Tour no Deserto do Atacama: Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche

Troca de informações sobre o Atacama.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Sáb Mai 09, 2020 12:10 pm
Imagem

Visão geral

Quem diria que o desejo mais árido do mundo fosse esbanjar tantas lagunas? O Deserto do Atacama é, definitivamente, um amplificador e gerador de sentimentos. A cada passeio, cada tour, há um estoque de surpresas. E essas surpresas são incrivelmente boas.

Nós, brasileiros, de fato não estamos familiarizados com as paisagens que o Atacama reserva. Então, cada tour é singular, cada cenário é impactante. Seja pelas cores, pelos vulcões, as lagunas, o frio e o calor. Uma montanha-russa de novidades espetaculares em um só lugar. Esse passeio da Laguna Cejar, em conjunto com os Ojos Del Salar e Tebinquinche, é de uma beleza escandalosa. Não é exagero: nesse tour você consegue ter uma ideia de como o Atacama é peculiar.

Leia também: Guia Atacama | Tudo que você precisa saber sobre o deserto mais árido do mundo no Chile

A maioria das lagoas do Deserto do Atacama é formada pela água de degelo das montanhas ou por lençóis subterrâneos. E uma dessas lagoas é a Laguna Cejar. Com suas margens cristalizadas pelo sal, água transparente e gélida, a Laguna Cejar tem altíssimas concentrações de sal em sua composição, permitindo que a gente não afunde.

Além da Laguna Cejar por si só ser palco de um cenário estupendo, o lugar tem como papel de parede a incrível muralha de vulcões liderada pela mais imponente das montanhas, o Licancabour. O vulcão sagrado, que divide Chile e Bolívia, é um dos protagonistas deste tour.

Imagem

Já os Ojos del Salar, a segunda parada do tour, são duas grandes crateras repletas de água doce. Sim, doce! Também é permitido para banho. E por ser doce, não há altas concentrações de sal, você afunda como se estivesse em uma piscina. Ótima para mergulhos mortais e ultrajantes.

O porquê de a água ser doce ainda é um assunto controverso e cheio de dúvidas. O mais curioso é que às duas crateras têm um tamanho de diâmetro muito semelhante e estão bem paralelas, lembrando grandes olhos. Daí o nome, olhos do salar.

Imagem

Imagem

Imagem

Por último e não menos importante, a Laguna Tebinquiche lhe proporciona uma das experiências mais inesquecíveis do Deserto do Atacama. O tom avermelhado das montagens em conjunto com o azul da laguna e o verde da mata compõem uma das fotografias mais ricas já vistas até aqui.

A Laguna Tebinquinche está em grande vale, suas águas também são do degelo das montanhas, e abriga inúmeras famílias de flamingos. Uma paisagem inspiradora e surpreendente. O lugar lhe seduz. Sua beleza chamativa faz com que você queira que o tempo pare, congele, só para viver mais um pouco naquele ali.

Imagem

Imagem

Imagem

Por ser um passeio com altitude próxima a de San Pedro, esse tour pode ser facilmente feito no início de sua viagem.

Dicas do que levar para o passeio

- Água mineral - pelo menos 1,5 litro por pessoa - também pode ser útil para tirar o sal das mãos e dos pés depois do mergulho.
- Vá com a roupa de banho e não esquece de levar uma roupa limpa para depois da ducha.
- Toalha (caso a agência não disponibilize - A Ayllu oferece roupão e toalha).
- Sacola para levar a roupa molhada.
- Chinelo.
- Chapéu ou boné.
- Óculos de sol.
- Casaco.

Como é o passeio com a Ayllu Atacama

O mais legal desse tour é assistir ao pôr do sol e apreciar o tom rosa-alaranjado que as montanhas ganham quando o astro-rei adormece. Por isso, a agência costuma sair as 15:30 em direção a primeira parada, a Laguna Cejar. A viagem não é longa e são apensas 23 km de distância de São Pedro do Atacama. Chegando lá, o guia nos explica como será o passeio, nos entrega roupões e toalhas para o mergulho e nos avisa que temos uma hora para aproveitar o local.

Leia também: 10 passeios imperdíveis no Deserto do Atacama

E realmente o cenário pede para ser registrado - não há como ficar inerte tamanha a beleza do lugar. A experiência na laguna também deve ser vivida. Apesar da água gelada, vale a pena entrar e curtir o efeito que água salgada em excesso faz. É impossível afundar e fica divertido tentar fazê-lo. Cuidado com os olhos e a boca. Uma gota repleta de sal e o passeio pode virar uma angústia.

Imagem

Imagem

A estrutura da Laguna Cejar conta com instalações de ducha, banheiro e vestiário. Perfeito para um banho de água doce para eliminar o sal em excesso do corpo. Nesse momento, o guia dá a opção de tomar uma ducha e vestir uma roupa seca ou mergulhar nas crateras dos Ojos Del Salar para tirar o sal e vestir a roupa seca na van.

Terminado o passeio na Laguna Cejar, a próxima parada é Ojos del Salar. No nosso tour, todos haviam trocado de roupa no vestiário, então ninguém mergulhou nas crateras. Nosso guia esperou que tirássemos algumas fotos e como ninguém entraria na água partimos para a próxima atração.

Chegando à Laguna Tebinquinche, que é onde está previsto mais um pôr do sol espetacular acompanhado de snacks e pisco sour, o guia faz uma parada em um deck, que é uma espécie de mirante. Ele explica que podemos ir caminhando até o ponto de encontro para a refeição ou então que podemos ir com ele mesmo na van.

Nós escolhemos ir caminhando pela beirada da laguna até o ponto de encontro. É uma oportunidade divina para estar em contato com aquele lugar. Seguimos pela trilha muito bem sinalizada e fizemos uma conexão com o silêncio daquela paisagem. Tão inóspita, tão imponente e exuberante. A caminhada dura aproximadamente 30 minutos e vale muito a pena.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No ponto de encontro, a mesa estava prontamente arrumada e organizada pelo nosso guia. Muitos pães, frios, geleias, mini-hambúrgueres, espetinhos, vinho, refrigerante, suco e, claro, o famoso pisco sour. Não deixe de experimentar, pois é uma bebida típica chilena.

Imagem

Imagem

Hora de relaxar e aguardar o pôr do sol. Como se o dia não tivesse revelado tantas paisagens inimagináveis, o crepúsculo chega e é arrebatadora a nova coloração que o céu ganha. Nenhuma foto imprime a realidade deste momento.

Imagem

Preço do tour na Laguna Cejar com a Ayllu Atacama

O valor do passeio, com base em março de 2020, é de 65 mil mil pesos chilenos, além da entrada geral do complexo, que custa 15 mil pesos chilenos. Os valores podem variar com o tempo e a época do ano. O importante é sempre entrar em contato com a agência para informações atualizadas.

Vale a pena fazer o Tour no Deserto do Atacama com a Ayllu Atacama?

Vale muito a pena! A experiência de estar nestes lugares é ímpar no mundo e na vida. Uma oportunidade rara de conhecer uma natureza tão peculiar, diferente e exuberante como as paisagens do Deserto do Atacama. Além das paisagens de tirar o folego, a equipe da Ayllu é nota mil do início ao fim. Todos da empresa são prestativos, educados e muito atenciosos, desde a hora de marcar o tour com a agente até o brinde feito pelo nosso guia. Tente não deixar esse passeio de fora do seu roteiro quando estiver no Atacama.

Bom passeio!

Texto e fotos: Zelinda Arêas.

E você, já fez o Tour no Deserto do Atacama? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Mai 11, 2020 11:41 am
Não fiz esses passeios quando fui pro Atacama. Na verdade são muitas opções e é até difícil escolher. Motivos para voltar.





Booking.com

Voltar para “Atacama”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio