Quando será possível realizar uma nova viagem para Europa depois do coronavírus?

Troca de informações sobre destinos na Europa.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Mar 23, 2020 10:46 am
Imagem
Torre Eiffel, o cartão-postal de Paris e um dos maiores do mundo.

O coronavírus caiu como uma verdadeira bomba nuclear no mundo inteiro. Ninguém imaginava a potência desse vírus (COVID-19), que literalmente parou o mundo, atingindo praticamente todos os países do Planeta Terra. A pandemia continua e não sabemos quando vai parar, mas como estamos recebendo milhares de perguntas sobre as viagens à Europa em 2020 decidimos escrever esse texto - sempre usando a sensatez e sem realizar previsões impossíveis.

Leia também: Devo cancelar a minha viagem por causa do coronavírus?

No Brasil, os casos começaram em março. Provavelmente, os números aumentarão muito em abril. E, segundo o governo, pode haver ainda grande número nos meses de maio e junho. Em 2020, a população brasileira deve ultrapassar os 209 milhões de habitantes e haverá mais idosos e menos crianças no país. Com tantos problemas de infraestrutura e pobreza, somos bastante vulneráveis, e as medidas tomadas na prevenção estão sendo realizadas de forma bem lenta.

Na Europa, onde as fronteiras foram fechadas para conter a pandemia, provavelmente o cenário estará mais calmo antes do Brasil - isso é praticamente uma certeza. Itália, Espanha, Alemanha e França são os países mais atingidos. A Itália sofreu bastante por ter uma grande população idosa - são mais de 7 mil mortes confirmadas. Acompanhe aqui os dados atualizados de casos, mortes e recuperações do coronavírus.

Leia também: Quais seguros viagem cobrem o coronavírus?

O cenário, infelizmente, é de aumento do número de casos. Viajar em março, abril e maio provavelmente será impossível. Inclusive, caso você tenha flexibilidade, uma das opções é já adiar a viagem para o segundo semestre, onde as chances de ser possível decolar são altas. Vale lembrar que os meses de julho e agosto, verão na Europa, são bastante concorridos. Por isso, vale a dica de planejar viagens nos meses de setembro, outubro e novembro. Setembro e outubro são meses bons, pois não está nem tanto calor e nem tanto frio.

Brasileiros poderão entrar na Europa?

Essa é a grande questão. Uma das primeiras medidas tomadas para conter o avanço da doença foi proibir determinadas nacionalidades, para evitar a propagação. Essa medida, claro, é bastante inteligente. Se determinado país está com um número alto de pessoas contaminadas, bloquear a entrada é uma forma de garantir a segurança dos cidadãos. E, como a tendência é de aumento de brasileiros contaminados, podemos entrar na lista negra da União Europeia.

Leia também: Situação dos principais países turísticos do mundo em relação ao coronavírus

Claro que isso é uma suposição e precisaremos aguardar algum tempo para ter a certeza do que acontecerá. Como ninguém esperava essa pandemia, e nenhum país do mundo estava preparado para combatê-la, é bem provável que em 2020 a exigência de torne maior para evitar novos surtos da doença. As vacinas estão ainda em teste e poderão demorar.

Os voos irão retornar?

Algumas empresas estão suspendendo temporariamente voos, rotas ou frequências. Nesse momento, onde as pessoas não estão viajando, é absolutamente normal. As companhias aéreas, entretanto, estão sofrendo como nunca nesse cenário. É provável que tenhamos falências no mercado. É também provável que rotas nunca sejam retomadas e que frequências diminuam. O cenário aéreo é de incertezas, principalmente para empresas que já estavam em crise antes da pandemia.

As empresas farão promoções para incentivar as viagens?

Claro! Só que essas promoções irão acontecer apenas quando tudo estiver liberado ou para 2021, como algumas empresas já estão fazendo. Para o primeiro semestre, que está praticamente perdido, não devemos ter promoções - exceto se houver uma rápida melhora no cenário mundial.

Ao mesmo tempo, será o momento das aéreas retomarem os lucros, então também não teremos passagens aéreas quase de graça, como muitos esperam. Além disto, o dólar americano está nas alturas, o que eleva o preço de qualquer bilhete. E tem ainda as taxas de embarque, que não são baratas, custando entre R$ 400,00 e R$ 500,00 muitas vezes, dependendo do destino.

Talvez algumas empresas aumentem a opção de parcelamento, permitindo em 10 ou 12 vezes sem juros, como forma de incentivar. Como o Brasil tem muitos trabalhadores autônomos, muita gente não poderá viajar em 2020 até estar com a situação financeira estabilizada. O número de viajantes vai diminuir sem a menor dúvida - todos os setores são impactados. E, quanto mais tempo a quarentena durar, pior será para os trabalhadores.

E o medo?

O medo, certamente, estará presente na mala de viagem de qualquer pessoa. Até haver uma vacina, sempre teremos a preocupação. O lado bom é que todos, sem dúvidas, irão melhorar os hábitos de higiene. Lavar as mãos, usar álcool em gel e evitar tocar em locais sem necessidade serão uma constante. O contato próximo com outras pessoas também tende a ser evitado. Neste sentido, é preciso saber o que as principais atrações turísticas do mundo irão fazer para evitar aglomerações. Será que irão limitar o número de pessoas por dia?

Leia também: Coronavírus não foi a primeira e nem será a última | Conheça as 10 maiores epidemias da história

Os idosos e pessoas com doenças crônicas poderão viajar?

Essa é outra preocupação. Os idosos, em geral, gostam muito de viajar para a Europa. Talvez demore um pouco mais para se tornar seguro viajar para o velho continente para quem está no grupo de risco. Vamos precisar escutar as recomendações dos médicos e da OMS.

Seguro viagem para a Europa

O seguro viagem se torna ainda mais obrigatório do que nunca. Antes da pandemia, ainda havia resistência de muitas pessoas na contratação de um seguro, alegando saúde perfeita. Agora, você não apenas precisa de um seguro viagem, mas precisa de um que dê cobertura para o coronavírus. Em geral, as apólices restringem na cobertura as pandemias, ou seja, não cobrem depois que o diagnóstico é confirmado. Você deverá pesquisar empresas que cobrem a doença e que oferecem cobertura alta. Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgar que a pandemia acabou, todos os seguros voltarão a cobrir os casos.

Conclusão

O cenário exige paciência. Muita paciência. Todos precisam fazer a sua parte para que o mundo volte ao seu normal. Vai demorar mais do que gostaríamos, mas nada sairá do lugar, e você poderá visitar as cidades que sempre sonhou. Precisamos pensar de forma coletiva, para que tudo seja resolvido, e para que possamos novamente curtir as cidades europeias, que são incríveis, e encantam viajantes do mundo inteiro.

O Falando de Viagem, que sempre incentivou as viagens, nesse momento incentiva que você fique em casa. Assim que for seguro viajar, seremos os primeiros a lhe incentivar, com todas as dicas e informações.

E você, já está pensando na próxima viagem à Europa? Quais países gostaria de visitar? Conte para nós os seus planos!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Seg Mar 23, 2020 11:51 am
2020 já era. Temos que pensar em fazer planos para 2021. Qualquer coisa planejada nesse ano vai gerar mais incerteza do que diversão, tendo em vista que você precisa de no mínimo uns 4 a 6 meses para se organizar e não temos certeza como estará o mundo nos próximos 3 ou 4.

SilvaBR Mensagens: 363
Seg Mar 23, 2020 11:56 am
A lição de higiene das aéreas duvido muito q aconteça. Semana retrasada peguei dois trechos de latam assentos imundos de resto de comida outro com garrafa d’água não recolhida pelo pessoal de limpeza. Pelo tempo de despejo de passageiros na chegada e embarque dos meus voos não teve limpeza. No caso da comida eu notifiquei a comissária q veio correndo com dois guardanapos úmidos fazer a limpeza e dizer q a limpeza tinha sido “rápida”. Nestes dias de pandemia seria razoável as aéreas darem preferência a limpeza do que ao tempo pago $$$ da aeronave em solo. Só que não ! Então leio a mídia das aéreas de hoje e tiro minhas conclusões do que já existia mesmo antes.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mar 23, 2020 1:56 pm
O cenário é muito ruim e vejo que muitas pessoas não estão fazendo a sua parte. É o momento de ficar em casa, para evitar contaminação. Se todos ajudarem, tudo será resolvido mais rapidamente, e poderemos voltar a nossa vida normal - no dia a dia e nas viagens.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Mar 23, 2020 4:16 pm
Eu também acredito que a partir de setembro as coisas estarão sob controle... tenho que remarcar viagens e acho q pensarei em setembro ou outubro! Mas obviamente q isso é puro achismo.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Seg Mar 23, 2020 5:57 pm
Vou (ou não?) para Europa no finzinho de setembro, inclusive Itália em Outubro. Torcendo loucamente para que tudo já tenha passado até lá.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Mar 24, 2020 6:28 pm
Dados do dia 17

- 173.344 casos confirmados no mundo todo.
- 7.019 mortes confirmadas no mundo todo.
- 152 países atingidos.

Dados do dia 24

- 375.498 casos confirmados no mundo todo.
- 16.362 mortes confirmadas no mundo todo.
- 195 países atingidos.

Em apenas UMA SEMANA você percebe como é tudo muito rápido.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Qua Mar 25, 2020 9:47 am
Se esse é o avanço em uma semana nem quero imaginar em um mês... que tristeza.

Sbh78 Mensagens: 890
Sex Mar 27, 2020 9:00 pm
Eu ia em abril para a Alemanha e agora mudei para julho e tenho dezembro para Dubai, tensão total.

mcoral Mensagens: 74
Sáb Abr 04, 2020 8:38 am
Tô achando que vai demorar.

São mais de 1 milhão de casos.





Booking.com

Voltar para “Destinos - Europa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio