Posso acreditar cegamente no TripAdvisor?

Troca de informações sobre hotéis ao redor do mundo, promoções e programas de fidelidade.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Ago 21, 2013 4:09 pm
Posso acreditar cegamente no TripAdvisor?

O TripAdvisor é referência na ajuda aos viajantes do mundo inteiro quando o assunto é hospedagem. A maioria dos hotéis do mundo está cadastrado no site e diariamente milhares de pessoas contribuem enviando relatos sobre a hospedagem e fotos.

Ser o primeiro colocado no ranking de uma cidade é o que almeja todos os hotéis. Não é fácil, mas é possível.

Vale destacar que o primeiro colocado no ranking não é necessariamente o melhor. Uma série de fatores deve ser levada em consideração, ainda que muitas vezes o primeiro colocado seja realmente o melhor.

Como tudo na vida, o TripAdvisor virou um negócio para os hoteleiros, que muitas vezes tentam manipular os resultados. Alguns exemplos:
- Criar contas falsas para dar qualificações boas para seu hotel.
- Criar contas falsas para dar qualificações ruins para os concorrentes.
- Hotéis oferecem descontos para a próxima hospedagem em caso de qualificação positiva.
- Hotéis oferecem dinheiro para a remoção de qualificações negativas.

Isso não é culpa do TripAdvisor, mas sim de pessoas desonestas. Por isso é importante sempre analisar bem os comentários e principalmente as fotos.

Veja este relato enviado pelo nosso leitor GinoT.
Vou compartilhar com vocês uma experiencia desagradável que eu tive ao escolher um hotel pelo TripAdvisor.

Eu, minha esposa e filha passamos 3 dias em Paris e ao escolhermos o hotel notamos a dificuldade em se achar quartos triplos nessa cidade. Depois de muito pesquisar, chegamos à conclusão que um apart hotel ou algo semelhante seria a melhor opção.

Como de costume procurei em diversos sites de busca e dei atenção especial aos review do TripAdvisor, que estavam todos ótimos com relação ao apartamento Helzear Montorgueil. O preço não era dos melhores, mas como o "hotel" estava muito bem recomendado pelos hóspedes, fizemos a reserva direto pelo site do hotel: http://www.helzear.fr" onclick="window.open(this.href);return false; e optamos pelo pagamento antecipado pois tinha um bom desconto.

Ao chegar lá, começaram os nossos problemas. O "apart" não tem recepção, não tem interfone e não existe maneira de se passar pela porta a não ser ligando para eles virem abrir o local para o hóspede. Tivemos sorte de encontrar um vizinho cordial e atencioso que fez a ligação para o número indicado no nosso voucher. Depois de todas as confirmações por telefone, aguardamos cerca de 40 minutos sentados na calçada, cansados da viagem e carregados de malas (imaginem a cena) até que um funcionário do "hotel" chegasse para abrir a porta de entrada e depois o nosso apartamento.

O apartamento é muito pequeno, não tem ar-condicionado, o quarto não tem janela, não tem sequer um ventilador de teto, o banheiro não tem porta, quando liga o chuveiro molha todo o banheiro e também o quarto, não tem recepção, não tem serviço de quarto e não tem interfone. Enfim, um lixo!

Acabamos ficando por lá, muito a contra gosto, pois não tínhamos outra opção no momento além de já termos pago pela estadia total.

Eu o tempo todo ficava pensando nas resenhas positivas que tinha lido no TripAdvisor. Chegamos a entrar no site diversas vezes e tudo continuava "lindo" para o apart Helzear.

Chegando ao Brasil, como de costume, fiz minhas resenhas dos hotéis da viagem pelo TripAdvisor e "lasquei o pau" no Helzear de Paris, eu era o único entre cerca de 30 hóspedes a falar tão mal do apart, pensei até que o problema poderia ser eu, mas no dia seguinte a verdade apareceu!

Recebi uma ligação do Apart Helzear (em inglês), uma mulher muito educada e prestativa, me indagava o motivo de um review tão ruim e fui explicando item por item sem ser questionado em momento algum. No final da conversa ela perguntou se eu estaria disposto a aceitar uma remuneração em dinheiro para retirar ou modificar minha resenha. Isso mesmo, eles "compram" a opinião dos hóspedes. Na primeira ligação me ofereceram 100 euros para retirar minha resenha, na minha negativa eles retornaram a ligação no dia seguinte oferecendo 200 euros e conforme eu negava ela perguntava quanto eu queria, chegando ao limite de 300 euros!

Achei um absurdo, mesmo tentado a receber 300 euros (quase 1.000 reais) apenas para retirar minha opinião do site TripAdvisor. Não me vendi, pois acho que honestidade e dignidade não se compra! Infelizmente o mesmo não aconteceu com os demais que opinaram a respeito desse hotel.

Fica aqui o alerta!!! O TriAdvisor não tem culpa mas está sendo usado como ferramenta de divulgação enganosa e comprada.

Vejam meu review:
http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g187147-d1838838-Reviews-Helzear_Montorgueil-Paris_Ile_de_France.html
Ficamos impressionados com atitudes como esta.

Em Roma nós já tivemos uma experiência semelhante. No check-out de um hotel o dono disse que ganharíamos 15% de desconto na próxima hospedagem se colocássemos uma qualificação positiva no TripAdvisor e enviássemos o link da qualificação para ele.

Ao analisar as fotos, não dê crédito para as enviadas pelo hotel, que são totalmente produzidas. Veja as fotos enviadas pelos usuários, que são fotos reais, sem nenhuma edição do hotel ou mesmo do TripAdvisor.

Preste atenção na data da foto. Uma foto enviada há 3 anos não necessariamente representa o hotel atualmente. Se houve reforma, o hotel estará melhor. Se não houve, provavelmente estará pior.

O correto é: Pesquisar o hotel e depois reservar.
O que muitos fazem é: Reservar o hotel e depois pesquisar.

Muitas vezes a mudança não será possível, então você poderá ter uma grande chance de se decepcionar e até estragar por complexo a sua experiência de viagem!

O TripAdvisor é uma excelente ferramenta para planejar a sua viagem, mas é preciso saber usá-lo.

Boa viagem!

E você, já acreditou cegamente no TripAdvisor? Deu certo ou teve problemas? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

pcalixto Mensagens: 371
Qua Ago 21, 2013 4:30 pm
Um dúvida, esse usuário, chegou a denunciar essa prática no próprio trip advisor ou nos relatos? Seria interessante documentar, pedir pra enviarem um email, para que se tenha provas da prática desonesta do hotel, de toda forma valeu pela dica.

padamasceno Mensagens: 148
Qua Ago 21, 2013 4:34 pm
Uma dose extra de precaução não faz mal a ninguém, mas, verdade seja dita, eu sempre uso o TripAdvisor e até hoje nunca fui "enganado". Ou seja, por mais que existam casos assim, acredito que a grande maioria ainda é confiável.

Mas, novamente, sempre se certifique. É fácil: jogue o nome do hotel no google e procure um pouco, em dez minutinhos você já vai ter uma ótima base de opiniões sobre o hotel.

Maite Mensagens: 115
Qua Ago 21, 2013 4:53 pm
Eu nunca acredito em nada cegamente.
Baseio as minhas reservas no TripAdvisor, mas sempre olho atentamente as fotos, jogo o nome do hotel no google para ver se aparece algo... Mas nem sempre é possível evitar certas coisas.
Em Roma, me hospedei em um hotel bem qualificado, com boas fotos e resenhas, porém, ao chegar no hotel, nos colocaram no terceiro andar. Todos os dias éramos acordados 5:30 da manhã com as funcionárias andando de salto alto preparando o café da manhã que ficava no restaurante do 4 andar.
Reclamei e nada.
Cheguei no Brasil positivei no trip, mas alertei sobre esta questão que não constava em nenhuma das outras resenhas.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Ago 21, 2013 5:12 pm
Das contas falsas eu já fazia idéia, mas comprar opiniões me chocou.

Assim realemente fica complicado acreditar em alguma coisa.

É por isso que meu maior referencial em termos de viagens é o Falando de Viagem !! :D

Avatar do usuário
ZedoPalito Mensagens: 2098
Qua Ago 21, 2013 6:19 pm
Acreditar cegamente eu não acredito nem em mim! ahahhahaha

antigo arthur
Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Qua Ago 21, 2013 7:42 pm
Tbm sou assim, cegamente não acredito nem em mim! KKK! Mas tbm estou chocado com essa compra de opiniões, jamais imaginei uma coisa dessas. Faço questão de sempre opinar no Tripadivisor sobre os hotéis que uso, assim como tbm sempre verifico antes de reservar as opiniões e costumo desconsiderar a opiniões sem muitos detalhes ou genéricas demais.

E agora então que dá pontos da multiplus, aí que faço questão mesmo de sempre opinar no Tripadivisor.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Ago 21, 2013 8:13 pm
Eu também sempre opino sobre os hotéis onde me hospedo.

O último hotel onde fiquei me mandou um e-mail depois que fui embora agradecendo e pedindo para eu avaliá-lo no Trip Advisor. Sem, contudo, tentar influenciar minha avaliação.

Disse também que, se eu avaliasse, concorreria a um prêmio - um descontou ou estada grátis, não lembro - válido por 1 ano.

Bom, minha avaliação esta lá... Mas não vi prêmio nenhum até agora. :D

Naomikawa Mensagens: 33
Qua Ago 21, 2013 8:41 pm
Muito boas as dicas. Eu sempre pesquiso hotéis no Tripadvisor, e sempre tive o cuidado de ver o autor e data das fotos. Já tinha ouvido falar em ids falsos para críticas positivas, mas nunca pensei que tinha hotel recorrendo a suborno.

Avatar do usuário
AlxLee Mensagens: 301
Qua Ago 21, 2013 9:47 pm
O TripAdvisor é um ótimo referencial, uma base para vc decidir entre um hotel ou outro, que eu sempre consulto em conjunto com o LMT. Vou pesquisando no LMT, e já jogo no TripAdvisor para ver a "reputação" do hotel.
Mas sempre com um pé atrás, se não for hotel de rede conhecida, dou um google, e procuro outras infos a respeito do estabelecimento.





Booking.com

Voltar para “Hotéis”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio