Atacama: os melhores passeios para a sua viagem

Troca de informações sobre o Atacama.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Seg Jun 13, 2022 1:58 pm
Imagem

O Atacama, localizado no sul do Chile vem atraindo cada vez mais visitantes em busca de uma experiência única e diferenciada. Trata-se do deserto mais seco do planeta, com paisagens variadas, que vão desde dunas até gêiser, passando por lagoas salgadas e vulcões ainda em atividade. Na realidade, a menos que você tenha 20 dias para ficar na região, precisará escolher aqueles passeios que mais se adequam ao seu perfil considerada a quantidade de opções disponíveis.

Estivemos recentemente no Atacama durante 6 noites, e com a ajuda do guia Carlo, do Hotel Awasi - Relais & Châteaux, vivemos algumas aventuras incríveis. Mas apesar do longo período, tivemos que deixar alguns lugares para uma próxima oportunidade.

A seguir iremos falar de cada um dos passeios na ordem em que cada tour foi realizado, e ao final indicaremos nossas preferências e se teríamos feito algo diferente.

1. Valle da Lua

Esse é um dos lugares mais famosos do Atacama, mas optamos por uma visita rápida desde um mirante localizado na estrada entre Calama e San Pedro do Atacama. Isso porque o guia Carlo informou que desde a pandemia várias trilhas do Valle foram fechadas, restando apenas uma aberta. Por isso ele sugeriu outros lugares onde seria possível passear e apreciar as belezas do deserto de maneira mais tranquila.

Imagem

Imagem

2. Villama

Essa região fica perto da cidade de San Pedro de Atacama, e não é um ponto tradicional das operadoras locais. Mas pela proximidade, pode ser um passeio interessante para se fazer por conta própria, ou então para se contratar um tour exclusivo.

Durante o nosso passeio não encontramos nenhum outro visitante no local, e gastamos em torno de 90 minutos subindo um morro de 30/40 metros, passeando no seu topo e retornando para o ponto de partida. O pôr do sol foi maravilhoso, e segundo orientação do guia Carlo, esse tipo de exercício logo no início da viagem agiliza a aclimatação à elevada altitude.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

3. Lagunas Escondidas de Baltinache

Estão próximas de San Pedro do Atacama, e em virtude da sua baixa altitude, são ideais para os primeiros dias da viagem.

As trilhas são demarcadas, e você pode entrar tanto na primeira lagoa, que é pequena, como na última, que por ser maior proporciona uma experiência muito mais interessante. A parte mais legal do passeio é observar que não conseguimos afundar, mesmo que quiséssemos.

O ideal é ir com a roupa de banho por baixo, e se preparar para encarar uma água congelante. O nível de sal é altíssimo, e as pessoas que possuem algum tipo de alergia ou sensibilidade devem levar uma garrafa de água para se lavar ao final.

Fica a dica de não molhar o cabelo e nem o rosto, pois a salinidade da água causará grande irritação.

A experiência é divertida, e um bom horário de visita é no meio da manhã, quando temos menos turistas no local.

Imagem

Imagem

Imagem

4. Salar de Atacama

Outro passeio clássico bem próximo da cidade, sendo que aqui você encontrará os famosos flamingos passeando na lagoa e andará por trilhas cercadas de sal.

No caminho passamos pela pitoresca cidade de Tocanao, onde fizemos compras de produtos locais, como poncho e tecidos feitos à mão. O pagamento precisa ser em dinheiro, e os valores são muito justos pela qualidade das mercadorias.

No Salar do Atacama, antes da pandemia era possível montar piqueniques e apreciar o pôr do sol, mas atualmente isso não é mais admitido, pois o parque fecha às 18h e lanches estão proibidos no local (isso pode mudar a qualquer momento, por isso confirme essa informação antes da sua viagem).

Por isso, fizemos as trilhas, apreciamos com calma aquele lindo local, e próximo ao pôr do sol paramos na estrada próxima de onde tivemos uma vista incrível da paisagem em tons de vermelho enquanto o sol estava se escondia atrás das montanhas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

5. Passeio Astronômico

Para muitos viajantes, esse é um dos tours mais aguardados, pois o Atacama é um dos melhores lugares para se apreciar o céu, graças ao seu clima seco e sua elevada altitude. Tanto é assim que o Projeto ALMA, formado por 66 antenas, está instalado nessa região.

As visitas ao ALMA ainda estão suspensas em virtude da pandemia, mas quando retornarem é recomendado que façam a reserva com meses de antecedência. Importante lembrar que a visita ao local é apenas para ver a estrutura, não sendo possível observar o céu.

Voltando para o passeio astronômico, ele é feito em locais próximos de San Pedro do Atacama, pois quanto mais distante, menos luz se tem e com isso é possível observar melhor as estrelas.

Importante destacar que a melhor época para esse passeio é durante a lua nova, e a pior é quando temos lua cheia, pois o seu brilho prejudica a observação de os outros astros celestes.

O frio durante o passeio é intenso, por isso leve blusas e um tripé para sua câmera e/ou celular para que consiga tirar boas fotos.

Imagem

Imagem

6. Garganta del Diablo

Outro lugar próximo de San Pedro e que pode ser conhecido de forma independente ou com o auxílio de uma agência é a Garganda del Diablo.

A trilha completa por ser feita de bicicleta ou a pé, e tem em torno de 6km de extensão total (ida e volta), já considerando a subida no mirante para apreciar a região.

O nível de dificuldade é baixo, pois o terreno é plano, e vale tanto pela experiência como também para melhorar aclimatação para os próximos dias.

Durante a nossa visita vimos apenas alguns poucos visitantes, a maioria de bicicleta, e pudemos percorrer tudo com calma, apreciando as belezas e admirando os enormes paredões de pedra. A sensação é de estarmos em um cenário do filme Star Wars.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

7. Vallecito

No caminho passamos pela Quebrada dos Tambores para ver alguns pictogramas na pedra. Interessante que eles estão no alto de paredões, pois vários séculos atrás o terreno era elevado, mas foi erodindo com o passar do tempo.

Esses pictogramas, em virtude do seu difícil acesso, ficaram muito preservados e estão numa área linda.

Logo em seguida fomos para o Vallecito, onde está o Magic Bus, famoso ônibus abandonado do Atacama, e uma linda cordilheira de sal e enormes dunas de areia.

Inicialmente passeamos pelas montanhas de sal, que impressionam pela beleza, com especial destaque para os caminhos formados pela água durante o período de chuvas.

Depois subimos as dunas para apreciar um lindo pôr do sol, certamente um dos mais belos da viagem, tanto pelas cores como pela paisagem. Ao final descemos uma duna de areia fina para encontrar com o carro e retornar para o hotel.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

8. Gêiseres del Tatio

Este tour chega a quase 4500 metros de altitude, e por isso não é indicado para os primeiros dias de viagem. Como fizemos uma correta aclimatação, pudemos aproveitar o passeio em sua plenitude, sem qualquer mal estar.

Acordamos cedo e com várias camadas de agasalhos partimos para os gêiseres, que está a aproximadamente 90 minutos de carro de distância. Mas recomendamos não dormir no trajeto, pois as lagoas no caminho são lindíssimas, valendo a pena parar em alguns mirantes para apreciar os animais e a paisagem.

Imagem

Imagem

Chegamos aos gêiseres um pouco mais tarde do que o habitual para podermos aproveitar o ambiente com menos turistas, e foi uma decisão muito acertada. O passeio foi tranquilo, e na medida em que o sol nascia íamos retirando as blusas.

Tão belo quanto os gêiseres são as cores formadas pelos materiais químicos, que criam um lindo contraste com o céu azul.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O passeio dura em torno de 60/90 minutos, e em seguida fomos para os gêiseres brancos para poder tomar café da manhã com calma. Eles são menos impressionantes que os do Tatio, mas estão numa área linda e calma, perfeita para um café da manhã.

Imagem

Ao final passamos em Guatin para conhecer os cactos gigantes do Atacama, que crescem 1 cm por ano, e muito tem mais de 100 anos de idade.

Imagem

Como saímos cedo, retornamos ao hotel na hora do almoço, o que permitiu descansar o restante do dia e passear pela cidade.

9. Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

Um dos passeios mais longos da viagem, mas também um dos mais incríveis.

Saímos logo após o café da manhã em direção às Lagunas Miscanti e Miñiques que são as mais bonitas que vimos durante a viagem.

No caminho paramos para a clássica foto no Trópico de Capricórnio, e também sentados na estrada vazia.

Imagem

Imagem

A foto da estrada muitos tiram próximo da placa do Trópico, mas a dica do guia Carlo foi esperar um pouco, pois mais adiante temos uma área com vegetação amarela de ambos os lados, que proporciona um lindo contraste.

Chegando nas lagoas e pudemos constatar que as fotos não fazem jus à beleza da natureza. A Miscanti é enorme, e qualquer registro fotográfico capta apenas uma fração da sua beleza. Existe uma trilha demarcada que podemos percorrer, não sendo possível chegar próximo das águas.

Imagem

Imagem

Imagem

A Laguna Miñiques é próxima, e você pode ir andando ou de carro. Particularmente não achamos que o trajeto a pé justifique o esforço. Ela é menor, mas igualmente linda, principalmente num dia de sol.

Imagem

Após o passeio visitamos alguns mirantes e paramos num local afastado para almoçar em meio às paisagens deslumbrantes do Atacama.

Imagem

Imagem

Imagem

Por fim, fomos nas Piedras Rojas, que até pouco tempo estavam fechadas e reabriram com uma boa estrutura de visitação, inclusive trilhas demarcadas durante todo o trajeto. O caminho é plano, mas um pouco longo, o que reforça a necessidade de prévia aclimatação, pois estamos a quase 4200 metros de altitude.

Adoramos a paisagem das Piedras Rojas e a vista para o Salar de Águas Calientes, que proporciona uma visão única e inesquecível.

Imagem

Imagem

Imagem

10. Laguna Lejía

No nosso último dia no Atacama o guia Carlo nos levou para um café da manhã abaixo de zero às margens da Laguna Lejía. Este local normalmente é utilizado como ponto de partida para quem vai encarar a subida do vulcão Lascar, tanto que quando já estávamos comendo alguns outros veículos chegaram no lugar. O acesso é feito apenas por veículos 4x4 e por quem conhece a região.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Foi uma experiência singular, pois pela manhã a lagoa reflete as montanhas e vulcões como um espelho, e o café com esta paisagem foi algo que não se esquece nunca.

Importante apenas ir muito bem agasalhado, pois as temperaturas são extremamente baixas, sendo importante estar com luvas, gorros e segundas pele.

Após concluído o café saímos para um passeio que que nos levou até próximo da fronteira da Argentina, por locais de difícil acesso.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

11. Valle do Arco Íris

No dia do nosso retorno saímos cedo do hotel e fomos até o Valle do Arco Íris antes de nos dirigirmos até o aeroporto em Calama.

É um passeio tradicional e fácil de ser feito, com poucas trilhas mas com um diferencial: montanhas de várias cores, que criam um lindo contraste com o céu azul e o tom avermelhado típico do Atacama.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Foi um final ideal para uma viagem perfeita, sendo que o guia Carlo nos mostrou os melhores locais para tirar fotos, e ainda fez alguns registros naturais enquanto andávamos pelo local.

O que ficou faltando?

Por falta de tempo, deixamos de explorar o Valle de la Luna, principalmente por causa das restrições em relação aos passeios implementadas após a pandemia.

A Laguna Cejar também não fizemos, pois optamos pelas Lagunas Escondidas de Baltinache. O ponto de decisão foi o fato de que quando da nossa visita o mergulho na Cejar estava limitado a apenas 10 minutos, enquanto que nas de Baltinache o tempo é liberado.

As Termas de Puritama ficaram para uma próxima viagem, pois todos os ingressos do mês já haviam sido vendidos.

Por fim, a subida dos vulcões não era nossa prioridade, pois exige um condicionamento físico excelente, ótima aclimatação, e mesmo assim é um desafio enorme para todos os viajantes por causa da escassez do oxigênio.

Particularmente, não mudaríamos nada no nosso roteiro, mas se possível colocaríamos um dia a mais para fazer outros passeios.

Quais os melhores passeios?

A nossa ordem de preferência dos passeios foi a seguinte:

1. Laguna Lejía

2. Gêiseres del Tatio

3. Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

4. Garganta del Diablo

5. Vallecito

6. Villama

7. Lagunas Escondidas de Baltinache

8. Valle do Arco Íris

9. Salar de Atacama

10. Passeio Astronômico

Vale registrar que não teve nenhum passeio que não gostamos, por isso a diferença entre o primeiro e o último lugar são pequenas.

Os dois últimos lugares, Salar de Atacama e o Passeio astronômico, se deve mais às elevadíssimas expectativas que tínhamos, mas sem dúvida faríamos eles novamente.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece o Atacama? Fez quais passeios? O que mais gostou? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Ter Jun 14, 2022 1:35 pm
Fotos lindas.
Tenho muita vontade de conhecer o Atacama.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Jun 14, 2022 2:00 pm
Não faltam boas opções de passeios no Atacama. Fui grávida e não pude fazer vários passeios, tenho que voltar! hehe

Lindas fotos, Hugo! Parabéns

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jun 14, 2022 3:19 pm
O lugar é mesmo maravilhoso. Programe sua volta Ju, vale a pena demais. Cada dia nos deparamos com um cenário diferente e lindo.

Ainda quero voltar lá com meu filho, assim que ele estiver um pouco maior.





Booking.com

Voltar para “Atacama”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio