10 dicas para uma viagem perfeita para o Atacama

Troca de informações sobre o Atacama.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qui Mai 31, 2018 7:58 am
Imagem
Geiser del Tatio.

O deserto mais árido e belo do mundo, com paisagens inóspitas e exuberantes, está bem pertinho do Brasil, no Chile, e atrai turistas do mundo inteiro que buscam as famosas "paisagens de outro planeta", clichê que toda hora escutamos por lá. Lagunas, vulcões, cânions, salares, gêiseres, termas, formações rochosas espetaculares e o céu mais deslumbrante do mundo para observação de estrelas são um pouco do que os viajantes encontram.

A viagem para lá não é extremamente fácil de fazer e para não cair em pegadinhas e estregar a sua tão sonhada viagem de férias, é bom ficar atendo a essas dicas:

1- Como chegar?

O Deserto do Atacama fica no extremo norte do Chile e o aeroporto mais próximo é o El Loa (CJC), na cidade de Calama. Não há voos diretos do Brasil para Calama - é preciso fazer escala em Santiago do Chile. Uma vez em Calama, deve-se pegar um transfer (cerca de 1:30) até o vilarejo de San Pedro do Atacama, base para quem deseja explorar o deserto.

ATENÇÃO: no site da LATAM Airlines Brasil ao digitar "Deserto do Atacama" no campo de busca de passagens, aparece o aeroporto de Copiapo (CPO) também no Chile, mas cerca de 1.000 quilômetros de San Pedro. Muitas pessoas costumam cometer esse erro, então atenção!

2- Quantos dias?

7 dias (6 noites) é o tempo ideal para você aproveitar tudo que o Atacama oferece aos seus visitantes, em um ritmo tranquilo. Você terá tempo suficiente para fazer os principais passeios, se aclimatar para os de maior altitude, e ainda aproveitar para relaxar no seu hotel, caso esteja em um all-inclusive.

Se você tiver 5 noites, ainda julgamos válida a viagem, principalmente se você chegar cedo no primeiro dia e sair tarde no último. Menos que isso o investimento não é válido e julgamos melhor esperar uma próxima oportunidade.

3- Quando ir?

Podemos dizer, de uma maneira geral, que o Atacama é um destino para qualquer época do ano, e você encontrará temperaturas tanto altas quanto baixas independente da época que escolher viajar. Em 90% do ano os dias são lindos, ensolarados e quase sem nuvens, mas existe o chamado Inverno Altiplânico, que ocorre de dezembro a março, e com ele acontecem pancadas de chuvas, que normalmente são fortes e breves no fim da tarde, mas que podem cancelar alguns passeios por conta de passagens interditadas. Isso não quer dizer que se você for nessa época, só pegará chuva - até porque só chove em média 10% dos dias do ano. Esse risco deve ser levado em consideração na hora de fechar sua viagem.

Leia também: Quando ir para o Deserto do Atacama?

4- O que Levar na mala?

A temperatura no Atacama varia bastante devido à grande quantidade de passeios em diferentes altitudes. Por isso, a mala deve ter tanto roupas para o calor quanto para o frio, independente da época do ano que você for. O amanhecer é bastante frio, depois esquenta muito, e a noite volta a esfriar bastante. Você poderá facilmente pegar temperaturas variando entre 30°C e -10°C no mesmo dia. O ideal é vestir-se sempre em camadas. Esqueça roupas arrumadas, salto alto, joias e maquiagem. Você definitivamente não precisará de nada disso!

Leia também: O que levar na mala para o Atacama?

5- Qual moeda levar?

A moeda do Chile são os pesos chilenos. Em uma viagem para o Atacama o melhor a se fazer é não depender somente de usar cartão de crédito, pois a aceitação não é total. Existem poucos caixas eletrônicos e muitas vezes estão sem dinheiro. A melhor opção é levar dólares e trocar por pesos chilenos em San Pedro do Atacama. Existem diversas casas de câmbio na Calle Toconao e na Caracoles, a rua principal do vilarejo. Não faça câmbio no Aeroporto de Santiago e não leve reais, pois a cotação não é favorável.

6- Mal da altitude

Muitas pessoas sofrem com a altitude, mas isso varia de cada um. Alguns são mais sensíveis e outros menos, mas saiba que é completamente normal sentir os efeitos da altitude enquanto seu corpo se adapta. Os principais sintomas são: forte dor de cabeça, enjoo, tontura, queda de pressão e falta de ar ao se movimentar.

Para amenizar os sintomas do mal-estar você deve:
- Nos primeiros dias optar pelos passeios de menor altitude até o corpo se adaptar;
- Não exagerar na bebida alcoólica e em refeições pesadas;
- Tomar sempre muita água, o tempo todo, porém devagar;
- Tomar chá de folha de coca;
- Respeitar o seu corpo e não exagerar no ritmo dos exercícios nos passeios.

7- Como contratar passeios?

Existem dezenas de opções de passeios no Atacama, assim como de dezenas de opções de agências que os oferecem. Se você optar por se hospedar em um hotel all-inclusive, como o caso do Tierra Atacama e explora Atacama, onde nos hospedamos (e recomendamos muito). Os passeios estão incluídos e você não precisará se preocupar com nada antes da viagem. Ao chegar ao hotel, os passeios são definidos junto com os guias e de acordo com sua vontade.

Se esse não for seu caso, você deverá contratar passeios com uma agência de receptivo. Na rua Caracoles, no vilarejo de San Pedro do Atacama, estão localizadas a maioria das agências, para todos os gostos, estilos e bolsos. A diferença de preços pode ser enorme entre cada uma delas, mas o estilo do passeio também, por isso é importante procurar entender muito bem o que você está contratando. Algumas oferecem guias mais preparados, carros melhores, kit de primeiros socorros e oxigênio, rádio satélite e opções de comida e bebida durante os passeios. Outras são mais simples e baratas e não oferecem nada disso.

Nós aconselhamos contratar passeios com antecedência, pela internet, pois as agências mais renomadas possuem alta procura e pouca disponibilidade para atendimento imediato. Todas as agências costumam oferecer descontos para quem fecha vários passeios ou para grupos grandes. Vale a pena barganhar!

Leia também: 10 passeios imperdíveis no Atacama.

8- Onde ficar?

Sem dúvidas, o Atacama é um destino para todos os bolsos. De mochileiros aos viajantes mais exigentes que procuram o alto luxo, boas opções não faltam. Há diversos albergues, pousadas, hotéis medianos 3 e 4 estrelas. Vale a pena pesquisar bem para entender qual se encaixa melhor no seu perfil.

Para quem procura luxo, recomendamos de olhos fechados o Tierra Atacama e explora Atacama, os dois hotéis onde nos hospedamos. Ambos são maravilhosos, luxuosos na medida certa, e funcionam no sistema all-inclusive - com todas as refeições incluídas, inclusive bebidas alcoólicas. Os passeios também estão incluídos com guias muito bem preparados e uma ótima infraestrutura. Completando a lista de hotéis de luxo no Atacama, estão o Awasi Atacama e o Alto Atacama.

9- Onde comer?

O centrinho de San Pedro de Atacama (rua Caracoles e paralelas) é repleto de bons restaurantes, com um clima bem rústico e diversas opções aconchegantes e clima descontraído. Neles possível experimentar pratos típicos da gastronomia chilena, com opções para todos os bolsos. Se você estiver em um hotel all-inclusive não julgamos interessante comer em um desses restaurantes, pois certamente a comida não será melhor do que no seu hotel, e você estará pagando a mesma refeição duas vezes.

Os melhores restaurantes são:
- Adobe;
- Barros;
- La Casona;
- Pizzeria el Charrua;
- Babalu Heladería - melhor sorvete do Atacama;
- Café Esquina - melhor empanada;
- Las Delicias de Carmen;
- Tierra Todo Natural - comida bem saudável.

10 - Respeitar limites do corpo

Respeite seus limites. Isso é fundamental para uma viagem de sucesso no Atacama. Cada corpo reage de uma forma à altitude, independente da sua forma física. É comum muitas pessoas passarem mal, sentirem dores, muito cansaço e falta de ar. Por isso, se não estiver se sentindo bem, não vá ao passeio ou sinalize ao seu guia (alguns levam oxigênio no carro). Lembre-se também de não exagerar na comida e bebida alcoólica, beber bastante água devagar, e ir se aclimatando aos poucos - faça primeiro os passeios mais baixos e com o passar dos dias vá aumentando a altitude.

Boa viagem!

Texto e foto: Juliana Magalhães.

E você, já foi para o Deserto do Atacama? Gostou? Foi em que época? Recomenda? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Mai 31, 2018 7:14 pm
Essas paisagens são realmente fascinantes. Todo foto lá parece que sai interessante. As dicas também estão ótimos, pois quando viajamos para um local assim esquecer algo pode ser bem problemático.

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Jun 04, 2018 12:44 pm
Confesso que não tinha muita vontade de conhecer o Atacama, mas depois que minha mãe e a Ju foram, o destino entrou pra lista!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jun 11, 2018 2:00 pm
Atacama é o típico lugar que você tem que entender e estudar um pouco antes de ir pq senão pode ser pego de surpresa! hehe

Emanuel Mensagens: 369
Sáb Jul 07, 2018 3:55 pm
O Atacama eh diferente de tudo! Ate hoje uma das melhores viagens que ja fiz!

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Jan 04, 2020 10:08 am
Passeio de balão sobre o Deserto do Atacama https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=675&t=18291" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Atacama”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio