957
Viajei nela e achei excelente. Foi um ótimo upgrade da TAP. Minha experiência anterior, também em Business Class, era de 2013, no antigo A330 com configuração 2-2-2. Gostei da aeronave, da comida e do atendimento. Fiz 4 voos com a TAP e só tenho elogios.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Nov 19, 2019 1:54 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 3427
Gostei muito de voar com a TAP. E a nova aeronave está realmente fantástica. Com poucos ajustes, eles passarão a ter um produto realmente diferenciado.

_________________
http://fdv.im/HugoMarcio


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Nov 22, 2019 5:21 pm 
Mensagens: 15600
Os melhores e os piores assentos do Airbus A330-900neo da TAP Air Portugal viewtopic.php?f=347&t=18125

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Nov 25, 2019 11:30 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 5517
Nunca voei TAP mas estou cada vez me empolgando mais! hehe

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Nov 25, 2019 8:48 pm 
Mensagens: 106
Voei recentemente de Gru para Lis na classe executiva desse avião e tenho duas considerações que acredito serem falhas nesse projeto. Primeiro é que a poltrona só tem regulagens pré-definidas, não permitindo que você encontre a posição "perfeita" de descanso. Na Air Canada e American Airlines, por exemplo, você consegue regular o encosto e os pés da poltrona separadamente, o que facilita muito encontrar a ergonomia correta para o seu conforto. A segunda falha que me chamou atenção, foi o afunilamento excessivo do descanso dos pés, bem como o espaço mínimo entre a poltrona e a mesa, quando na posição deitada, quase não permitindo que você se deite de lado, pois sua perna fica batendo na mesa.


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Airbus A330-900neo da TAP Air Portugal

em Aeronaves

Última mensagem Sex Nov 22, 2019 5:20 pm Ajudante Ver última mensagem

 

7

Os melhores e os piores assentos do Airbus A330-900neo da TAP Air Portugal

em Aeronaves

Última mensagem Dom Nov 24, 2019 10:37 am GabrielDias Ver última mensagem

 

4

Ambaar Lounge Internacional | Aeroporto de Confins (CNF) | Belo Horizonte

em Salas VIP

Última mensagem Ter Nov 12, 2019 8:57 am Hugomarcio Ver última mensagem

 

7

Como acessar às salas VIP do Aeroporto de Confins (CNF), em Belo Horizonte

em Salas VIP

Última mensagem Seg Nov 11, 2019 5:47 pm bibster Ver última mensagem

 

7

COAL BBQ Market | Um pedaço do Texas pertinho de Belo Horizonte

em Belo Horizonte

Última mensagem Sex Jul 19, 2019 11:19 am GabrielDias Ver última mensagem

 

3

 


Booking.com


Companhias aéreas
Avaliações
Avaliações da TAP

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante