A França é famosa por seus vinhos e para muitos conhecedores é o país que produz os melhores vinhos do mundo. Os vinhos mais caros do mundo são produzidos no país. O mais interessante sobre os vinhos franceses é que você não precisa desembolsar uma fortuna para ter uma ótima experiência com a bebida. Ótimos vinhos franceses que custam até centenas de reais no Brasil podem ser adquiridos nos supermercados e lojas especializadas de Paris por apenas alguns euros.
Nós selecionamos alguns para você trazer para casa e se deliciar recordando sua viagem sem gastar muito. Ao invés de citar rótulos específicos, que podem ser mais difíceis de encontrar, optamos por recomendar regiões onde existe uma certa uniformidade, variedade e chance de acertar na escolha são bem grandes.
1) Saint-Émilion Grand Cru
Existe uma imensa variedade de rótulos com essa denominação. Alguns maravilhosos e outros nem tanto, mas dificilmente você achará um ruim. Graças à sua fama são vinhos que dificilmente são encontrados no Brasil por preços abaixo de R$200,00. Em Paris você encontrará vários exemplares na faixa que vai de 10 a 15 euros.
2) Canon-Fronsac
Essa pequena sub-região de Bordeaux, localizada na margem esquerda do Gironde, produz vinhos que equilibram potência e elegância. Ainda relativamente pouco conhecida, seus vinhos rivalizam em qualidade com suas célebres vizinhas a um preço bem inferior. São vinhos encontrados na faixa entre 8 e 14 euros de excelente custo-benefício.
3) Moulis-en-Médoc
Outra pequena região da margem esquerda de Bordeaux, porém um pouco mais conhecida. Vinhos potentes e que podem ser guardados por anos. Apesar de um pouco mais caros, valem cada centavo. Você encontra bons exemplares entre 15 e 20 euros.
4) Alsace Riesling
A Alsácia é a única região da França a declarar a variedade da cepa em seus rótulos. E o Riesling é a joia da coroa. São vinhos que raramente são encontrados no Brasil por menos de R$100,00 e que em Paris acha-se bons exemplares por menos de 10 euros. Eles são ideais para o quente verão brasileiro.
5) Crozes-Hermitage
Originário da região do norte do Rhône, é ideal para quem deseja sentir um gostinho dos vinhos daquela região sem precisar pagar uma fortuna pelo primo célebre, o Hermitage. Gastando menos de 10 euros você experimenta um vinho de muita potência e elevado teor alcoólico.
6) Champagne
É clichê? É, mas não dá para ir Paris e não tomar Champagne. E mesmo trazer alguns para casa! Para ter uma boa experiência sem gastar muito, fuja das marcas famosas, que são ótimas e caras, e procure casas menos divulgadas na faixa dos 20 euros, como a Canard-Duchêne. Nem todo Champagne é excelente, mas é difícil tomar um ruim.
7) Haut-Médoc Cru Bourgeois
O Haut-Médoc é uma grande região de Bordeaux localizada em sua margem esquerda, onde são produzidos vinhos para todos os gostos e bolsos, pois trata-se de uma região enorme. A indicação Cru Bourgeois no rótulo é uma relativa garantia de tratar-se de um vinho de boa relação custo-benefício, ficando abaixo das centenas de euros de um rótulo classificado em 1855 e acima da qualidade média dos genéricos. Na faixa entre 12 e 15 encontra-se muita coisa boa.
8) Pessac-Léognan
Ao sul de Bordeaux encontra-se a ampla região de Graves, onde está localizada a micro-região de Pessac-Léognan, que produz tintos que alguns consideram os mais equilibrados de Bordeaux e os melhores brancos da região. É uma boa forma de distinguir qualidade dos Graves genéricos. Procure rótulos entre 10 e 12 euros e você não se arrependerá.
9) Cahors
Você gosta do Malbec argentino? Então certamente vai gostar dos vinhos de Cahors, a denominação francesa mais famosa para a cepa Malbec do país. E o melhor é que são em geral vinhos baratos. Encontramos vinhos interessante na faixa entre 8 e 10 euros.
10) Volnay
Os bons vinhos da Borgonha costumam ser caros. Não é à toa que o vinho mais caro do mundo, o Romanée-Conti, é produzido lá. É possível conhecer um pouco do Pinot Noir mais famoso do mundo sem gastar uma fábula. Os Volnay vêm da região da Côte de Beaune e são 100% Pinot Noir. Gastando menos de 20 euros já é possível conhecer um pouco da Borgonha.
Conclusão
A França é um verdadeiro paraíso para os apreciadores de vinhos e em Paris você tem inúmeras opções de locais e rótulos para escolher. Existem muitas outras boas opções além dessas e o importante é aproveitar sua viagem tomando bons vinhos sem comprometer seu orçamento e depois degustar algumas garrafas em casa recordando sua experiência parisiense.
Saúde!
Texto: Fabio Macedo.
E você, conhece algum desses vinhos? Tem outras indicações? Conte para nós a sua experiência!
_________________ Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem
Publicado: Seg Mar 20, 2017 10:22 am
AdrianoVMensagens: 1756
Hmmm acho que daria vontade de trazer todos, pena que as novas regras de bagagens não vão nos ajudar muito nesse sentido :/
Pagar 10 euros num vinho francês bom seria tudo de bom =)
Publicado: Seg Mar 20, 2017 10:47 am
HugomarcioMensagens: 3443
O peso e o risco de acontecer algum acidente sempre preocupam e atrapalham. Mas pelo menos umas 2 ou 3 garrafas eu sempre trago embaladas no plastico bolha e protegidas por muitas roupas.