4 dias na Provence: a região mais charmosa da França
- falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Se você planeja ir à Provence, no sul da França, é bom ter em mente duas prioridades. A primeira: vá entre meados de junho e agosto, pois é a época da floração das lavandas. A segunda: alugue um carro para ter total independência.
Alugamos nosso carro em Montpellier (onde você pode chegar via avião ou TGV desde Paris) e de lá partimos em direção a Aix-en-Provence. São 154 km que separam as duas cidades e, viajando pelas autoestradas, o trajeto durou menos de duas horas.
Aix-en-Provence foi nosso pouso na Provence. Alugamos um studio próximo ao centro, o que se revelou uma opção ao mesmo tempo econômica e confortável, e de lá partíamos para outras cidades e vilarejos na região. Aix conta com um centro histórico preservado, ótimos restaurantes e lojas de grife. Uma verdadeira joia na região. Dedicamos o final da tarde do primeiro dia de viagem para conhecer um pouco da cidade e jantarmos no Cours Mirabeau, belíssima rua margeada por árvores e restaurantes e que conta com duas fontes.
O segundo dia se concentrou, principalmente, no roteiro das lavandas. Saímos de Aix em direção a Valensole privilegiando as estradas departamentais, que cortam as cidades e vilarejos, em vez de pegarmos a autoestrada. A viagem durou cerca de uma hora, e percorremos 67 km.
Já chegando a Valensole tem-se o enorme presente de vislumbrar campos de lavandas na beira da estrada. A vontade de parar o carro é imediata e prontamente atendida quando estacionamos no acostamento (como todos) para fotografar, admirar e sentir o cheiro refrescante e relaxante destas pequenas flores lilases.
A viagem continuou por mais 32 km, ou 30 minutos, até o encantador vilarejo de Moustiers-Sainte-Marie, considerado um dos mais bonitos da França. A diminuta cidade de apenas 700 habitantes e que vive do turismo está encaixada entre as rochas e conta com pontes, casas e ruelas antigas, um rio com pequenas quedas d’água que corta a cidade e uma igreja, a Notre-Dame de Beauvoir, a que se chega por um caminho ascendente de pedras.
O local, que já foi destino de peregrinos desde o século V, possui muitos restaurantes, alguns hotéis e diversas lojinhas, principalmente de objetos de porcelana. Os habitantes mostram orgulhosos a origem da porcelana grafada no verso de pratos e tigelas com o nome da cidade. Atestado de qualidade.
Moustiers foi, inclusive, o local onde almoçamos uma deliciosa salada com queijo de cabra e vinho, antes de darmos continuidade à viagem seguindo até o lago de Sainte-Croix, avistado já desde a igreja de Moustiers.
O lago, na verdade uma represa, se situa entre as Gorges du Verdon – enormes encostas de rocha que ladeiam o rio Verdon neste parque regional. Ás margens do lago você encontra onde estacionar e também locadoras de pedalinhos e caiaques. Alugamos um caiaque duplo por duas horas e achamos que foi tempo o suficiente para remarmos pelas Gorges rio acima. Um passeio tranquilo e cheio, pois franceses, japoneses, italianos e nacionalidades diversas fazem o mesmo com muita alegria, seja em casal, família, amigos ou com seus cachorros!
Depois seguimos para Aiguines, pequeno vilarejo na outra margem do lago, cruzando a Pont Du Galetas e subindo por pequenas estradas. Em Aiguines, todas as casas e estabelecimentos estão voltados para o lago de Sainte-Croix, inclusive um castelo muito interessante, mas fechado à visitação por tratar-se de propriedade particular. A cidade possui alguns restaurantes e bares de tapas, e foi onde terminou nosso dia, pois após um delicioso jantar, retornamos a Aix-en-Provence.
O dia seguinte foi reservado a duas cidadezinhas bem próximas uma da outra, no vale do Luberon, mas com características bem diversas: Gordes e Roussillon. Gordes está a 70 km de Aix-en-Provence e a distância que a separa de Roussillon é de apenas 10 km.
Gordes é um vilarejo inteiramente de pedras brancas, construído no topo de um morro. O local – assim como os demais visitados – parece ter parado no tempo. A igreja e o castelo são renascentistas e, se você tiver a oportunidade de ir lá dia de semana, é provável que se depare com uma daquelas feiras tradicionais da Provence.
Saindo de Gordes, tem-se a opção de visitar a Abbaye de Sénanque, um dos cartões postais mais conhecidos no que diz respeito a campos de lavandas. Como elas estavam em flor, foi mais uma pausa para fotografar e se deliciar com seu aroma.
Roussillon, que também se encontra num morro, é um vilarejo ocre, pois todas as construções são nesse material natural, extraído da região. Lá, é possível percorrer um caminho traçado por dentro das minas de ocre e se impressionar com suas tonalidades de vermelho e alaranjado em contraste com o verde das árvores.
Ambos os vilarejos são bem pequenos, e recomendo optar por almoçar em Gordes, que conta com uma seleção aparentemente maior de restaurantes.
No terceiro e último dia na Provence, descemos até a costa do Mediterrâneo, para a cidade de Cassis. O poeta provençal Frédéric Mistral, prêmio Nobel de Literatura em 1904, sentenciou que aquele que viu Paris, mas não Cassis, pode dizer que não viu nada. Sem dúvida o sul da França é imperdível, a região da Provence é charmosa e belíssima, e Cassis é simplesmente uma joia.
Saindo de Aix, levamos cerca de uma hora até a cidade. É importante chegar cedo se você precisa achar uma vaga. Deixamos o carro num estacionamento numa ladeira próxima ao Port de Cassis. Caminhamos até o porto, com seus inúmeros barcos de passeio, de pesca ou veleiros. No porto há diversos restaurantes lado a lado e grande parte oferece pratos com frutos do mar.
Após uma volta pelo porto, decidimos caminhar até as Calanques – enormes falésias de calcário típicas da região de Marseille. É possível chegar até o ponto de partida para a caminhada pelas Calanques de carro. Inclusive, lá há um estacionamento e alguns restaurantes, mas preferimos caminhar para ver as casas e passar pelas praias. Levamos uns 20 minutos.
Outra opção para apreciar as Calanques é fazer um passeio de barco desde o Port de Cassis, mas os passeios não incluem paradas nas praias – vê-se tudo de longe apenas.
Em Cassis há três calanques para se conhecer: Port Miou, Port Pin e En Veau. Port Miou é a porta de entrada e é uma longa baía margeada de veleiros, e onde é possível alugar caiaques. Em Port Pin é possível se chegar em apenas 30 minutos andando até mesmo de chinelo, ainda que um sapato fechado seja mais recomendável. Para En Veau é necessário um pouco mais de planejamento: tênis ou botas de caminhada, água e lanche, pois a trilha é um pouco mais longa (cerca de 1h30). Como não estávamos preparadas e, além disso, queríamos aproveitar a tarde no mar e na praia, fomos apenas até Port Pin.
O lugar é mágico: uma praia de pedras (lá não há areia), águas cristalinas e calmas naquele tom de azul mediterrâneo e pedras brancas. Vale a pena levar máscara e snorkel para aqueles que gostam de ver as maravilhas do fundo do mar.
Depois de horas de mergulhos, braçadas no mar e muito sol nas pedras, voltamos até o porto de Cassis, onde almoçamos já um pouco tarde. De lá, pegamos o carro e voltamos a Montpellier, a princípio, por estradas na costa, de onde se tem vistas maravilhosas do Mediterrâneo. A viagem de volta foi um pouco mais longa: 202 km em cerca de duas horas.
Como no verão os dias são longuíssimos (só começa a anoitecer por volta das 22h), foi possível aproveitar muito os dias e só pegar as estradas lá para 20h. Foram quatro dias intensos e plenos de paisagens inesquecíveis – certamente algumas das mais bonitas que já tinha visto.
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Boa viagem!
Texto e fotos: Julia Rebuzzi.
E você, conhece a Provence? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
- GabrielDias Mensagens: 41746
Lindo! A Provence é imperdível mesmo!
- JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Nossa, que paraíso! Sou LOUCA pra conhecer Provence!!
Essas fotos são inspiradoras!
Julia, você acha que 4 dias são suficiente?? Parabéns pelas fotos e matéria!
Essas fotos são inspiradoras!
Julia, você acha que 4 dias são suficiente?? Parabéns pelas fotos e matéria!
- Patricia Mensagens: 2384
Uauuuu que lindo!!! Fiquei com muita vontade de conhecer! Lindas as fotos!
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- Hugomarcio Mensagens: 3750
Essa região é fantástica mesmo. Um lugar maravilhoso.
Juliana, na minha opinião, se a viagem for apenas para a Provence, com foco no Luberon, interessante uns 5 dias inteiros. Mas se puder ficar por lá mais tempo, não vai se arrepender.
Juliana, na minha opinião, se a viagem for apenas para a Provence, com foco no Luberon, interessante uns 5 dias inteiros. Mas se puder ficar por lá mais tempo, não vai se arrepender.
- JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Obrifada Hugomarcio! com certeza n me arrependerei de ficar mtos dias por lá...
Quero planejar essa viagem! Mas so para o ano que vem!
Quero planejar essa viagem! Mas so para o ano que vem!
- Hugomarcio Mensagens: 3750
Juliana, leia o livro "Um ano na Provence" do Peter Mayle. É simplesmente imperdível.
- GJulio Mensagens: 243
O meu único contato com Provence até hoje foi através dos produtos da L'occitane, rs.
Existe alguma loja-conceito ou "de fábrica" da marca na região?
Existe alguma loja-conceito ou "de fábrica" da marca na região?
- JuliaRebuzzi Mensagens: 2
Olá, Juliana
Obrigada, foi uma viagem maravilhosa...
Em quatro dias deu para fazer bastante coisa, mas se vc tiver mais tempo para conhecer a região, quem sabe uma semana, vai dar para aproveitar muito mais!
Obrigada, foi uma viagem maravilhosa...
Em quatro dias deu para fazer bastante coisa, mas se vc tiver mais tempo para conhecer a região, quem sabe uma semana, vai dar para aproveitar muito mais!
- JuliaRebuzzi Mensagens: 2
GJulio,
Tem fábrica da L'Occitane para visitar sim!
Dê uma olhada no site: http://br.loccitane.com/provence,43,2,36118,370030.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
É preciso agendar a visitação, que é guiada e conta ainda com o museu e uma loja.
Tem fábrica da L'Occitane para visitar sim!
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É preciso agendar a visitação, que é guiada e conta ainda com o museu e uma loja.
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