O TripAdvisor é referência na ajuda aos viajantes do mundo inteiro quando o assunto é hospedagem. A maioria dos hotéis do mundo está cadastrado no site e diariamente milhares de pessoas contribuem enviando relatos sobre a hospedagem e fotos.
Ser o primeiro colocado no ranking de uma cidade é o que almeja todos os hotéis. Não é fácil, mas é possível.
Vale destacar que o primeiro colocado no ranking não é necessariamente o melhor. Uma série de fatores deve ser levada em consideração, ainda que muitas vezes o primeiro colocado seja realmente o melhor.
Como tudo na vida, o TripAdvisor virou um negócio para os hoteleiros, que muitas vezes tentam manipular os resultados. Alguns exemplos:
- Criar contas falsas para dar qualificações boas para seu hotel.
- Criar contas falsas para dar qualificações ruins para os concorrentes.
- Hotéis oferecem descontos para a próxima hospedagem em caso de qualificação positiva.
- Hotéis oferecem dinheiro para a remoção de qualificações negativas.
Isso não é culpa do TripAdvisor, mas sim de pessoas desonestas. Por isso é importante sempre analisar bem os comentários e principalmente as fotos.
Veja este relato enviado pelo nosso leitor GinoT.
Ficamos impressionados com atitudes como esta.Vou compartilhar com vocês uma experiencia desagradável que eu tive ao escolher um hotel pelo TripAdvisor.
Eu, minha esposa e filha passamos 3 dias em Paris e ao escolhermos o hotel notamos a dificuldade em se achar quartos triplos nessa cidade. Depois de muito pesquisar, chegamos à conclusão que um apart hotel ou algo semelhante seria a melhor opção.
Como de costume procurei em diversos sites de busca e dei atenção especial aos review do TripAdvisor, que estavam todos ótimos com relação ao apartamento Helzear Montorgueil. O preço não era dos melhores, mas como o "hotel" estava muito bem recomendado pelos hóspedes, fizemos a reserva direto pelo site do hotel: http://www.helzear.fr" onclick="window.open(this.href);return false; e optamos pelo pagamento antecipado pois tinha um bom desconto.
Ao chegar lá, começaram os nossos problemas. O "apart" não tem recepção, não tem interfone e não existe maneira de se passar pela porta a não ser ligando para eles virem abrir o local para o hóspede. Tivemos sorte de encontrar um vizinho cordial e atencioso que fez a ligação para o número indicado no nosso voucher. Depois de todas as confirmações por telefone, aguardamos cerca de 40 minutos sentados na calçada, cansados da viagem e carregados de malas (imaginem a cena) até que um funcionário do "hotel" chegasse para abrir a porta de entrada e depois o nosso apartamento.
O apartamento é muito pequeno, não tem ar-condicionado, o quarto não tem janela, não tem sequer um ventilador de teto, o banheiro não tem porta, quando liga o chuveiro molha todo o banheiro e também o quarto, não tem recepção, não tem serviço de quarto e não tem interfone. Enfim, um lixo!
Acabamos ficando por lá, muito a contra gosto, pois não tínhamos outra opção no momento além de já termos pago pela estadia total.
Eu o tempo todo ficava pensando nas resenhas positivas que tinha lido no TripAdvisor. Chegamos a entrar no site diversas vezes e tudo continuava "lindo" para o apart Helzear.
Chegando ao Brasil, como de costume, fiz minhas resenhas dos hotéis da viagem pelo TripAdvisor e "lasquei o pau" no Helzear de Paris, eu era o único entre cerca de 30 hóspedes a falar tão mal do apart, pensei até que o problema poderia ser eu, mas no dia seguinte a verdade apareceu!
Recebi uma ligação do Apart Helzear (em inglês), uma mulher muito educada e prestativa, me indagava o motivo de um review tão ruim e fui explicando item por item sem ser questionado em momento algum. No final da conversa ela perguntou se eu estaria disposto a aceitar uma remuneração em dinheiro para retirar ou modificar minha resenha. Isso mesmo, eles "compram" a opinião dos hóspedes. Na primeira ligação me ofereceram 100 euros para retirar minha resenha, na minha negativa eles retornaram a ligação no dia seguinte oferecendo 200 euros e conforme eu negava ela perguntava quanto eu queria, chegando ao limite de 300 euros!
Achei um absurdo, mesmo tentado a receber 300 euros (quase 1.000 reais) apenas para retirar minha opinião do site TripAdvisor. Não me vendi, pois acho que honestidade e dignidade não se compra! Infelizmente o mesmo não aconteceu com os demais que opinaram a respeito desse hotel.
Fica aqui o alerta!!! O TriAdvisor não tem culpa mas está sendo usado como ferramenta de divulgação enganosa e comprada.
Vejam meu review:
http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g187147-d1838838-Reviews-Helzear_Montorgueil-Paris_Ile_de_France.html
Em Roma nós já tivemos uma experiência semelhante. No check-out de um hotel o dono disse que ganharíamos 15% de desconto na próxima hospedagem se colocássemos uma qualificação positiva no TripAdvisor e enviássemos o link da qualificação para ele.
Ao analisar as fotos, não dê crédito para as enviadas pelo hotel, que são totalmente produzidas. Veja as fotos enviadas pelos usuários, que são fotos reais, sem nenhuma edição do hotel ou mesmo do TripAdvisor.
Preste atenção na data da foto. Uma foto enviada há 3 anos não necessariamente representa o hotel atualmente. Se houve reforma, o hotel estará melhor. Se não houve, provavelmente estará pior.
O correto é: Pesquisar o hotel e depois reservar.
O que muitos fazem é: Reservar o hotel e depois pesquisar.
Muitas vezes a mudança não será possível, então você poderá ter uma grande chance de se decepcionar e até estragar por complexo a sua experiência de viagem!
O TripAdvisor é uma excelente ferramenta para planejar a sua viagem, mas é preciso saber usá-lo.
Boa viagem!
E você, já acreditou cegamente no TripAdvisor? Deu certo ou teve problemas? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!