Trancoso: dicas de passeios, hospedagem e restaurantes

Troca de informações sobre Trancoso.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Seg Nov 16, 2020 8:57 am
Imagem

Se na hora de escolher seu próximo destino de férias, você fica na dúvida entre um bucólico vilarejo rico em história ou a agitação de beach clubs, lojas descoladas e restaurantes dignos de cidade grande, você precisa conhecer a charmosa Trancoso.

Trancoso é um distrito do município de Porto Seguro, fundado na época do descobrimento, com o nome de São João Batista dos Índios. Sim, você verá índios passeando por lá até hoje, vendendo artesanatos e cocares, misturados entre famosos e turistas.

No coração da cidade, o Quadrado, que ne verdade se trata de um retângulo de casinhas coloridas e bem preservadas, que misturam-se aos hotéis luxuosos, lojas de design e barraquinhas de crepes e drinks que nada deixam a desejar os mais renomados estabelecimentos do eixo Rio-SP que ali existem. Nesse cantinho mais que especial da Bahia é possível encontrar de tudo e a chance de errar é remota.

Pelas mesmas razões, há diferentes formas de se hospedar: casas de veraneios para aluguel, hotéis perfeitos para lua de mel ou pousadas familiares e acolhedoras.

Se você não tiver carro, o ideal é buscar uma opção perto do Quadrado, onde há uma oferta enorme de hospedagens, abertas o ano todo. No entanto, há deslocamentos que valem a pena e, por isso, alugar um carro em Porto Seguro, seu ponto de chegada, é uma boa pedida para curtir alguns dos lugares imperdíveis de Trancoso.

Leia também: 10 praias deslumbrantes no sul da Bahia

Passeios Locais

- Rio da Barra: uma das praias mais lindas do local, onde um rio encontra o mar e lhe rende paisagens deslumbrantes. Há um restaurante no local que oferece um serviço de day use, com música, espreguiçadeira e gastronomia elaborada.

- Praia da Tartaruga: o mais novo point de Trancoso, ao lado do Condomínio Terra Vista (por onde, inclusive, é a entrada), combina um cenário de falésias e sossego. Também possui um restaurante bastante recomendado, com ótimos petiscos de frutos do mar e caipirinhas caprichadas e, por isso, reserva se torna obrigatório.

Leia também: Porto Seguro, na Bahia | O que fazer na cidade do nascimento do Brasil até as mais belas praias

- Praia do Espelho: apesar da distância (mais precisamente 24km de estrada de chão), vale a visita, sobretudo na maré baixa quando a água reflete o céu e daí o nome da praia. São diversas espreguiçadeiras de pousadas e restaurantes sob castanheiras plantadas na areia que representam a melhor definição de sombra e água fresca.

- Caraíva: suas ruas de areia mostram como ela é simples e bucólica. A aproximadamente 1 hora de carro saindo de Trancoso, é necessário estacionar o carro e cruzar um rio em canoas a remo. Famosa pelas noites de forró e pela linda praia, é um ótimo lugar para passar ou dia ou até uma noite.

Onde dormir

- Casa Rabanete: a pousada tem o privilégio que ficar dentro do quadrado, o que se torna perfeito para poder passear à noite pelos restaurantes e lojinhas que cercam o grande gramado. Na área comum aberta nos fundos há puffs, recamiers e poltronas, além de um ofurô com hidromassagem que acomoda confortavelmente dois casais.

- Pousada Mata N’ativa: seguindo o conceito eco-chic, essa pousada tem uma localização privilegiada às margens do Rio Trancoso, sendo possível ir até a praia a nado ou caiaques disponíveis na pousada. Tem café da manhã farto e boas opções de lazer como piscina, jacuzzi e parquinho para crianças. São doze suítes rodeadas de grandes árvores e vegetação nativa.

- UMA Stays: hospedagem que segue a tendência mundial de slow travel. Com normalmente mínimo de cinco diárias, o UMA Stays dispõe de uma coleção de casas e villas cuidadosamente escolhidas em Trancoso oferecendo impecável conforto, design e serviço (camareira, cozinheira, jardineiro e etc).

- Casa de Perainda: vencedora da premiação da Condé Nast Johansens como melhor lugar romântico na América Latina, trata-se de "um lugar feito de detalhes" - assim se auto define o espaço que conta com 5 luxuosas suítes e 2 villas com 3 suítes cada, firmando ainda mais o conceito casa-hotel que teve seu boom pós-pandemia e vem sendo a opção mais procurada por turistas que querem se hospedar em um hotel ou pousada, mas com um certo intimismo.

- Pousada Seis e Meia: um pouco mais fora do Quadrado, a recém-reformada pousada oferece uma linda piscina externa, quartos aconchegantes e café da manhã tipicamente de Trancoso, com muitos tipos de bolos e opções feitas na hora.

Leia também: 6 dicas para curtir a Bahia | Porto Seguro, Trancoso, Arraial d'Ajuda, Santo André e Praia do Espelho

Onde comer

- Favoritto: de origem mineira, o lugar esbanja beleza com suas luzes acesas na noite do Quadrado, oferecendo comidas deliciosas além de sua própria cerveja homônima que vale experimentar.

- Silvana: não há como ir a Trancoso sem conhecer a comida baiana da Silvana. Vá logo no início, pois você vai querer voltar e o local dispõe de duas unidades: no Quadrado e na praia, para comer o intenso tempero local com pé na areia.

- Tapioca da Elma: experimente a tapioca mais famosa de Trancoso na ponta do Quadrado, na pracinha da feira de artesanato. De quebra, ainda experimente os drinks feitos no liquidificador "às antigas" na barraquinha ao lado.

- Bendito Seja: o lindo restaurante-pousada localizado na Praia do Espelho oferece um cardápio com ótimas opções como o camarão do abacaxi e outras diversas opções de frutos do mar imperdíveis.

Leia também: As 15 melhores praias do Brasil

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto: Leonardo Kozlowski.
Foto: Hugo Medeiros.

E você, conhece Trancoso? Tem outras dicas de passeios, hospedagem e alimentação? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Nov 18, 2020 12:58 pm
Ótimas informação para quem está planejando uma viagem.

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Nov 20, 2020 3:28 pm
Ótimo guia! Sou doida pra conhecer Trancoso.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Nov 23, 2020 6:50 pm
Boas dicas. To louca pra voltar, mas quero ir fora das datas em que Trancoso bomba!





Booking.com

Voltar para “Trancoso”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio