Tour Astronômico e suas famigeradas fotos do céu estrelado do Atacama

Troca de informações sobre o Atacama.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Sex Fev 07, 2020 5:11 am
Imagem

Visão geral

O Deserto do Atacama é mundialmente conhecido por suas incomparáveis paisagens terrosas, suas lagunas azuis e por seus vulcões sagrados, mas é no destino mais desejado do Chile que a noite também encanta. Altamente indicado para as pessoas que gostam de apreciar o céu noturno, suas estrelas e outros corpos celestes, o Tour Astronômico no Deserto do Atacama tem chamado cada vez mais atenção dos turistas nos últimos anos.

Na verdade, o céu atacamenho não é só procurado por turistas e fotógrafos amadores. Considerado um dos melhores céus do planeta para ser observado e estudado, é no Deserto do Atacama que está a sede do Projeto ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), o maior observatório astronômico do mundo. Países da Ásia, Europa e os Estados Unidos investem muito nesses projetos.

Leia também: Guia Atacama | Tudo que você precisa saber sobre o deserto mais árido do mundo no Chile

Suas mais de 300 noites por ano de céu limpo, a baixíssima umidade relativa do ar e sua altitude de mais de 2.400 metros, proporcionam as melhores condições para se observar o céu do Atacama. Somando esses fatores, os tours astronômicos acontecem todas as noites. Existem algumas exceções como, por exemplo, quando ocorre o Inverno Altiplanico, um fenômeno climático que acontece entre dezembro e março. Uma outra condição é durante a luz cheia. Pouquíssimas são as agências que fazem o tour na lua cheia, nesse caso, é dada mais atenção ao satélite e a observação das suas crateras.

É durante a lua nova, quando o percentual de iluminação chega a zero, que acontece o melhor momento para fazer o tour astronômico. Também é quando a procura pelo passeio fica mais intensa e vale a pena fazer reserva com antecedência. Já nas épocas de lua crescente e minguante, o passeio costuma acontecer com variações dos horários. O tour pode acontecer em um momento em que a lua ainda não tenha surgido no horizonte ou mesmo depois dela se pôr (isso quer dizer 2 ou 3 horas da manhã) - tudo para que a interferência da sua luz seja menor. Sendo assim, já anota essa dica de ouro para caso você esteja planejando sua viagem ao Deserto do Atacama e não quer perder esse tour: fique atento ao calendário lunar.

Como é o passeio com a Ayllu Atacama

Previamente agendado pelo WhatsApp para a noite de uma segunda-feira (lua nova) o passeio foi estrategicamente marcado para o início da viagem. Isso deve ser levado em consideração também: agende o tour para suas primeiras noites na cidade, assim você tem dias extras para tentar o passeio em um outro momento caso naquela noite especifica o passeio não ocorra por algum motivo.

A estrutura da agência é bem simples, mas conta com uma equipe que realmente surpreende nos melhores sentidos. Anexa a agência existe o bar Ayllu, que é o ponto de encontro, partida e chegada dos tours. Se estiver esperando um tour começar não esqueça de pedir um pisco sour.

Como o tour astronômico estava marcado para bem tarde da noite, combinamos com a recepcionista horário para a van nos buscar no nosso hotel. E no horário combinado, muito precisamente, a van nos buscou. Fique muito atento aos horários, pois as empresas são extremamente pontuais.

Leia também: 10 passeios imperdíveis no Deserto do Atacama

Durante a ida para nosso ponto de observação, que nesse dia foi o icônico ônibus abandonado, o guia brasileiro apresenta a equipe que está nos acompanhando: no caso ele, o fotógrafo e o motorista. Ele também nos explica como funciona a dinâmica do tour e o que vamos observar naquela noite em questão. Infelizmente, Marte não estava na lista.

Chegando lá, o guia monta seu telescópio, o fotógrafo prepara o equipamento e o motorista monta uma mesa que é um tipo de café da manhã, com muito leite quente, café fervendo, sucos, pães e snacks. Depois de tudo pronto, dois grupos são separados. Um fica com o fotógrafo profissional fazendo as famigeradas fotos do céu estrelado. Nesse momento, use sua criatividade. Pesquise o tipo de foto que deseja fazer e mostre ao fotógrafo. Se não tiver nada em mente, deixe ele te guiar, pois o resultado será surpreendente.

Enquanto as fotos acontecem com um grupo, o outro fica com o guia que nesse momento dá uma verdadeira aula de astronomia. Ainda a olho nu ele nos ensina a ver o Cinturão de Orion, as constelações zodíacas, nebulosas, alguns planetas, aglomerados de galáxias e tantas outras coisas que é preciso anotar para nunca mais esquecer. O guia possui uma caneta laser superpotente e consegue apontar para o céu e mostrar o que ele está explicando, deixando o tour muito mais didático, divertido e fascinante.

Depois das explicações a olho nu, a próxima etapa é observar as estrelas, planetas e galáxias com o telescópio. E aí que descobrimos que nem tudo é o que parece. O que pensamos que é estrela nem sempre é, o que achamos que brilha de um jeito, na verdade nem existe mais. Uma verdadeira sacudida em tudo que sabemos superficialmente.

Quando o guia e o fotógrafo terminam, os grupos trocam de lugar e o processo recomeça. Ao todo, são umas três horas de tour, contando com o deslocamento da ida, montagem dos equipamentos, o tour em si e a volta. O ideal é não marcar um tour para o dia seguinte pela parte da manhã. A altitude cansa, o frio cansa e esse tour também.

Durante a volta, ainda na van, o fotógrafo passa as fotos para os turistas que possuem sistema iOS via Airdrop. Assim as fotos vão direto para o celular. No caso do Android, as fotos são enviadas por e-mail no dia seguinte.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Preço do Tour Astronômico com a Ayllu Atacama

O valor gira em torno de 80.000 pesos chilenos, o que equivale a R$ 430,00 (fevereiro de 2020).

Vale a pena fazer o Tour Astronômico com a Ayllu Atacama?

Sim, com toda certeza, vale muito a pena. Primeiro porque você está no Deserto do Atacama, um lugar único no mundo e tão procurado por turistas de todos os continentes. Seguindo porque o lugar conta com os fatores climáticos perfeitos para deixar o céu mais límpido possível. E terceiro porque a equipe da Ayllu realmente faz o melhor para que a experiência seja inesquecível. O fato de ter os grupos divididos para dar mais atenção a cada turista, cada dúvida, cada foto, é o grande diferencial da Ayllu em relação as outras empresas.

Bom passeio!

Texto e fotos: Zelinda Arêas.

E você, já fez o Tour Astronômico no Deserto do Atacama? Gostou do visual? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Fev 07, 2020 6:39 am
Que maneiro!!! Já está na minha “to do list”!

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Fev 07, 2020 1:44 pm
Mil vezes incrível! Quero muito conhecer o Atacama e esse passeio é um dos motivos.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Fev 11, 2020 7:58 pm
Céu mais lindo do mundo. Fiquei de boca aberta. Pra mim chega a ser indescritível...





Booking.com

Voltar para “Atacama”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio