Gêiser del Tatio: os campos geotérmicos do deserto do Atacama

Troca de informações sobre o Atacama.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Fev 12, 2020 9:56 am
Imagem

Visão geral

Dentre as várias opções de passeio que o deserto do Atacama te proporciona, há uma que sem sombra de dúvida se destaca: o tour do Gêiser del Tatio, o campo geotérmico mais visitado do Atacama. Localizado a 100km de São Pedro do Atacama, uma hora de viagem cheia de curvas e buracos, e a 4.300 metros acima do nível do mar, essa região do deserto oferece uma das experiências mais únicas já vividas.

Esse pode ser o último passeio da viagem, porque em altas altitudes o ar é mais rarefeito e tem menos oxigênio. O ideal é que você faça esse passeio no final da sua viagem, assim seu corpo já terá se acostumado com altas altitudes. Enjoos, tonturas e dores de cabeça são comuns de acontecer quando não há uma aclimatação correta. Além disso, também é recomendada uma alimentação leve e a não ingestão de bebida alcoólica no dia anterior a visita ao Gêiser.

Leia também: Guia Atacama | Tudo que você precisa saber sobre o deserto mais árido do mundo no Chile

O que é um Gêiser?

Gêiser significa “fonte jorrante” em islandês. Presente apenas em regiões de vulcões ativos que liberam fortes jatos de água quente e vapor de dentro da terra. O fenômeno acontece quando a água (ou da chuva ou da neve derretida - no caso do Atacama) escorre para o subsolo por alguma fenda, fissura ou buraco no solo, é aquecida pelas pedras que estão embaixo da terra e atinge seu estágio de ebulição, quando as temperaturas são próximas de 80 graus. Essa água atinge uma pressão suficiente ao ponto de ser expelida na forma de uma coluna de água que pode atingir alguns metros de altura.

A ocorrência desses campos geotérmicos é muito rara, contendo menos de mil no mundo todo. A maior parte deles se encontra nos Estados Unidos, em Yellostone - o maior do mundo. Também podemos encontrar gêiseres na Islândia, Nova Zelândia, Rússia e Chile.

Imagem

Imagem

Como é o passeio com a Ayllu Atacama

O passeio começa muito cedo. Apesar do fenômeno acontecer 24 horas por dia, todos os dias, existe um período da manhã que o espetáculo fica mais interessante de se ver. E isso acontece por volta das 6 horas da manhã. Nesse dia, você terá que acordar muito cedo para não perder o show. As agências costumam passar no hotel as 4 da manhã. Assim que todos os turistas estão a bordo, o guia se apresenta e faz um pequeno resumo de como será o tour, o que esperar, o que observar, os cuidados, as paradas, tudinho é explicado. Depois disso, o passeio oficialmente começa.

De São Pedro até Tatio a viagem dura uma hora. O interessante é que você consegue tirar um bom cochilo, pois ainda estará escuro e não tem paisagem para admirar. É na entrada do Gêiser que novamente o guia se apresenta e explica como acontece o passeio. E é nesse momento que ele revela o porquê do tour ser tão cedo, já que a toda hora e todo instante a água está entrando em ebulição. A magia do tour acontece devido as baixas temperaturas do ambiente.

As nuvens de vapor e os jatos de água ficam mais impressionantes quando há esse contraste entre a água em ebulição a 80 graus e a temperatura do ambiente, que nesse dia marcava -9 graus. A medida que sol vai aparecendo e a temperatura ambiente vai subindo, os jatos perdem força e as nuvens de vapor somem.

Imagem

Imagem

Durante todo o passeio, devemos seguir o guia, não se afastar do mesmo, não sair da trilha e não tocar na água. Isso porque um acidente pode acontecer. O acidente fatal mais recente foi em 2015. Uma turista belga saiu da trilha, o chão cedeu, ela caiu em uma piscina com água a 70-80 graus e não resistiu aos ferimentos.

Leia também: 10 passeios imperdíveis no Deserto do Atacama

Respeitando a natureza e as orientações do guia, o passeio será impecável e proporcionará as fotos mais incríveis. O início pode parecer um grande nevoeiro, mas em poucos minutos, com a gerência do nosso astro-rei, o céu fica mais azul e tons de amarelo e laranja preenchem um cenário que nenhuma foto postada aqui consegue expressar.

A caminhada na trilha entre os gêiseres demora de 20 a 30 minutos. Após, o guia nos leva até a termas, onde é possível dar um mergulho em uma água de 36 graus. Vale lembrar que a temperatura ambiente é perto do zero, então na hora de sair vai ser sofrido.

O lugar tem uma infraestrutura para fazer a troca de roupa. O guia nos fornece roupão e toalha, e depois de curtir uns minutos pré-estabelecidos por ele na piscina, você vai até o vestiário, tira a roupa de banho molhada e já coloca uma roupa quente. Não subestime o frio e vá muito bem agasalho para esse passeio. Abuse do protetor labial e também da água.

Imagem

Imagem

Enquanto a troca de roupa é feita, o guia vai preparando o café da manhã. Chocolate quente, café, chá, frutas, pães, frios, geleias, doces, ovos mexidos e empanadas são algumas das opções. A comida esfria rápido, mas é boa. É nessa hora que o guia conta mais sobre a história do lugar e suas curiosidades.

Depois do café da manhã descontraído, com muito papo e risadas, é hora de começar a voltar. Aí sim, com o céu azul e o sol brilhando, podemos apreciar as paisagens e fica evidente que o Atacama é um dos lugares mais bonitos do mundo.

Imagem

O tour tem uma parada estratégica, em um vilarejo chamado Machuca. Composta por uma única rua, casas de barro, um cemitério e uma igreja, a cidade abriga um pequeno povoado que espera ansiosamente por turistas interessados na cara de lhama, a empanada de queijo de cabra e o chá de coca.

As iguarias têm um preço salgado. Enquanto o espetinho de lhama custa 2.500 pesos chilenos, a empanada custa 700 pesos chilenos e o chá 1.000 pesos chilenos. Bem ao lado da cidade, pode se ver o pasto onde os animais são criados. Além do chá de coca bem quentinho, não provamos nenhuma das outras duas opções.

Saindo de Machuca e descendo em direção a São Pedro, quem não sucumbir ao cansaço, desfrutará de imagens únicas, paisagens jamais imaginadas e vulcões para todos os lados.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Preço do Tour Gêiser Del Tatio com a Ayllu Atacama

O valor gira em torno de 80.000 pesos chilenos, o que equivale a R$ 430,00 (fevereiro de 2020).

Vale a pena fazer o Tour Gêiser del Tatio com a Ayllu Atacama

Vale muito a pena! Com toda propriedade podemos dizer que nenhum passeio no Deserto do Atacama é perdido ou desnecessário. Por ser um fenômeno raro no mundo, palco de paisagens exuberantes e clima favorável, visitar os Gêiseres del Tatio é parada obrigatória no Deserto do Atacama. Há quem diga que se você tiver que escolher um passeio para fazer no Atacama, esse é o melhor dos passeios.

A equipe da Ayllu faz toda a diferença. Nosso guia era extremamente seguro nas informações, sábio, gentil e educado.

Bom passeio!

Texto e fotos: Zelinda Arêas.

E você, já fez o Tour Gêiser del Tatio no Deserto do Atacama? Gostou do visual? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Qui Fev 13, 2020 1:21 pm
Muito legal. Eu quero muito conhecer o deserto do Atacama.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Fev 14, 2020 4:03 pm
Foi um dos meus passeios preferidos no Atacama.





Booking.com

Voltar para “Atacama”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio