Vale a pena fazer um bate e volta de Belo Horizonte para Ouro Preto?

Troca de informações sobre Ouro Preto.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Ago 22, 2018 9:54 am
Imagem

Ouro Preto é uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas de Minas Gerais. Palco de relevantes eventos históricos, como o movimento da Inconfidência Mineira, que levou à execução de Tiradentes, está localizada a apenas 100 quilômetros de Belo Horizonte, então muita gente pergunta se vale a pena fazer um bate e volta.

Leia também: Roteiro de viagem para Minas Gerais | Belo Horizonte, Ouro Preto e Inhotim

Se você optar por alugar um carro, poderá realizar um bate e volta de BH até Ouro Preto, pois a distância é relativamente curta, e você levará em torno de uma hora e meia. Ao ir em um dia de semana, você estará no contrafluxo, o que é fundamental, pois o trânsito em BH está cada vez pior. A estrada é muito boa e bem sinalizada. Não há pedágios e você pode usar o Waze para se locomover. A sugestão é colocar a Igreja de Nossa Senhora do Pilar e começar por lá o seu roteiro.

Em Ouro Preto, ao contrário de outras cidades históricas, você pode fazer tudo de carro. Isso, sem nenhuma dúvida, ajuda bastante para quem tem pouco tempo, e torna o bate e volta possível sem deixar de conhecer os principais pontos turísticos. O estacionamento é relativamente fácil e você conseguir parar o carro perto dos pontos de interesse, sem precisar andar muito.

Leia também: Estacionamento em Ouro Preto

Depois de conhecer a igreja, siga de carro até o Mirante do Morro São Sebastião, de onde terá uma bela vista da cidade. No mirante, você fica uns 10 ou 15 minutos, que é tempo suficiente, e depois continua o passeio. Na região central, próximo à Praça Tiradentes, você pode contratar um guia para passar o dia com você, o que é ideal para evitar se perder e ir às principais atrações de Ouro Preto. Geralmente, o guia não estipula o valor, mas você pode pagar em torno de R$ 50,00, que é um valor justo.

A Praça Tiradentes é o coração da cidade. Foi neste local que a cabeça de Tiradentes ficou exposta em 1792 e hoje está marcada pelo contínuo fluxo de carros e pessoas. É um local por onde você certamente passará, seja na chegada ou na saída, então vale caminhar e apreciar seus detalhes históricos.

Visite o Museu da Inconfidência, que se dedica a manter viva a história e os eventos que marcaram o movimento da Inconfidência Mineira. Se você adora fazer compras, não deixe de conhecer a Feirinha de Ouro Preto. Ela funciona diariamente e os trabalhos em pedra são muito detalhados e chamam a atenção de todos.

Um passeio interessante, principalmente se você estiver com crianças, é ir até uma mina de ouro. Existem algumas minas espalhadas pela cidade que estão abertas para visitação. Trata-se de um programa interessante e ao mesmo tempo educativo, pois somos inseridos no ambiente de trabalho utilizado por anos por escravos e mineradores. As minas mais famosas são as Chico Rei, du Veloso, Felipe dos Santos e do Jejé.

Leia também: 8 atrações e passeios imperdíveis em Ouro Preto

Vale visitar também a Igreja de São Francisco de Assis, Casa dos Contos, Igreja Santa Efigênia dos Pretos, Museu do Oratório, Museu Casa dos Inconfidentes e Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP. Além disto, vale caminhar sem pressa pelas ruas históricas, admirando a arquitetura, e sentindo aquela sensação gostosa de andar em uma cidade charmosa.

Resumindo: um bate e volta é tempo mais do que suficiente para conhecer Ouro Preto. Para passar um final de semana, consideramos Tiradentes como uma cidade mais interessante e charmosa.

Para viajar até Belo Horizonte você pode voar com a GOL Linhas Aéreas, que oferece voos de várias cidades até BH. A bordo das aeronaves da companhia, os passageiros contam com toda comodidade e conforto já oferecidos, como poltronas revestidas em couro, snacks integrais e bebidas gratuitas, além da plataforma GOL online, que oferece conexão à internet e disponibiliza, sem custos, filmes, séries e acesso à TV ao Vivo durante toda a viagem.

Planeje sua viagem para Ouro Preto

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

Texto e foto: Gabriel Dias.

O Falando de Viagem viajou para Belo Horizonte a convite da GOL Linhas Aéreas.

E você, conhece Ouro Preto? Fez um bate e volta ou se hospedou na cidade? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Ago 22, 2018 9:58 am
Vale muito a pena...
Tem um restaurante ali naquela praça principal, que serve o melhor tutu à mineira do planeta..
Só pelo tutu, já valeria o bate volta.... :lol:
Editando..
Ah sim, tem aquela "água ardente" que eles servem por lá.. com suco de limão, açúcar e gelo, que recebe o nome carinhoso de caipirinha... isso tb vale a pena...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Ago 22, 2018 10:00 am
Tinha um restaurante muito bom lá, o Chafariz. Mas tem 20 anos que não vou a Ouro Preto, nem sei se ainda existe.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Ago 22, 2018 2:30 pm
Concordo. Um dia é suficiente para Ouro Preto. Nesse tempo dá para visitar o que a cidade tem de melhor.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Qua Ago 22, 2018 2:50 pm
Na minha opinião se for pela primeira vez até dá, mas Ouro Preto e região merecem, no mínimo, três dias.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
manucaldas Mensagens: 1403
Qui Ago 23, 2018 12:19 pm
Na minha opinião, bate volta nunca é o ideal - principalmente para o motorista da rodada. Mas se for a única opção, acho válido. Melhor assim do que não conhecer o destino!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Ago 26, 2018 9:06 pm
Só faria se tivesse com tempo muito apertado. Caso contrário ficaria pelo menos 1 noite/ 2 dias em Ouro Preto.





Booking.com

Voltar para “Ouro Preto”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio