Uma viagem perfeita e inesquecível ao Atacama

Troca de informações sobre o Atacama.
Emanuel Mensagens: 369
Sáb Set 28, 2013 10:04 am
Uma viagem perfeita e inesquecível ao Atacama

Imagem

A decisão de ir pro Atacama surgiu por acaso, descobri que, como a TAM modificou minha passagem de ida pra Santiago, eu poderia alterar em uma semana a volta, sem custos, então, não mais que de repente, uma das viagens da Lista de Desejos se materializou. Atacama, muito antes do esperado, aí vamos nós.

Fomos pro Atacama depois de uma semana esquiando, ou tentando esquiar em Farellones/El Colorado, portanto, roupa de frio não seria um problema, já que iríamos pra lá no inverno, uma época não muito recomendada pelos guias e blogs, mas que se mostrou exuberante e no nosso caso, não atrapalhou em nada nossa viagem. Muito pelo contrário, ficamos tristes quando vimos nos jornais que havia nevado no Deserto do Atacama, depois de mais de 30 anos, uma semana depois do nosso retorno. E, pra nossa surpresa, nem altitude nem a baixa umidade do ar nos incomodou tanto. Provavelmente, o fato de termos vindo de outra região com baixa umidade nos ajudou na adaptação, sentimos um pouco, mas nada absurdo. É verdade que passamos mais frio no Atacama que na neve, mas valeu a pena.

Abaixo o relato, espero conseguir dar aquele empurrãozinho que falta pra vocês irem pra lá.

Imagem

Imagem

Imagem

Saindo de Santiago, pegamos um voo pela LAN (a Sky Airlines também voa pra lá) com destino a Calama e de lá pra San Pedro de Atacama (SPA) com um transfer que havíamos reservado com a Licancabur, tem o link no site oficial de SPA e ainda tem um monte de informação e dicas bacanas, sugiro uma olhada com carinho. Site: http://www.sanpedroatacama.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Onde ficamos: Hostal Campo Base.

Excelente! Eu e a Vivian ficamos em um quarto privativo com banheiro. Simples mas confortável, com aquecedor e água quente sem dar sustos (li em alguns relatos que em alguns Hostals/Hotéis a água varia muito a temperatura durante o banho). Era feito a limpeza diariamente. Nos dias que precisávamos sair antes do café da manha, devido aos passeios, deixavam separado lanche com sanduíche, suco, barra de cereal, chocolate e iogurte. No único dia que tomamos café no Hostal também foi bom, com panquecas feitas na hora e "huevos revueltos", além de pão, frios, sucos, leite. Havia Wi-Fi em todo o hotel e na recepção havia 2 notebooks à disposição dos hóspedes. No ultimo dia, após fazer o check out alugamos umas bikes pra dar um rolé, na volta pudemos utilizar a área comum do Hostal, inclusive tomar banho para esperar o transfer de volta pra Calama. Resumindo, gostamos muito!

Passeios e agência

O Atacama não é um destino que se volte com muita freqüência (apesar de merecer), então baseado nas leituras dos comentários deste e de outros blogs, além da experiência de um amigo que havia chegado uma semana antes do nosso embarque para lá, resolvemos fechar tudo com a Grado.

Imagem

Não me arrependo nem por um segundo. Eles foram excelentes!! Realmente, é um pouco mais caro que as outras agências, mas como disse, pra nós deu tudo certo. O caminhão deles é um barato, todo adaptado, inclusive com aquecedor (no passeio para os geiseres isso ajuda, e nesse mesmo passeio, ainda nos disponibilizaram cobertores e luvas extras). Os guias foram muito legais explicando tudo em Inglês e/ou espanhol e o Pablo ainda explicou algumas coisas em português.

Imagem

Como todo mundo recomenda, e com razão, começamos pelo Valle de La Luna e de La Muerte, para nos adaptarmos à altitude. Gostamos muito e entendemos na hora que não foi à toa que a NASA enviou antes pro Atacama o carrinho que foi pra Marte, o cenário parece de ficção científica, o relevo de pedras, dunas e falésias parece extraterrestre. O primeiro pôr do sol foi lá mesmo, deslumbrante!! Uma prévia do que nos esperava nos próximos dias.

Imagem

Imagem

Imagem

No dia seguinte fomos ao Salar de Atacama e a Reserva Natural dos Flamingos para observar os Flamingos, entender um pouco como se formam os Salares no Atacama e tomar o café da manha, com leite, café, chá, panquecas, ovos (além de ótimos guias, são cozinheiros de mão cheia!!!).

Imagem

Imagem

Imagem

Depois fomos para as Lagunas Altiplanicas e o Atacama ratificou seu esplendor, As lagunas são de tirar o fôlego. Ficamos vários minutos aproveitando o silêncio e aquele lugar magnífico.

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda naquele dia, a tarde, fomos pra lagunas Cejar, segundo o guia, a quantidade de sal na lagoa só perde pro Mar Morto e é 10 vezes maior que o nosso Oceano Atlântico. Vale a pena levar roupa de banho. Acho que consegui boiar por um minuto, o frio era muuuito grande, a temperatura da água era cerca de 10 graus, mas vale a experiência. No local tem um banheirinho pra trocar de roupa e a agência levou água doce para nos lavarmos ao sair da lagoa. Depois, fomos assistir o por do sol na laguna Tembiquiche, brindando com Pisco!!!

Imagem

Imagem

Na manhã seguinte fomos ao temido frio dos Géiseres del Tatio, realmente pegamos muito frio, -11 graus, vestimos tudo que nós tínhamos, conforme a frase mais repetida no Atacama “vista tudo o que você tiver”, mas logo depois que o sol nasce o frio melhora muito. O sofrimento não é tão grande (demos sorte de não pegar muito vento) e mesmo que fosse, ainda assim o lugar vale!! Não dá pra descrever muito com palavras, as cores do local, o cinza que vai abrindo aos poucos, o verde que começa a tomar conta das montanhas ao fundo com a vegetação dourada dos arbustos.

Imagem

Imagem

Imagem

De lá fomos ao Vado Putana, um rio congelado com um vulcão na cabeceira, muito lindo!!

Imagem

Imagem

Antes de voltarmos passamos rapidamente pelo Poblado Machuca e fomos ainda conhecer os cactos típicos da região.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tiramos a tarde descansando, estávamos acordados desde às 3h da madrugada! Esqueci de dizer, o passeio pros gêisers sai às 4h da madrugada. A noite fizemos um tour astronômico, recomendo muito!!! Afinal o Atacama tem o céu mais limpo do mundo, é tanto que o ALMA project está lá. Não lembro o nome da agência e nem encontrei o recibo, mas ela fica vizinho a sorveteria Babalu, na Caracoles.

O tour começou as 19:30, éramos 12 pessoas ao todo, fomos pra uma laje na casa do guia, lá ouvimos as explanações e pudemos observar em 2 telescópios, algumas estrelas, planetas e nebulosas, o céu estava muito limpo, conseguimos ver inclusive os anéis de Saturno, impressionante! E a lua com uma nitidez incrível, a foto da lua foi tirada do telescópio com o telefone. Foto 20. Como estava bastante frio, descemos para tomarmos uma bebida quente e conversarmos sobre astronomia. O tour durou cerca de 3 horas. Existem outras agências mais conhecidas, mas ouvi alguns relatos que a quantidade de gente atrapalha (algumas fazem tour com até 40 pessoas!!!), não me arrependo de ter feito nesse local.

No dia seguinte, fomos para o Salar de Tara. Nem todas as agencias fazem esse passeio e ele custa quase o valor de todos os outros, em agosto de 2013 custou $50.000 pesos/pessoa, mas vale muuuuuuito a pena, na nossa opinião e de outros que conhecemos durante a viagem, é o mais bonito do Atacama. Por favor, não deixem de ir!!! Um detalhe muito importante, escolha uma agencia que tenha carro 4x4, caso contrario você ficará vendo tudo do asfalto.

A Grado 10 tem um Land Rover Defender, bem novo e foi excelente, sacode um pouco, mas o passeio é quase todo off road. Conhecemos tudo na região, o guia em nenhum momento nos apressou, pudemos tirar todas as fotos que quisemos, inclusive o Pablo (o guia) disse que aquele era o passeio que ele mais gostava de fazer. As Catedrais são impressionantes, o Salar é muito lindo, as lagoas congeladas, a de águas calientes (que também estava congelada!!), a fauna e a flora... Realmente, só vendo pra conseguir absorver todo o encantamento. Sugiro, se puder, deixar o Tara para o ultimo dia.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No nosso ultimo dia, alugamos umas bikes e decidimos ir ao Pukara de Quitor, que era um local sagrado dos índios Atacameños, mas infelizmente não pudemos chegar ao topo que tem uma vista bem legal, pois estava fechado. Decidimos seguir com outro casal para a Garganta do Diabo, apesar de estar a 9 km de San Pedro de Atacama, o trajeto foi tranquilo. Nossa sorte foi que o outro casal já tinha pesquisado na internet e sabia que teríamos que atravessar um rio a pé e levaram uma toalha pra secar os pés depois da travessia para não molharmos os tênis. Recomendo também, afinal é uma forma diferente de viver o Atacama.

Imagem

Imagem

Dicas de última hora

Provavelmente você já leu isso, mas vale ressaltar:

Leve protetor labial, protetor solar, boné/chapéu, hidratante. Levamos umas lágrimas artificiais pra hidratação dos olhos, pra quem usa lentes de contato, eu usei e não me arrependo. Fale com seu médico pra levar umas soluções nasais, pra limpeza e hidratação, o nariz fica bastante seco. Não tivemos problemas com a altitude, mas se você é mais suscetível a enjoos, leve remédio pra isso também e tome antes de sair para o passeio. Naturalmente evite os que dão sono. Li alguns relatos pra maneirar nas bebidas alcoólicas, por via das dúvidas, evitamos beber nas noites anteriores aos passeios de maior altitude, como os geiseres e o Salar de Tara. Beba muita água, mesmo sem sede.

Nós levamos uma dessas toalhinhas de secagem rápida pros passeios em que tomamos banho (dá uma olhada no Google que tem várias opções).

Nosso roteiro

Dia 11/08 Saimos de Santiago umas 8:30h e chegamos em SPA umas 14:00, o trajeto Calama a SPA dura mais ou menos 1:30h. Nesse mesmo dia fomos para os Valles de la Luna e de la Muerte.
12/08 Manhã: Salar do Atacama (Reserva Nacional dos Flamingos) e Lagunas Altiplânicas / Tarde: Laguna Cejar, uma passada nos Ojos de Atacama e Laguna Tembiquiche.
13/08 Manhã: Geiser del Tatio / Noite: Tour astronômico.
14/08 Manhã: Salar de Tara / Tarde: Livre em SPA.
15/08 Manhã: Passeio de Bike até a Garganta del Diablo (dura umas 2 a 3 horas, ida e volta dependendo do seu ritmo) / Tarde: Transfer para Calama e vôo para Santiago.
Sentamos do lado direito do avião e pegamos um por-do-sol alucinante!!

Imagem

O Atacama é impressionante. Nenhuma descrição vai conseguir retratar o local. Vá e se deixe impressionar!!

Boa viagem!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Sáb Set 28, 2013 11:10 am
Com certeza inesquecível e linda. Tenho muita vontade de conhecer o Atacama.

yureco Mensagens: 2490
Sáb Set 28, 2013 11:45 am
Sensacional! Vou conhecer um dia!

Emanuel Mensagens: 369
Sáb Set 28, 2013 12:53 pm
Foi realmente inesquecível!

Se puder ajudar de alguma forma, estou à disposição.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Out 03, 2013 1:21 pm
Excelentes fotos e excelentes dicas!
Viagem deve ter sido um máximo!

felipe Mensagens: 64
Sáb Out 05, 2013 2:29 pm
Também já fiz esta viagem, esqui + atacama. Muito legal ver as tuas fotos e relembrar. Esse lugar é especial, fiz quase todos os mesmo passeios. Só não fiz todos por falta de tempo. Fiquei três dias por lá.

Nos gêiseres, os caras não puseram ovos e caixas de achocolatado para aquecer na agua??

No nosso passeio, fizeram isso e serviram um café da manhã por lá mesmo! Montaram uma mesa com bolachas e tal. Funcionou mesmo. O achocolatado tava quente e os ovos cozidos!!! Hahahaha

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Out 05, 2013 5:36 pm
Gostei. :P

Não fazia idéia que era tão interessante.

Emanuel Mensagens: 369
Sáb Mar 08, 2014 5:40 pm
Oi nando,

Bom, ainda não tenho filho então não sei se posso ajudar muito. Não lembro de ter visto crianças por lá. Mas os passeios não necessitam de grandes caminhadas, os trajetos são feitos de carro ou van. O grande lance é a altitude e ainda, na época que fomos pegamos um frio de rachar no passeio aos géiseres. Nós fomos em agosto, inverno por lá.

Se puder, não deixe de ir ao Uyuni. Só não fomos porque não tínhamos tempo, mas existem vários passeios pra lá saindo de SPA.

Abraço

Emanuel Mensagens: 369
Sáb Mar 08, 2014 10:17 pm
Que massa! Você vai adorar, o Atacama é um lugar impressionante!

E o Uyuni já ta nos planos conhecer.

Quando voltar trás as dicas pra cá, blz? ;)

Abraço





Booking.com

Voltar para “Atacama”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio