Como é voar no Airbus A380 da Lufthansa
- falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Site: http://a380.lufthansa.com
A Lufthansa utiliza o Airbus A380-800 em 5 de suas principais rotas, todas partindo de seu hub em Frankfurt: Shangai, Joanesburgo, Houston, Cingapura e Miami.
Em nossa última viagem, entre Houston e Paris, tivemos a oportunidade de voar nessa gigantesca e moderna aeronave no trecho entre Houston e Frankfurt.
A aeronave
Ela possui capacidade total para 526 passageiros distribuídos em 3 classes de serviço, da seguinte forma:
- First Class: 8 passageiros na configuração 1-2-1.
- Business Class: 98 passageiros na configuração 2-2-2.
- Economy Class: 420 passageiros na configuração 3-4-3.
Veja fotos da First Class.
Veja fotos da Business Class.
Veja fotos da Economy Class.
A convite do comandante, pudemos visitar o flight deck depois que pousamos em Frankfurt e todos os passageiros já haviam desembarcado.
A experiência de voo
Nosso voo foi realizado na Economy Class. Em termos de conforto, não é muito diferente do A340 que opera a rota Rio-Frankfurt. O assento tem uma boa reclinação a nível de classe econômica e o espaço para as pernas é aceitável, a menos que você seja muito alto.
Há entretenimento individual em todas as classes, mas nesse quesito a Lufthansa poderia ampliar um pouco a seleção de filmes. Comparado com outras companhias, achamos as opções um pouco limitadas. Existem algumas opções em português para aqueles que não dominam outros idiomas. O destaque positivo nesse quesito é para o airshow, o melhor e mais moderno que já vimos. A posição do avião é mostrada em vários ângulos e ele gira quase que como em 3D constantemente para mostrar onde estamos, de onde viemos e para onde estamos indo, inclusive com uma visão virtual do convés de voo. Duas câmeras de vídeo permitem também acompanhar tudo que acontece a frente e abaixo do avião.
Quando chegamos ao assento encontramos travesseiro, cobertor, fone de ouvido e duas revistas. A Lufthansa Magazin, que é a revista da companhia e a Inflight Shopping, que é o catálogo de vendas a bordo.
Muitas aeronaves da Lufthansa já estão equipadas com Internet a bordo. Infelizmente não tivemos como experimentar, pois a aeronave que voamos não estava equipada.
A aeronave saiu do chão depois de uma corrida de 45 segundos a exatos 269 km/h. O avião é muito suave e silencioso. Já estávamos voando e mal se ouvia o ronco dos motores.
Depois de cerca de 40 minutos de voo foi oferecido um welcome drink acompanhado de snack.
Em seguida panos quentes para higienização das mãos são distribuídos em preparação para o jantar.
As opções de jantar eram frango ou salmão. Optamos pelo salmão, que estava muito bom.
Nesse ponto vale um destaque para a qualidade do serviço de bordo da Lufthansa. O carrinho de bebidas passa 3 vezes, sendo que na última passagem oferece além das bebidas normais, chá, café, conhaque e licor. Todas as bebidas são gratuitas.
Além disso, é anunciado que a cozinha fica aberta durante todo o voo onde bebidas e snacks ficam à disposição dos passageiros.
Depois do jantar, como em todo voo de longo curso, a maioria dos passageiros tenta dormir. No A380 é mais fácil, pois devido ao seu tamanho, sente-se menos as turbulências. E seu interior é mais silencioso também. Em compensação, devido ao tamanho da circunferência da fuselagem, não é possível a quem se senta na janela apoiar a cabeça na parede para dormir. A distância entre o assento e a fuselagem é grande demais para permitir isso.
Cerca de 2 horas antes do pouso a cabine é iluminada para o café da manhã. Ele tem um padrão bom para uma classe econômica.
Alguns minutos após o recolhimento das bandejas do café, iniciamos nossa descida em Frankfurt. Mais uma vez o tamanho do avião ajuda a tornar essa operação quase imperceptível.
O pouso também é muito tranquilo e silencioso. Não se escuta aquele barulho característico dos motores em reversão e nem a desaceleração é forte demais.
Devido à quantidade de passageiros, o desembarque levou cerca de 30 minutos, mesmo sendo feito em 2 dois andares!
Leia também: Como é voar na Classe Executiva da Lufthansa no Boeing 747-400
Conclusão
Gostamos muito de voar no A380 da Lufthansa. O ótimo serviço da companhia aérea, somado ao excelente avião, torna a experiência de voo muito agradável, algo fundamental em um voo de 10 horas.
Nota 9. O único porém, ficou pela seleção de filmes que poderia ser melhor e mais ampla.
Boa viagem!
Texto e fotos: Fabio Macedo.
E você, já voou no A380 da Lufthansa? Em qual classe? Achou silencioso? Gostou do serviço de bordo? Conte para nós a sua experiência!
- GabrielDias Mensagens: 41747
Excelente matéria, Fabio. Ainda não voei no A380, apenas no 787. São experiências bem interessantes para quem ama viajar!
- RobertaGiordano Mensagens: 194
Adoro ler esses relatos...Parabéns,muito completo..viajei junto contigo...!!!!
- Renatopami Mensagens: 361
Que loucura a cabine do avião
Show!!!
Adorei esse tópico
Show!!!
Adorei esse tópico
- zardox Mensagens: 11619
Eu gostei de tudo na reportagem... excelente... avião muito bom...
Mas o destaque para mim, foi o suporte para copos... daqueles que vc fica tranquilo se pegar uma turbulência pela frete....
Dúvida...
Alguma Cia. aérea voa Brasil -> Europa em A 380 ????
Mas o destaque para mim, foi o suporte para copos... daqueles que vc fica tranquilo se pegar uma turbulência pela frete....
Dúvida...
Alguma Cia. aérea voa Brasil -> Europa em A 380 ????
- ironfire Mensagens: 2186
Zardox, ate o momento nenhum A380 chega ou vai do brasil, por que? porque esses aeroportos lixos ate o não tem estrutura pra isso, ano passado guarulhos negou a vinda de um 747-8 da lufthansa porque o aeroporto nao iria aguentar. Simplesmente vergonhoso!
- GabrielDias Mensagens: 41747
Só temos o 787.
- zardox Mensagens: 11619
787 eu não voo....enquanto eles não passarem a usar Duracell....
Ficam usando XingLingCell.. e aí, a coisa torra....
É vergonha mesmo... um país que tinha uma engenharia de qualidade..... que construiu tantas obras importantes... não construir uma pista com condições de receber um avião destes...
Muito provavelmente nem seja por causa da engenharia, mas sim por causa da bagunça que está o nosso setor aeroportuário, pois se nem vão de escada rolante os administradores de aeroportos sabem dimensionar....
Ficam usando XingLingCell.. e aí, a coisa torra....
É vergonha mesmo... um país que tinha uma engenharia de qualidade..... que construiu tantas obras importantes... não construir uma pista com condições de receber um avião destes...
Muito provavelmente nem seja por causa da engenharia, mas sim por causa da bagunça que está o nosso setor aeroportuário, pois se nem vão de escada rolante os administradores de aeroportos sabem dimensionar....
- Renatopami Mensagens: 361
Dúvida de leigo no assunto....
Esse avião não opera no Brasil devido ao seu tamanho?
O Antonov 225(cargueiro) já fez alguns pousos aqui no Brasil......por isso a minha dúvida
Morri aqui com a pilha duracell
Esse avião não opera no Brasil devido ao seu tamanho?
O Antonov 225(cargueiro) já fez alguns pousos aqui no Brasil......por isso a minha dúvida
Morri aqui com a pilha duracell
- RobertaGiordano Mensagens: 194
Até onde sei, é uma questão operacional: embarque , desembarques, bagagens, abastecimento, evacuação de emergência...Não há estrutura para isso. Me corrijam por favor..
Booking.com
Voltar para “Avaliações da Lufthansa”
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante