10 passeios imperdíveis no Deserto do Atacama

Troca de informações sobre o Atacama.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Qua Jul 18, 2018 11:52 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Atacama5.jpg]As belas paisagens e cores do Atacama

O deserto mais árido e belo do mundo, com paisagens inóspitas e exuberantes, está bem pertinho do Brasil, no Chile, e atrai turistas do mundo inteiro que buscam as famosas "paisagens de outro planeta", clichê que toda hora escutamos por lá. Lagunas, vulcões, cânions, salares, gêiseres, termas, formações rochosas espetaculares e o céu mais deslumbrante do mundo para observação de estrelas são um pouco do que os viajantes encontram no Atacama.

Leia também: 10 dicas para uma viagem perfeita para o Atacama.

Existem dezenas de opções de passeios no Atacama, para todos os gostos, perfis, idades e bolsos. São muitas opções e certamente você ficará na dúvida de quais fazer. Passeios a pé, de carro, bicicleta, a cavalo, para grandes aventureiros ou apenas para quem deseja contemplação. Certamente existem muitos com o seu perfil, mas ainda assim você ficará com dúvida em quais fazer. Por isso, vamos lhe ajudar com uma lista com os melhores passeios por lá.

1) Salar do Atacama

O Salar do Atacama tem mais de 3 mil km², é coberto por sal (sendo o local com maior concentração de sal do Chile) e diferente de qualquer outro salar do mundo. A paisagem é incrível, inóspita, exuberante e no pôr do sol o espetáculo fica ainda mais bonito, quase indescritível. O céu ganha cores diferentes, em tons de rosa e laranja, os reflexos na água formam lindos contrastes e o flamingos completam o visual para ninguém botar defeito. É possível ficar horas passeando pelo local, admirando a paisagem. Passeio de fácil acesso e para todas as idades. Nossa dica é ir no fim da tarde e o cenário fica ainda mais lindo quando não está ventando.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Atacama10.jpg]Salar do Atacama

2) Valle de la Luna + Valle de la Muerte

Normalmente, são os primeiros passeios a serem feitos no Atacama, pois são bem tranquilos, enquanto o corpo ainda está acostumando com a altitude. Muita gente tem baixa expectativa e acaba se surpreendendo com os belos cenários que encontram.

O Valle de la Luna é uma longa caminhada por paisagens de perder o fôlego, paredões avermelhados, diferentes formações rochosas, cavernas e um cenário que fará você lembrar literalmente da lua. O passeio pode ser feito junto ou separado do Valle de la Muerte, que também tem um belo cenário beirando a Cordilheira do Sal, muitas dunas e vulcões ao fundo. É muito divertido descer as dunas andando, correndo, sentado ou até de sandboard para os mais aventureiros.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/PasseiosAtacama1.jpg]Valle de la Luna

3) Geysers del Tatio

Um dos passeios mais fascinantes e diferentes do Atacama e, sem dúvidas, imperdível! Paisagens lindas e exuberantes onde é possível observar de perto a força impressionante da natureza. O passeio começa bem cedo, com saída ainda de madrugada dependendo da época do ano. Isso porque o fenômeno do vapor é mais forte nas primeiras horas do dia.

Trata-se do passeio mais frio do Atacama, por isso vá bem agasalhado, vista-se em camadas, leve gorro, luvas, cachecol, meias grossas, segunda pele e um bom casaco. São cerca de 2 horas a partir de San Pedro do Atacama, a estrada é bem sinuosa e muita gente inclusive enjoa no caminho - apesar da maioria aproveitar para ir dormindo no trajeto. Além disso, vale ressaltar que os Geysers estão a 4.320 metros de altitude, por isso é aconselhado deixar o passeio para um dos últimos da viagem, quando o corpo já está mais aclimatado com a altitude. É recomendado também evitar comidas pesadas e bebida alcoólica na noite anterior.

Chegando lá, prepara-se para o frio, um amanhecer deslumbrante e paisagens lindas e diferentes de quase tudo que já viu. Erupções que chegam a um metro ou até mais, com água a uma temperatura de 85°C. Esse fenômeno é causado pelo choque termal entre as águas frias com as rochas quente vulcânicas e formam um cenário

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Atacama3.jpg]Paisagens impressionantes do Geysers del Tatio

4) Termas de Puritama

Sim, o Atacama é o deserto mais árido do mundo, mas se engana quem acha que não fará passeios com paisagens com água por lá. As Termas Puritama são um deles. Trata-se de um complexo com 9 estações termais pertencentes ao explora Atacama. Eles deixam apenas uma ou duas exclusivas para os hóspedes (oferecem banheiros com vestiário, roupões, toalhas, espreguiçadeiras e lanche) e as demais ficam abertas para uso do público em geral, que deverá contratar o passeio com agências ou ir com o hotel se for o caso.

As piscinas são de água doce, com uma temperatura média de 30 graus, e impressionam pela transparência e tonalidade. É possível ir de carro (sendo que o explora e alguns outros hotéis podem estacionar perto e algumas agências só podem parar bem longe) ou fazer uma trilha/caminhada de 3,5 quilômetros, que é muito bonita e agradável. Ao chegar lá você relaxa nas piscinas e depois retorna de carro. Um verdadeiro oásis no deserto!

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/PasseiosAtacama7.jpg]Piscina exclusiva do hotel explora nas Termas de Puritama

5) Lagunas Altiplânicas - Miscanti e Miñiques

Sem dúvidas, um dos passeios com as paisagens mais lindas do Atacama, algumas daquelas que vemos sempre em fotos. As lagunas estão localizadas no alto da Cordilheira dos Andes, a aproximadamente 4.200 metros de altitude. São duas lagunas e é difícil escolher a mais bonita. A tonalidade azul da água impressiona e forma lindos contrastes com o cenário árido do deserto. O passeio dura um dia inteiro e muitas vezes é combinado com o Salar do Atacama ou Piedras Rojas.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/PasseiosAtacama3.jpg]Lagunas Altiplânicas

6) Salar de Tara

O Salar de Tara é um dos passeios de maior altitude no Atacama, cerca de 4.500 metros, e um dos mais surpreendentes. O passeio normalmente é dia inteiro e o ideal é realizá-lo nos últimos dias da viagem, pois o corpo já está mais aclimatado com a altitude. Já pelo trajeto algumas paradas, belas paisagens e muitas surpresas. Ao chegar lá, mais surpresas e cenários deslumbrantes para muitas fotos e um almoço café da manhã ou almoço com uma paisagem inóspita e inesquecível. Os pontos altos são Reserva Nacional Los Flamencos e a Laguna Tuyaito. Dica: não esqueça de levar um bom casaco, pois venta bastante.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/PasseiosAtacama5.jpg]Salar de Tara

7) Passeios de bicicleta

Para os aventureiros de plantão, fazer um passeio de bicicleta no deserto mais árido do mundo é algo imperdível. É preciso estar com um bom preparo físico pois a altitude dificulta bastante. São muitas opções de passeios, com graus de dificuldade diferente e de meio período ou dia inteiro. Diversos hotéis e agências oferecem de acordo com o perfil do cliente. Uma coisa é certa: os cenários e a experiência compensam cada gota de suor.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/PasseiosAtacama4.jpg]Um passeio de bicicleta pelas mais belas paisagens do deserto

8) Vulcão Lascar

Sem dúvidas, um dos passeios mais difíceis do Atacama é a subir o Vulcão Lascar. O passeio é para poucos e é fácil entender a razão: a altitude de 5.600 metros, o grau de dificuldade da subida, condições climáticas, aclimatação adequada, roupas e equipamentos apropriados, e preparo nos dias anteriores. A caminhada normalmente se inicia a 4.500 metros de altitude, o que pode causar muita dor de cabeça, enjoo, falta de ar, fraqueza e tontura, entre outros sintomas. Os corajosos que o enfrentam normalmente não se arrependem e ainda indicam, mas sempre lembrando que é preciso estar com um bom preparo físico.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/PasseiosAtacama2.jpg]Vulcão Lascar - A vista compensa cada minuto do esforço da subida

9) Cavalgada

Para os amantes de cavalgadas, esse passeio é imperdível, pois nada mais exótico do que explorar o deserto mais árido do mundo a cavalo. Existem muitas opções de cavalgadas, de meio período e até de dia inteiro. O hotel explora Atacama possui seu próprio estábulo, e cavalos que foram criados para a altitude e geografia particular da região de Atacama. As cavalgadas são feitas com guias experientes e o local varia de acordo com o nível dos hóspedes. Essa, sem dúvidas, é a melhor opção para quem deseja fazer esse tipo de passeio. Se essa não for a sua escolha de hospedagem, algumas agências também oferecem cavalgadas.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/PasseiosAtacama6.jpg]Cavalgada pelas dunas do deserto mais árido do mundo

10) Tour Astronômico

O tour astronômico é um passeio imperdível e uma das experiências mais impressionantes e inesquecíveis do deserto. Certamente o céu do Atacama é um dos mais melhores e mais belos do mundo e alguns fatores contribuem para tamanha beleza: a alta altitude, ausência de nuvens, ar seco, falta de poluição e a pouco luminosidade no deserto.

Durante o passeio, além de se encantar, você terá uma aula básica de astronomia podendo entender e visualizar através de telescópios a Via Láctea, planetas, a lua e etc. Na maioria dos dias o céu está limpo e perfeito para a contemplação, mas vale ressaltar que o tour só acontece se as condições do tempo estiverem adequadas. Se o céu estiver com muitas nuvens ou em época de lua cheia, o passeio não acontece.

O hotel explora Atacama possui seu próprio observatório e oferece o tour astronômico com guias altamente qualificados. Se você não estiver hospedado nele, poderá contratar o passeio com umas das agências. As mais conhecidas e recomendadas são Ahlarkapin e Space.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/PasseiosAtacama8.jpg]As estrelas do céu do Atacama, um dos mais belos do mundo

Outras opções de passeios imperdíveis

- Laguna Cejar.
- Piedras Rojas.
- Vale do arco íris.
- Lagunas Escondidas de Baltinache.
- Voo de balão.
- Tour de vinho.
- Vulcão Licancabur.
- Passear pelo centro e povoado de San Pedro do Atacama.
- Garganta del Diablo.

Leia também: Quando ir para o Deserto do Atacama?

Como contratar os passeios?

Existem dezenas de opções de agências, que oferecem todos os tipos de passeios. Se você optar por se hospedar em um hotel all-inclusive, como o caso do Tierra Atacama e explora Atacama, onde nos hospedamos (e recomendamos muito), os passeios estão incluídos e você não precisará se preocupar com nada antes da viagem. Ao chegar ao hotel, seu único desafio será definir junto com os guias passeios que fará, de acordo com sua vontade e disponibilidade.

Se esse não for seu caso, você deverá contratar passeios com uma agência de receptivo. Na rua Caracoles, no vilarejo de San Pedro do Atacama, estão localizadas a maioria das agências, para todos os gostos, estilos e bolsos. A diferença de preços pode ser enorme entre cada uma delas, mas o estilo do passeio também, por isso é importante procurar entender muito bem o que você está contratando. Algumas oferecem guias mais preparados, carros melhores, kit de primeiros socorros e oxigênio, rádio satélite e opções de comida e bebida durante os passeios. Outras são mais simples e baratas e não oferecem nada disso.

Nós aconselhamos contratar passeios com antecedência, pela internet, pois as agências mais renomadas possuem alta procura e pouca disponibilidade para atendimento imediato. Todas as agências costumam oferecer descontos para quem fecha vários passeios ou para grupos grandes. Vale a pena barganhar!

Leia também: O que levar na mala para uma viagem ao Deserto do Atacama?

Boa viagem!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

E você, já foi para o Deserto do Atacama? Gostou? Fez quais passeios? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Jul 18, 2018 2:12 pm
Só coisas incríveis para se fazer! O Atacama parece ser mágico!!

rpk1977 Mensagens: 118
Sex Jul 20, 2018 11:40 pm
Estou aqui no Explora Atacama. Posso dizer que é um dos melhores hotéis em que já me hospedei, pelo calor e gentileza de todo o staff.

Os passeios valem muito à pena. Tudo feito com muito profissionalismo e atenção.

Demos muita sorte (e azar) de termos pegado uma semana em que nevou aqui. Sorte porque as paisagens ficaram ainda mais bonitas (o que é muito difícil). Azar porque os passeios nos altiplanos estão restritos - a polícia fecha as estradas de acesso, para evitar que os turistas se coloquem em perigo.

Mas será um grande motivo para voltarmos!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Mai 30, 2019 12:51 pm
Quero muito conhecer o Atacama. Dizem que parece muito a Capadócia, na Turquia, e eu amei ter conhecido.

Likasan Mensagens: 8
Seg Ago 19, 2019 8:56 pm
Oi, eu só vou conseguir ficar apenas dois dias e meio em San Pedro do Atacama. Em meu ultimo dia, meu voo sai as 12h48 de Calama. Vocês sabem me dizer se tem algum passeio próximo que dê tempo de fazer pela manhã? Agradeço se puderem me ajudar.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Ago 20, 2019 12:37 pm
@Likasan talvez seja difícil fazer passeio nesse ultimo dia, levando em conta que ainda tem o deslocamento entre San Pedro e Calama e a antecedência que deverá chegar no aeroporto. Existem passeios bem cedo, no amanhecer, mas a questão é a duração dos mesmos. Mas vale a pena trocar uma ideia com alguma agencia sobre isso. Você já está fechando passeios? Se quiser posso te indicar uma guia/ agência.

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Jan 04, 2020 10:08 am
Passeio de balão sobre o Deserto do Atacama https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=675&t=18291" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Atacama”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio