
Localizada em uma região relativamente central da França, a Borgonha é famosa por seus vinhos, gastronomia, belezas naturais, arquitetura e riqueza cultural de sua história. Tendo Dijon como sua capital, a eterna terra da mostarda tem muito a oferecer, principalmente para quem deseja uma viagem mais tranquila, sem a correria das grandes cidades. O destino deve ser admirado, contemplado e degustado. Você vai ver que Dijon é muito mais do que o nome de uma mostarda.
Para te ajudar fizemos uma lista com 10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez em Dijon:
1) Museu de Belas Artes
Você tem dois motivos para visitar esse museu: o extenso acervo e a arquitetura. Localizado dentro do Palácio dos Duques, você ficará deslumbrado com tamanha beleza arquitetônica. Além disso, encontrará a pintura da renascença ao século XVIII, pintura e escultura dos séculos XIX e XX e também coleção egípcia.
2) Torre Philippe le Bon
Além de uma vista incrível e um tour por dentro da torre, você poderá aproveitar uma degustação de comidinhas com mostardas e vinhos no topo. O melhor de tudo é que a degustação acontece durante o pôr do sol. Essa experiência sensacional é oferecida pelo Escritório de Turismo de Dijon e qualquer turista pode realizá-la nos meses em que acontece (geralmente no verão).
3) Casa Mulot et Petitjean
O local é a última casa de mestre dos pães de especiais Dijonnais - lembra um pouco o nosso pão de mel, mas sem o chocolate. Lá você fará um tour para entender toda a história e ao final fará uma degustação para escolher o seu pão preferido. Vale conhecer também a incrível loja deles no centro histórico.
Leia também: 7 hotéis 5 estrelas, de luxo, em Paris
4) Moutarde Maille
Nesta loja você poderá comprar um ou diversos potes e escolher dentre vários sabores de mostarda para levar para casa: trufada, com alho, de cogumelo, há mais de 15 combinações para você escolher. É enlouquecedor e dá vontade de comprar tudo.
5) Les Ateliers Moutarde
Você poderá ter a experiência de preparar a sua própria mostarda, do início ao fim. Além disso, conhecerá mais sobre a história da mostarda e no final ainda receberá um certificado por ter feito a sua própria mostarda. Não é difícil e não exige muita habilidade.
6) Degustação de vinhos
Vários passeios para degustação de vinhos podem ser agendados na cidade. Há opções privativas e em grupos, em diferentes vinícolas. É totalmente imperdível para quem deseja mergulhar nos excelentes vinhos da região.
Leia também: A encantadora Borgonha | Uma das principais regiões vinícola do mundo
7) Parcours de la Chouette (Percurso da Coruja)
O Percurso da Coruja é um caminho para você conhecer um pouco mais da cidade. Você irá conhecer os 22 principais pontos turísticos da cidade e em cada um dos locais há um uma placa com um número e uma seta indicando para onde fica a famosa rocha em formato de coruja (localizada no final do percurso no lado norte da Igreja de Notre-Dame). A coruja foi esculpida no século XVI e acredita-se que se você tocar nela com a mão esquerda quando você passar pelo lado esquerdo terá sorte na vida.
8) Igreja de Notre-Dame
Localizada no centro antigo, a igreja é católica romana e possui um estilo gótico no século Xlll, o que torna-a interessante por sua arquitetura. Você encontrará, por exemplo, gárgulas e lindas vidraças. Construída em torno de 1220, ela é uma obra prima na qual você deve observar os pequenos detalhes.
9) Les Halles
O mercado de Dijon é um monumento histórico e foi construído na década de 1870. Ele é grande, bonito e você encontrará barracas de flores, frutas, vegetais, queijos e peixes, ou seja, uma grande variedade de alimentos e produtos frescos. Para os que gostam de mercados típicos, a visita valerá a pena. Alguns locais oferecem provinhas.
Leia também: 10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez em Paris
10) Jardin botanique de l'Arquebuse
O local virou jardim botânico no início do século 19 e atualmente conta com mais de 4.000 espécies de plantas, tanto da região da Borgonha quanto de outras partes do mundo. O parque é lindo e um ótimo lugar para dar um passeio.
Como ir para a França
A Air France opera voos semanais entre a França e o Brasil – Fortaleza (FOR), Rio de Janeiro (GIG) e São Paulo (GRU). De Paris até Dijon você pode ir de trem, em uma viagem de 1 hora e 30 minutos no TGV.
Leia também:
- Como é voar na Classe Executiva da Air France no Boeing 777-200ER
- Como é voar na Classe Executiva da Air France no Boeing 777-300ER
- Como é voar na Premium Economy da Air France no Boeing 777-300ER
A Air France também é membro da aliança SkyTeam, que possui 19 companhias aéreas associadas, oferecendo aos clientes acesso a uma rede global de mais de 14.500 voos diários para mais de 1.150 destinos em mais de 175 países. Clique aqui para saber mais sobre a aliança aérea e aqui para entender os benefícios do SkyPriority.
Boa viagem!
E você, já visitou algum desses lugares? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!