Entrevista com a Receita Federal sobre os procedimentos da alfândega nos aeroportos

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Out 18, 2017 1:44 pm
Esse é um assunto que sempre vai gerar dúvidas. Eu mesmo, apesar de conhecer bastante, vira e mexe tenho alguma dúvida.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Out 18, 2017 2:17 pm
Ela falou que "armas de brinquedos" não podem entrar..
Mas..isto inclui aquelas armas que são claramente de brinquedo, tipo NERF, ou armas de brinquedos que são cópias exatas de armas de verdade e que poderiam, em tese, serem utilizadas para prática de crimes ????

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Out 18, 2017 2:37 pm
@zardox,

Só são proibidas as que parecem armas de verdade. Isso foi respondido naquela 1ª entrevista com a Receita, em 2013.

Avatar do usuário
Falcone Mensagens: 1913
Qua Out 18, 2017 7:59 pm
Acredito que ela esteja falando das armas de pressão tipo chumbinho e airsoft.

SoniaConti Mensagens: 1
Qua Out 18, 2017 9:27 pm
Como faco para conseguir a autorizacao da VIGIAGRO? Que trazer dos EUA um lustre feito com chifre de rena.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Out 18, 2017 9:35 pm
Isso precisa de autorização?

abuZado Mensagens: 47
Qui Out 19, 2017 12:40 pm
Muito interessante a reportagem, mas é importante salientar que o bom senso do fiscal é o grande problema.

Há funcionários extremamente realistas, que entendem sobre a legislação e percebem que as roupas, mesmo novas, são de uso pessoal. Já outros, com seu "bom senso", acham que as roupas e os calçados precisam estar sujos ou usados para serem considerados de uso pessoal.

Isso foi um exemplo. Alguns fiscais consideram a GoPro como câmera fotográfica geral (já que as câmeras atuais tiram foto e também filmam), mas outros a consideram filmadoras e colocam na cota de importação.

Exemplo claro foi na última viagem, quando o fiscal (ou auditor, não sei) considerou a GoPro uma filmadora, fora da isenção de impostos, e "comeu" minha cota em 399 dólares, sobrando apenas 101 dólares para todos os outros itens, mas o meu amigo, com GoPro similar, foi liberado pelo outro fiscal (ou auditor) sem problemas.

Aí que mora o perigo. O "bom senso" ou talvez a falta dele.

soares Mensagens: 504
Qui Out 26, 2017 4:18 pm
Parece que o bom senso de cada fiscal é o que vai decidir o que pode ou não.
Curiosamente, há uma dúvida com relação à isenção de impostos para smartphone com câmera e câmera fotográfica apresentados simultaneamente pelo turista na alfândega. Ouvi relatos de que alguns fiscais consideram que a câmera fotográfica perde a isenção pelo fato do smartphone já possuir câmera. Será que procede?

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Out 26, 2017 9:01 pm
Se resolverem ir por esse caminho, nao existe praticamente mais somente camera. Todas fotografam e filmam. Por isso o tal bom senso eh de suma importancia.

Gracas a Deus isso nao me pertence mais. :D





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio