Preciso pagar gorjeta ao viajar com a MSC Cruzeiros?

Informações sobre as principais dúvidas de quem faz cruzeiros.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Mar 13, 2019 9:50 am
Imagem

Gorjeta é sempre um assunto delicado. Tem que sempre paga, quem nunca paga e quem paga às vezes, dependendo do serviço prestado. O Falando de Viagem recomenda a gorjeta sempre que o serviço é bom, afinal, dar gorjeta quando o serviço é ruim faz com que os funcionários não tenham intenção de melhorar. Por isso, ao viajar de cruzeiro, é preciso atenção nessa hora, principalmente quando a empresa oferece a possibilidade de pagamento antecipado da gorjeta.

Leia também: Vale a pena viajar no MSC Yacht Club da MSC Cruzeiros?

A MSC Cruzeiros oferece viagens de navio para vários destinos, incluindo o Brasil. No caso das viagens pela costa brasileira, na temporada de cruzeiros, as gorjetas são obrigatórias. Como a empresa sabe que a maioria dos brasileiros não irão pagar as gorjetas, ela acaba obrigando todos a pagarem, sem opção de escolha. O mesmo vale para os cruzeiros pela América do Sul, onde é grande a presença de brasileiros.

Leia também: Symphony of the Seas x Allure of the Seas | Qual é o melhor navio de cruzeiro da Royal Caribbean?

Já em outros destinos, como EUA, Europa e Oriente Médio, você não é obrigado a pagar as gorjetas no momento da compra do seu cruzeiro. Elas são opcionais e você pagará dentro do navio, no último dia, se assim desejar. Você pode pagar tanto o valor recomendado pela MSC, quanto o valor recomendado pela sua consciência. Como o real está desvalorizado, as gorjetas custam caro, por isso se você achar que deve pagar um valor menor não tem problema.

Leia também: 10 coisas que você precisa saber sobre os cruzeiros

Pagar antes ou depois?

A nossa recomendação é nunca pagar antecipadamente, mesmo que a empresa permita que você parcele o valor das gorjetas junto com o valor do cruzeiro. Essa tática de pagar antes de receber o serviço prejudica o mercado, pois nivela por baixo. Se você pagar depois, tem o poder nas suas mãos, e pode ser mais exigente, fazendo com que consequentemente o mercado melhore.

O serviço da MSC Cruzeiros é muito instável, ficando abaixo de outras empresas. Os funcionários, muitas vezes, parecem não ter prazer de trabalhar, transmitindo uma impressão ruim para os passageiros do navio. Consideramos que o serviço dos funcionários da MSC deixa a desejar em relação às concorrentes, como Royal Caribbean, Norwegian Cruise Line e Disney Cruise Line.

Conclusão

Esse assunto é polêmico e cada viajante tem opinião própria. Reconhecer um bom serviço através da gorjeta é um bom negócio, mas ser obrigado a pagar, mesmo antes de ter o serviço, pode não agradar alguns. Não gostamos dessa imposição, então achamos melhor sempre pagar no navio.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já viajou com a MSC Cruzeiros? Gostou do serviço? Pagou as gorjetas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mar 15, 2019 2:28 pm
Eu prefiro pagar localmente. Para mim, soa estranho pagar por um serviço que eu nem usei ainda e não sei se será bom. Imagina a raiva ao pagar antecipado e depois ser mal atendido?

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Dom Set 08, 2019 7:22 pm
Também não curto essa ideia de pagar antes sem saber como vai ser...





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio