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 Mensagem não lidaPublicado: Seg Abr 27, 2020 9:34 am 
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Administrador
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O turismo parou no mundo inteiro por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). As viagens não essenciais foram canceladas ou adiadas. Quase que a totalidade das empresas do setor flexibilizou a remarcação, permitindo alterar a data da viagem. Infelizmente, algumas empresas estão agindo de má fé, como é o caso do Grande Hotel de Ouro Preto.

No Brasil inteiro o isolamento é uma recomendação. Muitos hotéis continuam abertos, mas não para turistas, e sim para quem precisa se hospedar por outras razões, como os profissionais de saúde. Não há nenhum sentido em realizar uma viagem de turismo nesse momento. Atrações estão fechadas. Voos cancelados. E há risco de contaminação pelo vírus.

Leia também: 8 atrações e passeios imperdíveis em Ouro Preto

Um dos nossos leitores, que não citaremos o nome para evitar retaliação por parte do hotel, tentou alterar a data da sua hospedagem e o hotel disse que não seria permitido. O motivo alegado por eles é que o empreendimento continuava aberto e funcionando - como se isso fosse uma justificativa válida, afinal, há restrições de circulação no Brasil inteiro e os hotéis estão funcionando para profissionais da saúde e outras pessoas que precisam realizar viagens essenciais.

O que diz o Grande Hotel de Ouro Preto?

Quando o caso foi relatado em nosso grupo do Telegram, o Falando de Viagem enviou um e-mail para dois endereços diferentes do hotel, que ignorou. Enviamos o mesmo e-mail mais duas vezes, pedindo uma posição, que também foram ignorados pelo hotel. Mandamos um direct no Instagram, que foi lido e também ignorado.

Depois dessas tentativas de contato, o leitor ligou para o hotel e eles mudaram o discurso, permitindo a alteração.

O que fazer em casos como esse?

O Falando de Viagem conversou com Victor Cerri, advogado, especialista em direito contratual e consumerista, que nos respondeu:

"Certamente condutas que colidam com a lei, e com quaisquer normas recém editadas, serão repelidas pelos órgãos fiscalizadores e tuteladas pelo judiciário. Isso porque, qualquer ato que conote má fé do prestador de serviço, sobretudo em tempos de economia tão abalada, tem o condão de inflamar ainda mais um cenário de retração, e levar o consumidor - parte mais frágil - a um colapso. Pelo que, ao perceber-se alvo deste tipo de infração, o melhor caminho é buscar um profissional ou agência reguladora, para reportar o ocorrido e buscar solução conciliatória, e, em não evoluindo, inevitável a judicialização do tema, o que deve acarretar grandes ônus a empresa."

Leia também: Os pacotes de viagem do Hurb são confiáveis?

O hotel é obrigado a aceitar o reembolso?

No caso do reembolso, o hotel é obrigado a aceitar, mas não a dever o dinheiro imediatamente, por causa da MP 948. O cliente recebe o reembolso futuramente ou fica com o crédito para usar em outra data após a pandemia. Ou seja: o hotel não vai precisar devolver o dinheiro agora, o que é a maior preocupação de qualquer empresa.

Leia também: Medida Provisória Nº 948 | Tenho direto ao reembolso solicitado antes de 8 de abril de 2020?

Infelizmente, há empresas que não estão entendendo a situação da pandemia, e realizam atitudes como essa em meio ao caos. O Falando de Viagem incentiva, há 10 anos, as viagens, mas nesse momento é hora de ficar em casa. E repugnamos atitudes mesquinhas como essa.

Boa viagem - em breve!

E você, o que achou da atitude do Grande Hotel de Ouro Preto? Conte para nós a sua opinião!

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 Mensagem não lidaPublicado: Seg Abr 27, 2020 9:44 am 
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Tinha uma reserva não reembolsável no Hotel Ibis em Edinburgo, justamente em abril.

Mandei alguns e-mails e ninguém respondeu. Entrei em contato com o concierge Amex que entrou em contato com Accor, que logo disse que gerenciaria a questão. Não fiquei confiante, mas no início do mês o próprio hotel me ligou, pediu dados do cartão do crédito e fez reembolso integral. Nota 10.


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Abr 27, 2020 12:29 pm 
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Mensagens: 5861
Algumas empresas estão metendo os pés pelas mãos. Temos que ser solidários e entender que todos estamos perdendo. Não da para aceitar isso. O hotel não precisa devolver o dinheiro agora mas muitos nem isso sabem - da portaria MP 948.

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 Mensagem não lidaPublicado: Seg Abr 27, 2020 1:43 pm 
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Nesse momento, acho péssimo qualquer atitude, de qualquer empresa, que não seja pensando no bem maior. Se negar a mudar a data e ignorar contatos são péssimas atitudes e, talvez, poderão fazer com que a empresa não consiga sobreviver nessa crise. É hora de sermos solidários.

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 Mensagem não lidaPublicado: Seg Abr 27, 2020 5:24 pm 
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Falta de respeito com o consumidor que será lembrada a longo prazo.

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 Mensagem não lidaPublicado: Seg Jun 15, 2020 8:08 pm 
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Matérias do FDV sobre Ouro Preto

:arrow: 8 atrações e passeios imperdíveis em Ouro Preto

:arrow: Vale a pena fazer um bate e volta de Belo Horizonte para Ouro Preto?

:arrow: Estacionamento em Ouro Preto

:arrow: Ouro Preto ou Tiradentes?

:arrow: Roteiro de viagem para Minas Gerais | Belo Horizonte, Ouro Preto e Inhotim

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