Timeshare / Vacation Club: Vale a pena? É um bom negócio?

Troca de informações sobre hotéis ao redor do mundo, promoções e programas de fidelidade.
czinn Mensagens: 210
Sex Set 20, 2013 7:11 pm
Cada vez mais as empresas, dos mais variados ramos desde o vendedor de picolés às grandes multinacionais, buscam a fidelização de seus clientes. O ramo de hotelaria/hospedagem também está imbuído deste objetivo.

O que são Timeshare e Vacation Club? Timeshare significa “tempo compartilhado”, entenda como funciona:

Uma unidade imobiliária é dividida em 52 partes e o ano (no calendário gregoriano) é composto por 52 semanas. Estas 52 partes são comercializadas e cada um dos 52 proprietários detém o direito de uso de 1 semana por ano. Existem variações desta divisão, podendo ser maiores (104 partes que dá direito ao uso de uma semana a cada dois anos) ou menores (12 partes que dá direito a um mês inteiro de uso por ano).

O período de duração do direito de propriedade é variável, podendo ser de 1 ano ou até vitalício. Este direito de propriedade pode ser passado em escritura.

A legislação brasileira não possui uma regulamentação específica para a propriedade compartilhada, contudo esta prática não é vedada no direito brasileiro.

O Vacation Club funciona de forma parecida:

Pode-se adquirir uma quantidade pré-determinada de pontos que serão utilizados em hospedagem no empreendimento contratado ou parceiros.

A quantidade de pontos adquiridos, duração do contrato, forma de utilização e tabela de pontuação para utilização dos empreendimentos estarão especificados em contrato.

O Vacation Club não é uma propriedade e não pode ser passado em escritura.

Tanto o Timeshare como o Vacation Club, na realidade, constituem uma pré-venda.

E quais são os custos destes sistemas?

O primeiro é o custo de aquisição que será variável de acordo com o tipo (Timeshare ou Vacation Club), duração do contrato, localização e qualidade do empreendimento entre outros.

No sistema de Timeshare existirá uma “Taxa de Manutenção” anual que deverá ser paga utilizando ou não a sua propriedade, isto garante que a sua unidade estará sempre em condições de uso e equipamentos renovados (deverá constar no contrato).

Já no Vacation Club existe a “Taxa de Utilização” que deverá ser paga sempre que você fizer uso da sua semana (variações podem ocorrer a depender do contrato).

Outro custo que é facilmente esquecido é o custo da viagem. Propriedades de Timeshare ou Vacation Club localizadas em outros países, continentes, ou até mesmo em outros estados implicam em despesas de deslocamento que deverão ser consideradas quando da aquisição dos mesmos.

Nos dois sistemas existe a possibilidade de intercâmbio da sua propriedade ou semana com outros proprietários de Timeshare ou Vacation Club.

Normalmente existe uma empresa que administra este intercâmbio. E aí implicam-se mais custos que são o de associação à esta empresa e “Taxa de Intercâmbio”.

Vale a pena? É um bom negócio? Não considero um bom negócio pelos vários custos fixos embutidos.

Contudo, cada pessoa deve analisar todas as variáveis e verificar se para o seu perfil é válido ou não.

Normalmente em uma apresentação destes sistemas são passadas inúmeras informações, que são impossíveis de assimilar, transmitidas de uma única vez sem o tempo suficiente para digerir tudo e tomar uma decisão racional.

Por isso é importante já saber como estes sistemas funcionam.

E você, conhece Timeshare ou Vacation Club? Já utilizou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

hldbond Mensagens: 57
Sex Set 20, 2013 7:20 pm
Eu possuo e deixo o aviso a todos não caiam nessa, pois fiz um pacote de 30 anos e paguei US$ 9500 por intercambio com a RCI mais uma taxa de 115 dólares bienais mais taxa de 500 e pouco reais para intercambio no brasil e 800 e pouco para intercambio fora do brasil. Isso me da direito a uma semana de intercambio façam as contas que eu não fiz no momento da adesão e me falem se valeu a pena.

davilenz Mensagens: 514
Sex Set 20, 2013 8:04 pm
Quando tentaram me vender isso eu simulei o uso em várias semanas com feriados e em várias cidades, e nunca havia disponibilidade nessas datas. Desisti na hora e nem me importei de analisar os outros custos e benefícios, aparentemente vc só consegue usar na baixa temporada e em datas que ninguém mais quer, mesmo sendo um "proprietário".

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Set 20, 2013 8:08 pm
Em 2010 pedi informação ao Marriott. Use os valores como referencial, pois é de 3 anos atrás, então deve ter aumentado.
Essa é exatamente a proposta de Marriott Vacation Club para vocês:

Marriott's Cypress Harbour

COMBO Especial: US$ 44,000 - Uma semana alta e outra media temporada :
Sinal: US$ 4,400
30 dias: US$4,400
Saldo financiado em 12 parcelas de US$ 3,135/mês
OU
Saldo financiado em 10 anos: US$ 576 /mês

Manutenção anual para as duas semanas: US$1,800

Características do Combo:
• Pontos todos os anos (Marriott Rewards, não expiram) = 200,000 pontos/ano
• Orlando (maior demanda mundial segundo empresa parceira Interval International)
• Uso a perpetuidade (Deed)
• O melhor custo beneficio do momento

Existem várias formas de pagamento, mas a mais utilizada é através de cartão de credito.

Para que tenha uma idéia do que representa 200,000 pontos em termos de uso em hotéis:

• Courtyard New York Manhattan/Fifth Avenue: 180,000 pontos, 7 noites = US$ 3,600 (de 4-11 Dez)
• : 250,000 pontos, 7 noites = US$ 8,820 (de 4-11 Dez)
• TownePlace Suites Miami Airport West/Doral Area : 200,000 pontos, 24 noites = US$ 3,300

hldbond Mensagens: 57
Sex Set 20, 2013 8:35 pm
O custo de adesão é muito alto e já fiz algumas simulações no site da RCI e realmente a disponibilidade é uma piada fiz meu contrato agora em Agosto com a rede de hoteis Bahia Principe chama-se Club Privilege dei 20% dos US$ 9500 de entrada na hora e o restante para pagar parcelado no cartão estou igual doido tentando cancelar mas eles não aceitam desistência e não devolvem o valor pago vou cancelar meu cartão para cessar a cobrança colocaram o Panamá como foro para qualquer pendencia judicial alguém já teve problemas de contrato fora do Brasil o que acontece se eu parar de pagar ou como tentar cancelar esse contrato se tiver algum advogado no fórum para me ajudar.

pcalixto Mensagens: 371
Sex Set 20, 2013 9:40 pm
Nao gosto da estratégia de marketing usada pelos vendedores desses produtos, são muito agressivos, vendem mundos e fundos antes da compra, mas depois vc sofre. Prefiro ficar com o bom e velho hotel tradicional.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Set 20, 2013 9:45 pm
A estratégia é simples: Não deixar a pessoa pensar. Se deixar, vão declinar.

hldbond Mensagens: 57
Sex Set 20, 2013 10:21 pm
Sou leitor e acompanho o fórum a algum tempo e cai nessa dos vendedores eles são bons mesmo por isso a importância desse tópico pois talvez se tivesse um parecido eu não tinha caído nessa furada pelo menos na minha opinião até o momento.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Set 21, 2013 6:16 am
Ja tentaram me pegar com essa. Ofereceram ate viagem para o Caribe caso eu aceitasse assistir a apresentacao.

Como a palavra nao sempre fez parte do meu vocabulario eu aceitei para ver como funciona.

Os vendedores sao muito agressivos e usam argumentos mais que furados como se fosse a verdade absoluta. Eles se deram mal porque as mesmas contas que eles precisavam de uma HP para fazer, eu ja tinha feito muito antes de cabeca e demolia seus argumentos a tiro de 45. Mas quem nao souber fincar pe acaba mesmo caindo. Digo isso porque em menos de duas horas escutei umas 6 garrafas de espumante serem abertas em comemoracoes. A pressao exercida eh tao grande que quando disse que iria para casa pensar, fazer contas e ligaria no dia seguinte, fui colocado contra a parede e escutei que era pegar ou largar naquele instante, que nao havia como o prazo da oferta ser prorrogado. Claro que nao aceitei.

No final , muito a contragosto, me entregaram o voucher que dava direito a 7 dias em um hotel all inclusive em Punta Cana. Quando fui ler a letrinha miuda, ate a cortesia tinha pegadinha.





Booking.com

Voltar para “Hotéis”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio