Passeio no Deserto do Atacama: Lagunas Escondidas de Baltinache

Troca de informações sobre o Atacama.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Abr 03, 2020 12:50 pm
Imagem

Visão geral

"Uma imensidão de terra, areia e sal". É assim que em um primeiro momento pensamos quando o assunto se trata do Deserto do Atacama. E quem poderia imaginar que, no deserto mais árido do planeta, se esconde um dos cenários mais exuberantes do mundo, rico em água e cores? Há poucos anos “descobertas" pelas agências de turismo, e recentemente colocadas na rota turística do Deserto do Atacama, as Lagunas Escondidas de Baltinache vem roubando a cena em San Pedro.

Localizadas entre a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko, as lagunas ficam a 60 km de distância de San Pedro, em uma estrada de terra com muitas pedras e buracos. Essas lagunas estão entre os lugares mais lindos e imperdíveis para qualquer roteiro de viagem pelo Atacama.

Se há um lugar no mundo que está sempre nos surpreendendo, esse lugar é o Deserto do Atacama. Em um cenário desértico, onde dificilmente acreditamos que podemos encontrar água, as Lagunas Escondidas nos presenteiam com um dos visuais mais bonitos do mundo. Com diferentes formatos, praticamente surrealistas e tons de azul que são difíceis de acreditar sem ver com os próprios olhos, as Lagunas Escondidas são uma agradável surpresa para sua viagem e também uma das experiências mais singulares que você pode realizar no deserto.

Leia também: Guia Atacama | Tudo que você precisa saber sobre o deserto mais árido do mundo no Chile

Uma das curiosidades desse lugar é saber que é uma das raras vezes que a interferência humana na natureza foi para melhor. O local onde estão as lagunas eram um salar plano quando começaram a perfurar para exploração do lítio. Com o tempo, as lagoas se formaram e o resultado é inacreditável.

Ao todo são 7 lagunas que diferem quanto ao formato, tamanho e cores. E todas são simplesmente deslumbrantes. O banho é permito apenas na primeira e na sétima laguna. Independentemente da época do ano, com frio ou calor, nossa dica é: entre nas lagunas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Com as altas concentrações de sal, o nosso corpo não é capaz de afundar devido às diferenças de densidade, tornando a experiência gostosa e divertida.

Dicas do que levar para o passeio

- Água mineral - pelo menos 1,5 litro por pessoa - também pode ser útil para tirar o sal das mãos e dos pés depois do mergulho.
- Vá com a roupa de banho e não esquece de levar uma roupa limpa para depois da ducha.
- Toalha (caso a agência não disponibilize - A Ayllu oferece roupão e toalha).
- Sacola para levar a roupa molhada.
- Chinelo.
- Chapéu ou boné.
- Óculos de sol.
- Casaco.
- Dinheiro para pagar a entrada no complexo das Lagunas.

Leia também: 10 passeios imperdíveis no Deserto do Atacama

Como é o passeio com a Ayllu Atacama

Escolhemos fazer o passeio no período da tarde e pontualmente a empresa nos buscou em nosso hotel no horário combinado, às 14:00. A viagem não é muito longa e as Lagunas Escondidas estão na mesma altitude de San Pedro, então não há subidas. O que deixa a viagem um pouco mais demorada é o acesso. Durante um bom trecho, a estrada é de terra e é muito pedregosa. Não é raro ver pneus estourados e solitários por ali.

Tirando os olhos do acostamento imaginário e ajustando o foco no horizonte, ambos os lados da van tem uma vista privilegiada. Não precisa ter brigas pelo melhor acento ou pelo lugar na janela. De um lado a Cordilheira do Sal e do outro a Cordilheira de Domeyko preenchem a paisagem árida.

Assim que a van chega, também chegam as recomendações do guia. Há uma breve apresentação do lugar, o que faremos, como faremos e em quanto tempo faremos. O passeio começa com uma caminhada até a sétima (e última) laguna. A caminhada é longa e a cada laguna avistada é um deslumbre diferente e, claro, pausa para fotos. No começo a trilha é no chão de sal. Nem pense em ir descalço, pois os cristais de sal podem cortar. Depois a trilha ganha uma passarela de madeira, agilizando a caminhada e acrescentando charme também.

Chegando à última laguna, que é a maior e ganha um tom de verde, o coração dá aquela aceleradinha: hora de entrar na água gelada. Nós fomos no verão, em dezembro, então mesmo com o sol quente e as altas temperaturas do ambiente, a água estava bem gelada. O que esperamos é que esse contratempo não abale você e assim você possa desfrutar dessa experiência incrível.

O guia nos explica que temos uns 20 a 30 minutos ali, aproveitando para tirar fotos e relaxar. E realmente a experiência dentro d’água é curiosa e divertida. Não conseguir nadar ou afundar rende umas boas risadas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Saindo da água é preciso ter alguns cuidados para o passeio dos sonhos não virar um pesadelo. Algumas dicas simples e que são bem-vindas:
- Não molhe o cabelo ou o rosto;
- Cuidado com a mão salgada nos olhos;
- Quando sair da laguna - vista o roupão de banho o quanto antes para evitar queimaduras do sol forte.

Depois que o banho na última laguna, é hora de voltar até a primeira laguna, que também é onde a van está convenientemente estacionada. Nesse momento, você pode se sentir um pouco desconfortável com a quantidade de sal na sua pele e o atrito de contato com o tecido do roupão.

Chegando de volta a primeira laguna, o guia estará preparando uma refeição completa. Queijos e vinhos, alguns embutidos, pães e espetinhos (até mesmo de carne de Lhama). Você pode apenas curtir o momento com o grupo do tour, mergulhar na primeira laguna ou tomar a ducha para tirar todo o sal, colocar uma roupa sequinha e abusar do hidratante.

O complexo das Lagunas Escondidas oferece uma estrutura muito bacana de duchas e vestiários. As águas são bem geladas, mas é muito importante vencer o medo e tentar tirar ao máximo o sal do corpo, colocar uma roupa limpa e sequinha.

Imagem

Imagem

Imagem

Depois da ducha e todos prontos, é hora de voltar para San Pedro maravilhado com a experiência recém vivida.

Preço do Lagunas Escondidas de Baltinache com a Ayllu Atacama

Dinheiro para entrada - 5 mil pesos chilenos por pessoa.

Vale a pena visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache com a Ayllu Atacama?

Sim, sem a menor sombra de dúvida. Fica cada vez mais evidente toda a competência da equipe Ayllu quanto a pontualidade de horários, educação, gentileza e prestatividade para com os turistas. Além do show de informação e história que o guia está sempre pronto para dar. Somado a isso, as Lagunas Escondidas são um lugar que realmente surpreende. Seja pela sua secreta localização, quase tímida. Suas cores que variam de tons de azuis e verdes das piscinas aos vermelhos e castanhos das cordilheiras. Vale cada minuto essa visita.

Bom passeio!

Texto e fotos: Zelinda Arêas.

E você, já fez o Lagunas Escondidas de Baltinache? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem





Booking.com

Voltar para “Atacama”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio