Destinos - Brasil
Região Nordeste
Bahia
Salvador

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Ir para página «  1, 2, 3  »

Página 2 de 3 [ 26 mensagens ] 

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jul 22, 2012 2:51 pm 
Que estranho. :P

Poderia ter umas fotos. :D

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jul 22, 2012 3:11 pm 
As fotos não mostrarão o que eu quero dizer.

Também não tirei fotos lá mas existe um certo preconceito, sem dúvida.

Nunca liguei para isso mas percebi que os seguranças evitavam deixar alguns indivíduos acessarem andares superiores.

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jul 22, 2012 3:18 pm 
Nossa! Faço questão de ir lá ver este "fenômeno" de perto.

Mensagem não lidaPublicado: Dom Jul 22, 2012 9:40 pm 
Pessoal,

NÃO existe segregação nos shoppings de Salvador ou de qualquer lugar do Brasil, até porque isto seria inconstitucional. :geek:
O que existe no Iguatemi e só la é o seguinte: Pela proximidade do Shopping ao terminal rodoviário da cidade (e também de uma grande estação de transbordo do transporte rodoviário urbano), foi percebido (e inclusive criadas mais de uma tese de doutorado) que determinadas classes sociais evitam frequentar determinados espaços no shopping. :oops:
Geralmente os mais pobres evitam alguns espaços, geralmente nos últimos andares, principalmente pela opulência de algumas lojas. Por outro lado, as pessoas mais abonadas evitam o piso terro do shopping, dada maior presença de pessoas humildes.
Isto levou ao extremo de lojistas que atendem aos dois tipos de público (revelação de fotos ou calçados básicos, por exemplo) possuírem lojas em mais de um piso do shopping, visando atender todo tipo de público. :o E isto só ocorre no Iguatemi. Nos outros shoppings a situação não é esta.
É bom frisar que não existe qualquer tipo de segregação. O que ocorre neste shopping (embora isto tenha diminuído nos ultimos anos) é uma perceptível separação de público por classe social, mas frise-se, por único desejo deste, não havendo qualquer norma legal ou mesmo informal. É uma situação comportamental, que já rendeu estudos acadêmicos. :ugeek:
Nos outros shoppings, esta situação não é observada.

Mensagem não lidaPublicado: Seg Jul 23, 2012 8:47 am 
BrunoHNM,

Eu não disse que existia segregação em momento algum.
Apenas reparei que existia essa separação que é bem visível desde o local de estacionamento dos veículos.

Mensagem não lidaPublicado: Seg Jul 23, 2012 9:22 am 
Rabugento,

Como falei, existe sim esta separação. Infelizmente vivemos em um país bem desigual, e esta situação se mostra bem extremada neste exemplo, com classes sociais distintas frequentando o mesmo espaço praticamente sem se encontrar.
Mas refletindo bem, isto ocorre em todo o Brasil, so que as classes sociais não frequentam os mesmo espaços. Por exemplo, no Rio de Janeiro, o público que frequenta o comercio de Madureira dificilmente será visto no Barra Shopping. E assim se replica em todos os cantos do Brasil (duvido que uma consumidora da Daslu frequente algum espaço de comercio na rua).
No Iguatemi todas as classes sociais frequentam o espaço (da classe A a E), porém quase sem se encontrar, e por opção própria. E para mostrar mesmo esta distinção, quanto mais alto o andar, mais "alta" é a classe que tem maior presença.
Existem estudos acadêmicos sobre esta situação, mostrando claramente o microcosmo da nossa sociedade, restrita àquele espaço. Situação surreal esta, mas verdadeira...

Mensagem não lidaPublicado: Seg Jul 23, 2012 12:12 pm 
Pelos relatos, estou considerando isto mais um fenômeno do que uma separação.

É a máxima, já enraizada na cabeça dos clientes: Quero um sapato barato, então preciso procurar aqui no térreo.

Mensagem não lidaPublicado: Seg Jul 23, 2012 12:28 pm 
Essa separação vem de longa data.

Acredito que desde que existe o shopping seja assim.

Estou longe de Salvador mas gosto muito da cidade e sempre fui muito bem recebido até em repartições públicas.

Apenas reparei que havia essa separação.

Eu fiz questão de andar lá no térreo mas o povo não gostou muito da minha presença. :(

Falando em Salvador fiquei sabendo agora de um incêndio que piorou por falta de água... http://atarde.uol.com.br/cidades/notici ... +na+Pituba

Mensagem não lidaPublicado: Seg Jul 23, 2012 4:32 pm 
O Shopping Norte é interessante para alguém que precise fazer uma longa conexão em Salvador... Se você atravessar o estacionamento, saindo da ala de desembarque inclusive você consegue pegar um ônibus para o shopping! E na volta, tem ônibus fácil também.

Obs: Fui no Iguatemi também e não cheguei a perceber a "separação" haha. Próxima vez irei observar com mais interesse.

Mensagem não lidaPublicado: Seg Jul 23, 2012 5:04 pm 
Particularidades de cada cidade.

Tópicos Relacionados      Respostas 
Cupom de desconto 2018 para os outlets e shoppings dos EUA

em Compras nos Estados Unidos

Última mensagem Qua Jan 30, 2019 1:09 pm Anitta Ver última mensagem

3

5 shoppings para você fazer compras na Strip de Las Vegas

em Onde fazer compras em Las Vegas

Última mensagem Sáb Ago 24, 2019 11:02 am GabrielDias Ver última mensagem

2

Como ir do Aeroporto de Salvador até o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa