8 atrações e passeios imperdíveis em Ouro Preto

Troca de informações sobre Ouro Preto.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Ter Ago 07, 2018 11:05 am
Imagem

Ouro Preto é uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas de Minas Gerais. Palco de relevantes eventos históricos, como o movimento da Inconfidência Mineira, que levou à execução de Tiradentes, está localizada a apenas 100 quilômetros de Belo Horizonte, sendo o local perfeito tanto para um passeio de um único dia, como para um programa de final de semana.

Leia também: Roteiro de viagem para Minas Gerais | Belo Horizonte, Ouro Preto e Inhotim

Para quem ainda não conhece, ou mesmo para aqueles que já estiveram na cidade e pretendem retornar, indicaremos 7 atrações e passeios imperdíveis, tanto para crianças como adultos. É importante destacar que a cidade mantém as mesmas características de séculos atrás, por isso não possui rampas de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. Idosos ou pessoas com pouco preparo físico devem preferencialmente optar por se locomover de carro, pois as longas ladeiras são um desafio difícil de ser superado, principalmente no verão.

Na região da Praça Tiradentes você encontrará vários guias que se oferecem aos visitantes para leva-los até os locais mais famosos e contar a história da cidade e do seu povo. Muitos sequer apresentam seu preço, mas consideramos que para um passeio de 2/3 horas, um valor de R$ 50,00 representa uma remuneração condizente com o serviço prestado.

Recomendamos a contratação, pois ajuda a otimizar o tempo, e aprender mais sobre a nossa história. Caso não tenha carro, tente fechar um pacote com algum taxista/guia turístico que possua automóvel, ou restrinja os passeios à área central.

Leia também: 10 atrações para você conhecer em Belo Horizonte e seus arredores

Para viajar até Belo Horizonte você pode voar com a GOL Linhas Aéreas, que oferece voos de várias cidades até BH. A bordo das aeronaves da companhia, os passageiros contam com toda comodidade e conforto já oferecidos, como poltronas revestidas em couro, snacks integrais e bebidas gratuitas, além da plataforma GOL online, que oferece conexão à internet e disponibiliza, sem custos, filmes, séries e acesso à TV ao Vivo durante toda a viagem.

1) Igreja de Nossa Senhora do Pilar

Uma das igrejas mais ricamente ornamentadas do país, graças às esculturas e decoração feitas em ouro. Internamente ela não é grande e pode ser visitada em um passeio de não mais do que 20/30 minutos. Merece destaque o teto, que foi pintado pelo pai de Aleijadinho, e apresenta lindas gravuras bíblicas.

2) Praça Tiradentes

Esse é o coração da cidade. Foi neste local que a cabeça de Tiradentes ficou exposta em 1792 e hoje está marcada pelo contínuo fluxo de carros e pessoas. É um local por onde você certamente passará, seja na chegada ou na saída, mas não é permitido estacionar na praça, por isso, caso esteja de carro, pare em alguma das ruas próximas e vá até lá a pé.

3) Museu da Inconfidência

Localizado em plena Praça Tiradentes, este museu se dedica a manter viva a história e os eventos que marcaram o movimento da Inconfidência Mineira. É um passeio interessante, não indicado apenas para crianças muito pequenas, pois é entediante para elas.

Estando sozinho, espere gastar em torno de 30 minutos, mas acompanhado de um guia, o passeio pode se estender por algumas horas, por isso combine no início quanto tempo pretende dedicar a essa atração.

4) Feirinha de Ouro Preto

Local bem próximo à Praça Tiradentes e ideal para adquirir alguns produtos locais ou comprar lembrancinhas e presentes. Funciona diariamente em frente ao hotel Pousada do Mondengo. Os trabalhos em pedra são muito detalhados e chamam a atenção dos visitantes. Mesmo que não queira comprar nada, vale a pena passar rapidamente para conhecer.

5) Visitar uma Mina de Ouro

Existem algumas minas espalhadas pela cidade que estão abertas para visitação. Trata-se de um programa interessante e ao mesmo tempo educativo, pois somos inseridos no ambiente de trabalho utilizado por anos por escravos e mineradores. As minas mais famosas são as Chico Rei, du Veloso, Felipe dos Santos e do Jejé.

Escolha aquela que estiver mais próxima do seu percurso, mas lembre-se que os espaços são reduzidos, podendo causar desconforto em pessoas claustrofóbicas e crianças muito pequenas. No geral, o percurso também não é indicado para pessoas com dificuldade de locomoção, uma vez que os pisos são irregulares e os tetos baixos.

6) Mirante do Morro São Sebastião

É um dos mais bonitos, senão o mais bonito, de Ouro Preto e de lá se tem uma linda vista panorâmica de toda a cidade, monumentos e igrejas. O acesso não é dos mais fáceis, pois é necessário percorrer uma longa ladeira para se chegar até o ponto de observação. Para quem está de carro isso não chega a ser um problema, mas aqueles que estão explorando a cidade a pé, podem optar por locais de acesso mais fácil, como o mirante do Museu Casa dos Inconfidentes.

7) Almoço mineiro no restaurante Contos de Réis

Existem vários restaurantes em Ouro Preto, sendo difícil escolher onde almoçar ou jantar. Nossa recomendação é o Contos de Réis, um restaurante tradicional na cidade e que serve a típica comida mineira, em um ambiente agradável.

O preço é um ponto positivo, custando R$50,00 para adultos, com acesso ilimitado ao buffet de pratos salgados e também ao de doces. Outro fator importante é a localização, muito próximo da região central. Sem dúvida, uma ótima opção para descansar e experimentar uma boa comida.

8) Passear a pé pela cidade

Uma volta sem destino ou compromisso ainda é a melhor forma de ver e sentir Ouro Preto. Pode-se entrar nos museus e igrejas que se encontra pelo caminho, ou simplesmente apreciar a arquitetura de época. Só esteja preparado para encarar as ladeiras, que se multiplicam pela cidade.

Essas são algumas das atrações mais visitadas de Ouro Preto, sendo que todas, ou quase todas, se encaixam perfeitamente em um bate e volta até a cidade desde Belo Horizonte. É importante chegar a Ouro Preto já com um roteiro em mente, pois a cidade é muito espalhada, sendo difícil localizar as atrações quando não se sabe nada da região.

Quem dispõe de mais tempo pode passar a noite por lá, e no dia seguinte seguir em direção a Tiradentes, que merece muito ser visitada.

Planeje sua viagem para Ouro Preto

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

Texto e foto: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para Belo Horizonte a convite da GOL Linhas Aéreas.

E você, conhece Ouro Preto? Quais atrações visitou? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Ago 07, 2018 8:38 pm
Ouro Preto é perfeito para um bate e volta. ideal para quem está em Belo Horizonte e quer esticar até uma cidade histórica.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Ago 08, 2018 5:24 pm
Louca pra conhecer! Adorei as atrações!

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Sex Ago 10, 2018 10:48 am
Acabei de voltar de Ouro Preto. Nunca me canso. Vou lá desde a minha infância quando fui em uma excursão de colégio.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mar 01, 2019 9:39 am
Achei Ouro Preto bom para um bate e volta, mas na minha opinião não vale o pernoite.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Sex Mar 01, 2019 10:32 am
Sério?

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG




Booking.com

Voltar para “Ouro Preto”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio