
Para comemorar suas vitórias militares nas batalhas, em 1806 Napoleão Bonaparte mandou que construíssem o Arco do Triunfo. Localizado na Praça Charles de Gaulle, bem na intersecção entre essa e a Avenida Champs-Élysées, ele reina absoluto na preferência dos turistas entre os mais visitados pontos turísticos de Paris.
Seja durante o dia ou à noite, ele está sempre imponente e atraindo os olhares de quem passeia pela Avenida Champs-Élysées. Muitos apenas se aproximam para tirarem fotos, porém há os que se habilitam a subir suas escadas em direção ao topo, onde se tem uma vista simplesmente maravilhosa de Paris. De lá de cima é possível ver todas as 12 avenidas da cidade que circundam o arco. Se não quiser subir até o topo, você pode adquirir conhecimento no pequeno museu histórico, com desenhos, maquetes e outros documentos que marcam o surgimento do Arco.
Veja algumas fotos:





Além da opção de visitá-lo por dentro, há muita história importante para se ver na calçada onde ele está localizado. É lá que está o Monumento ao Soldado Desconhecido, onde as cinzas do corpo de um soldado foram depositadas em homenagem a todos os que morreram na Primeira Guerra Mundial. Todo dia é acesa a chama da memória, onde uma organização de veteranos de guerra se prontifica a perpetuar esse gesto entre os franceses e visitantes.
O Arco do Triunfo é um monumento respeitadíssimo pelos franceses, que têm em sua construção o símbolo máximo do patriotismo deles. Infelizmente, em 1995 houve uma explosão terrorista nos arredores, porém nada abala o sentimento de orgulho que todos os franceses tem com aquele que representa toda a vitória sobre as adversidades da nação francesa.
Visitar o monumento é importante seja durante o dia ou no entardecer, quando lindas fotos são produzidas com o pôr do sol. De qualquer forma, seja de um jeito ou de outro, o Arco do Triunfo reina na praça Charles de Gaulle e nos corações de locais e turistas de todo o mundo.
Recomendamos muito!
Texto: Fernanda Chaves.
Fotos: Gabriel Dias.
E você, conhece o Arco do Triunfo? Subiu ao topo? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!