Alsacia: Um pedacinho do céu na fronteira franco-germânica

Troca de informações sobre destinos na França.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Out 23, 2011 9:03 pm
A Alsacia foi uma das regiões da Europa mais selvagemente disputada ao longo dos séculos. França e Alemanha se revezam como suas proprietárias por gerações. E é indo lá que se descobre a razão. Uma tradicional região vinícola, a Alsacia é também famosa por sua gastronomia e aldeias típicas. Nomes como Riquewhir, Ribeauville e Zellemberg são frequentemente associados à produção de ótimos vinhos das cepas Riesling, Sylvaner e Gewustraminer. Tintos feitos de Pinot Noir também são muito comuns por lá. O refrescante espumante Cremant d'Alsace também agrada bastante.

Mas nem só de vinho vive a Alsacia. Além deles essas cidades, muitas delas medievais, são verdadeiras pérolas arquitetônicas. Ao lado de Estrasburgo e Colmar, formam um conjunto muito agradável de lugares para se descobrir e amar.

Ribeauville é uma das maiores aldeias da Route des Vins d'Alsace. Mas não se impressione: É pequena suficiente para ser atravessada em 5 minutos de carro. Seu pequeno centro histórico, porém, possui bons restaurantes, onde pratos típicos da Alsacia, como o joelho de porco com chucrute (sim, prato alemão, mas alsaciano também), o frango au riesling ou o foie grass, podem ser degustados. O Au Cheval Noir tem preços justos e carta de vinhos honesta.

Zellemberg é uma minúscula aldeia a cerca de 2 quilômetros de Ribeauville. Tão minúscula que as placas indicam claramente que é para ser conhecida a pé. Mas vale a pena o esforço. Apesar de pequena, é totalmente rodeada de vinhedos. Até os quintais das casas tem seus próprios parreirais particulares.

Siga por 1 quilômetro e chegue a medieval cidade de Riquewhir. Cruze o portal do Hotel de Ville (ou prefeitura) e entre na área histórica. Suba sua ladeira até sua torre de pedra datada do século XIII, experimente um macarron (um delicioso doce), sente em um dos seus inúmeros restaurantes e deguste um belo Riesling pensando na vida.

Estrasburgo, a principal cidade da região, fica a margem do Rio Reno, bem na fronteira. Pode ser acessado por rodovia, ar ou pelo famoso TGV, o trem bala francês.

Além de sede do parlamento europeu, possui uma linda rede de canais que pode ser percorrida de barco em passeios que custam a partir de 11 euros. Sua imponente catedral em estilo gótico é uma das mais lindas da Europa.

A Alsacia pode ser percorrida de ponta a ponta pela autoestrada E-35 em pouco menos de duas horas, mantendo-se o limite de velocidade permitido de 120 km/h, mas as belezas as margens dessa estrada são tantas que você acabara levando no mínimo uma semana.

Veja algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem Imagem

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Cinthia Mensagens: 328
Sáb Out 29, 2011 1:53 pm
Que lugar lindo, Fábio!
Tenho loucura para conhecer, não só pela beleza, mas principalmente pela parte histórica!
Amo história!
Acabei de voltar de uma viagem de 03 semanas pela Provence e Côte D'Azur, mas realizar uma nova viagem à França, incluindo a Alsácia, está na minha listinha de prioridades! ´Já tenho até um roteirinho rsrsrsrs
Ab,
Cinthia.
PS - Aliás, amo planejar as minhas viagens, já começo a viajar antes mesmo da viagem mesmo!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Out 29, 2011 6:37 pm
Cinthia , garanto a voce que as fotos nao fazem jus a realidade .
eh muito mais lindo ao vivo .
Nao teria como postar as mais de 200 fotos que tirei da regiao .
Se voce notar bem , na ultima foto a direita , tem um castelo medieval no topo da montanha .
Isso eh algo bem comum na regiao .

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Out 29, 2011 8:57 pm
Eu também, Cinthia! É muito bom esse planejamento.

Boli51 Mensagens: 61
Dom Jan 22, 2012 4:24 pm
Para quem se interessa pela Alsacia, Colmar é uma pedida. Além de construcoes lindíssimas há também muita história (lá nasceu o arquiteto da Estátua da Liberdade). Preparem-se para os precos de alimentacao. Aliás, os franceses, neste ponto (comida) sao abusivos.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jan 23, 2012 11:53 am
Realmente o tempo foi curto e faltou não apenas Colmas , mas várias outras pequenas cidades da região.
Você acha os restaurantes franceses caros ? A quanto tempo você não vem ao Rio ? :lol:

Boli51 Mensagens: 61
Seg Jan 23, 2012 2:17 pm
Se acho caro? Estivemos no Sul da Franca em julho de 2011 e nao conseguimos comer (estilo "feijao com arroz e vinhozinho da casa") por menos de 20,00 Euros por pessoa em lugar nenhum. Nem nos furrequinhas!!! Um sanduiche (meia bisnaga) nao sai por menos de 9,- Euros. Pensei que os "ladroeszinhos" (nos precos) fossem só os suicos. Agora eles tem concorrentes fortes! Há lugares maravilhosos na Europa pela metade do preco. Mas a Franca é aquele negócio, né, faz a fama e deita-te na cama.
Por falar em cama, tirando os hotéis de luxo e os de rede (ibis e outros), os hotéis franceses concorrem entre si pra ver qual é o pior.
Em hotel que faz propaganda "com charme frances" nao entro nunca mais. Da última vez, minha tia e eu, encontramos o motorista de uma excursa russa dormindo na nossa cama. Bebado! Como ele conseguiu entrar lá é coisa que o hotel até hoje nao explicou. Simplesmente nos mudaram de quarto!

Pra vc ter uma idéia, estamos organizando a festa de 60 anos do meu marido (em marco) no 2° restaurante mais caro da nossa regiao, tipo 4 estrelas. Pedimos orcamento para 25 pessoas. Pois bem, os precos (sem bebidas) variam de 32,50 a 45,- Euros.
Aqui os restaurantes normais, sem estrelas mas também muito bons, oferecem na hora do almoco (jantar nao!) pratos entre 5,- e 10,- Euros.
Em Goiania convidamos a família - 22 pessoas - para um bom restaurante (nao é o mais caro da cidade mas também nao é "baratinho") e pagamos em torno de 200,- Euros. Tudo incluido!

Estive no Rio em 2011. Mas nao vamos nunca - nao é nosso estilo - a restaurante chic mic. Mesmo porque nao conhecemos ninguém (moro aqui há 25 anos). Gostamos de comer muito bem mas "etiqueta" nao pagamos. Isso vale pra roupa também.
Já vi muito dono de butique chic de SP e Rio fazendo suas compras no Sentier (bairro parisiense que vende por atacado, aliás, qualquer pessoa pode comprar, só nao pode experimentar). Coisas muito bonitas mas quase tudo chines!!!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jan 23, 2012 3:56 pm
A média de preços de um casal no Rio de Janeiro é de R$100,00, dois pratos, sem entrada e sem bebidas alcoólicas. Se colocar uma entrada já aumenta em R$20,00. Sobremesa? Mais R$15,00. E o pior é que o preço aumenta e as porcões também ficam menores.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jan 23, 2012 5:38 pm
O Gabriel disse tudo . Se acrescentar uma garrafa de vinho chileno ou argentino de qualidade mediana a conta pula para R$150,00.
Como moro no Rio desde que nasci e vivo isso na pele diariamente , acabei me acostumando com os preços franceses , muito semelhantes aos cariocas.
Só não me acostumei ainda com os suiços e os escandinavos . Nunca via nada tão caro quanto Copenhague. De arrepiar mesmo.
Os hoteis turístico comuns de Paris realmente são caros e apertados. Mas nunca encontrei um russo bêbado na minha cama :D . Ainda bem .

Boli51 Mensagens: 61
Seg Jan 23, 2012 7:57 pm
Se alguém precisar de alguma dica e eu puder ajudar, pode perguntar, moro a 20 km da fronteira com a Franca, bem junto da Regiao do Mosel, uma das mais bonitas da Alemanha.

Boa noite pra vcs.





Booking.com

Voltar para “França”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio