Alsacia: Um pedacinho do céu na fronteira franco-germânica

Troca de informações sobre destinos na França.
Boli51 Mensagens: 61
Qui Fev 09, 2012 6:11 am
Vou dar uma de chata e pedir aos moderadores do site para transferir este tópico para a FRANCA (nao tenho cedilha no netbook, sorry :)) pois a Alsácia é território frances habitado por alemaes que fugiram da 2a. guerra. Toda a geracao da guerra fala alemao, os filhos, só 2 em cada 3 e os netos talvez 1 em cada 5. Aliás, lá, além das línguas oficiais (frances e alemao) fala-se vários dialetos conhecidos sob a rubrica "alsassence, alsasses" (sei lá como se fala isso em portugues :roll:).

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Fev 09, 2012 11:15 am
Eu concordo .
Só faço uma ressalva .
A Alsácia pertence à França atualmente.
Quando elas entram em guerra , a primeira providência do vencedor é anexa-la.
No livro Vinho e Guerra existe uma referência a um produtor chamado Hugel que disse que tinha nascido francês , em 1870 com o fim da Guerra Franco-Prussiana se tornou alemão , em 1918 voltou a ser francês em função do Tratado de Versailles , foi novamente obrigado a assumir cidadania alemã quando Hitler anexou a Alsácia em 1940 e voltou a ser francês em 1945 com a vitória dos Aliados .
Seu único desejo era não morrer alemão . :lol:

Boli51 Mensagens: 61
Qui Fev 09, 2012 11:53 am
Tenho que contar-lhe uma história engracada. Quando meu marido, alemao do Estado da Saarland (fronteira com a Alsacia) em 1975 foi trabalhar em Munique/Estado da Bavaria, um colega bávaro disse pra ele: "mas o senhor fala tao bem alemao, onde foi que aprendeu". Viu só? Esqueceram de avisar pros bávaros que a Saarland voltou a ser alema depois da guerra, através de plebiscito. E sabe por que? Nenhum Saarländer gostaria de morrer como frances :lol:

zulusilva Mensagens: 2
Seg Abr 16, 2012 4:31 pm
Lugar maravilhoso.

Strasbourg é linda. Colmar também. Vale também uma ida a Nancy capital da região.

Como posto fotos aqui?

Abs

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jul 04, 2014 9:55 am
De 2011 para 2014 as fotos do Fabio tiveram um super upgrade :D

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Jul 04, 2014 7:51 pm
:lol: :lol:

Mas ainda tem muito que evoluir.





Booking.com

Voltar para “França”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio