Ilha de Rodes: a ilha do sol na Grécia

Troca de informações sobre destinos na Grécia.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Jul 12, 2016 9:07 am
Imagem

Rhodes ou Rhodos, dependendo do idioma, é a maior ilha do Dodecaneso, arquipélago localizado no sudoeste da Grécia continental e nordeste de Creta. Com cerca de 1.400 Km², ela é banhada tanto pelo mar Egeo, quanto pelo mar Mediterrâneo.

Conta a mitologia grega que Helios era o Deus do Sol na era dos Titãs e a Ilha de Rodes pertencia a ele. Mitologia ou não, com certeza Rodes é a ilha do sol, com uma média de 300 dias de sol por ano, um clima tipicamente mediterrânico e temperaturas médias de 27°C no verão, tendo picos que passam dos 40°C em agosto. Definitivamente é o lugar ideal para quem quer sol, paz e águas translúcidas.

A fama da Ilha de Rodes não vem somente de seus 220 quilômetros de praias deslumbrantes, com seus lindos hotéis e resorts. A ilha tem muita história e somente sua capital, que também leva o nome de Rhodes, tem cerca de 2.400 anos. História esta que pode ser sentida e vista em cada canto da ilha, cada praia, colina ou montanha já foi testemunha de muitos fatos interessantes no passado.

Habitada desde o século XVI a.C., devido a sua localização estratégica, a ilha já foi palco de diversas guerras e passou pelo poder de diversos imperadores, governantes e países. Desde os persas até os italianos após a Primeira Guerra Mundial, passando por Alexandre, o Grande, bizantinos, romanos, turcos otomanos, ingleses, alemães e outros. Rhode Island tornou-se parte da Grécia somente no ano de 1947. Cada povo deixou um pouco de sua cultura, fazendo com que a ilha brilhe ainda mais com suas distintas facetas.

No entanto, dois fatos históricos sentimos mais presentes em toda a ilha, inclusive objetos de diversos souvenires:

- A história do famoso Colosso de Rodes, escultura em bronze erguida no século III a.C., e considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo. Era uma estátua de Hélio, representado como um belo jovem coroado de raios resplandecentes. Na mão direita da estátua havia um farol que orientava as embarcações à noite. Estima-se que possuía 30 metros de altura e pesava 70 toneladas. Ela foi construída para comemorar a retirada das tropas macedônias da ilha e foi destruída por um terremoto apenas 55 anos depois de erguida, não sendo reerguida. Os árabes que tomaram a ilha mais tarde utilizaram o bronze para outros fins. Conta-se que a estátua tinha um pé em cada lado do porto e que as embarcações deveriam passar obrigatoriamente sob as pernas da estátua. No entanto, estudos atuais dizem que a estátua estaria mais para dentro do porto, não onde se imaginava.

- A história da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários de São João de Jerusalém, em 1309 d.C. Eles se estabeleceram na ilha, usando-a como sede para a Europa, bem como uma das estações intermediárias para os peregrinos que viajavam para a Terra Santa. Os Cavaleiros Hospitalários utilizaram as antigas fortificações da capital da ilha, que foram prorrogadas, modernizadas e continuamente reforçadas. Um hospital, um palácio e diversas igrejas foram alguns dos muitos edifícios públicos construídos durante o período pelos cavaleiros, que podem ainda hoje serem visitados em Rhodes Old Town, como é chamada a parte histórica da capital.

Pudemos conhecer muito desta linda ilha, composta por pequenas aldeias tradicionais, praias semi-desertas, movimentadas áreas de resorts de férias e inclusive montanhas. Ficamos apaixonados!

Começando com a da cidade medieval de Rhodes. Incrivelmente restaurada, ela está localizada no extremo norte da ilha e foi planejada pelo famoso arquiteto da antiguidade Hippodamus of Miletus, considerada uma das mais belas e mais bem organizadas cidades da antiguidade, com a colocação exata de ruas, praças e edifícios, com portos antigos e outros modernos. O Museu Arqueológico é imperdível, tanto pelo edifício quanto por seu acervo. É Patrimônio Histórico Cultural da UNESCO desde 1988.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um dos lugares mais lindos e visitados da Rhode Island não poderia ter outro nome que não Lindos. A vila de casinhas brancas com sua imponente acrópoles no alto da montanha fica na costa leste, a cerca de 50 quilômetros de Rhodes Old Town. Muitos visitantes chegam ao local através de passeios de barco.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora um pouco das lindas praias, as quais podem ser movimentadas ou desertas, de areia ou de pedra, com ondas ou tranquilas, e dos pequenos vilarejos da ilha.

St. Pauls Bay - Lindos:

Imagem

Lalisou Beach:

Imagem

Imagem

Praias da vila de Pefko:

Imagem

Imagem

Kiotari:

Imagem

Prassonissi: localizada no extremo oeste na ilha, é o paraíso para os praticantes de windsurf e kitesurf. O vento é surpreendente e com um minuto na praia você já tem areia onde nem imagina.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Região sudoeste da ilha:

Imagem

Imagem

Limni Beach:

Imagem

Imagem

Stegna Beach: um lindo vilarejo de pescadores, com duas praias lindas e restaurantes incríveis.

Imagem

Imagem

Imagem

Seven Springs ou Epta Piges: um pequeno bosque onde existem 7 nascentes de água, uma pequena cachoeira e um lago. Quem tiver coragem pode ao invés de fazer a caminhada para ver o lago, atravessar a montanha por um túnel. São cerca de 200 metros caminhando descalços no escuro, com água até o tornozelo. O túnel é bem estreito e tem no máximo 1,80 metro de altura. Até chegar bem próximo ao final você não vê a luz do final dele. Depois que você entra não tem como voltar. Um bom exercício de autocontrole, mas na nossa opinião, uma experiência que podemos dispensar.

Imagem

Imagem

Filerimos: um pequeno complexo com ruínas de um antigo templo, igreja e monastério. Fica no alto de uma montanha, de onde se tem uma bela vista da área de Lalysos. Com um enorme crucifixo, que fica iluminado à noite. É possível chegar bem próximo de carro para quem quer ter uma visão da ilha, mas não deseja caminhar muito.

Imagem

Imagem

Kremasti: outro paraíso para os praticantes de Windsurf e kitesurf.

Imagem

Kalithea Springs: o prédio histórico, onde foram antigamente banhos, foi totalmente restaurado, com uma boa estrutura ao redor desta pequena enseada rochosa com areia em alguns pontos. Paga-se 3 euros por pessoa para entrar, mas vale a pena para usufruir da estrutura.

Imagem

Imagem

Tsambika: no alto da montanha que separa as praias de Kolymbia e Tsambika fica o pequeno monastério com a capela dedicada à Virgem Maria. Os visitantes devem subir uma estrada bem estreita com o carro, onde muitas vezes é preciso manobrar para passar dois ao mesmo tempo, e depois de estacionar e subir 300 degraus bem inclinados para chegar ao topo. Vale a pena o esforço, pois você terá uma bela vista da região, principalmente da bela praia de areia vermelha e águas cristalinas que é Tsambika.

Imagem

Imagem

Imagem

Anthony Queen Bay: uma maravilhosa baía onde foram filmadas cenas do filme Canhões de Navarone, estrelado pelo ator Anthony Queen. Por isso, ela foi batizada após a filmagem com o nome do mesmo.

Imagem

Imagem

Eli Beach: esta é a praia da cidade de Rhodes, que é mais movimentada, com muitos restaurantes e cafés na areia.

Imagem

Ladiko: ao lado da Anthony Queen Bay é uma enseada maravilhosa para nadar.

Imagem

Haraki: uma praia tranquila, com as ruínas do castelo de Faraklos no topo da colina.

Imagem

Imagem

Algo que achamos incrível na Rhode Island foi a diversidade de programas e aventuras disponíveis. Nós experimentamos alguns deles:

Tour de Segway: guiados pela Rhodes Segway Tours visitamos os mais importantes pontos da cidade fortificada de Rhodos, passando por suas ruas estreitas e descobrindo um pouco da história de seus muros medievais, para em seguida explorar seu famoso porto e a parte moderna da cidade, com seus edifícios de arquitetura italiana. Nosso guia mostrou todos os detalhes da cidade e deu dicas para as melhores fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Passeio de Veleiro: que melhor maneira de conhecer uma ilha do que um passeio de barco? Com a RhodeTrip embarcamos no veleiro Alpha Centauro e passamos o dia sentindo a brisa do mar e conhecendo três pedacinhos deste paraíso de águas translúcidas. Simplesmente maravilhoso!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Off-Road Tour: fomos conhecer as estradas que os carros normais não passam, fazendo um passeio de 4x4 com a Bumpy Rhodes Safaris passamos por colinas verdes com lindas vistas, caminhos estreitos no topo de montanhas e pequenos rios: Tudo isso conduzindo o nosso próprio jipe!

Imagem

Imagem

Imagem

Hiking ou caminhada na montanha: a natureza é algo incrível e mesmo em uma ilha onde o calor é realmente forte, conseguimos apreciá-la calmamente. Com os profissionais da Rhodetrip Gr e do Thomas Hotel fomos conhecer a pequena vila de Monolithos, onde é possível apreciar o mais lindo pôr do sol da ilha e visitar as ruínas do antigo castelo. Subimos a montanha Akramatis, o segundo pico mais alto da ilha. A caminhada de 10 quilômetros, de dificuldade moderada, é feita em caminhos em sua maioria rodeados de pinheiros. Nosso guia foi nos explicando sobre a vegetação e sobre a vida na ilha. Quando chegamos ao topo, vemos que o esforço valeu a pena, pois a vista do alto da montanha é de tirar o fôlego.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nós utilizamos um carro alugado como transporte e recomendamos muito. Sem dúvida, o principal item a ser inspecionado na retirada do carro é o funcionamento do ar condicionado, pois você irá utilizá-lo durante toda a sua viagem. A frota de táxis é grande, os preços são de certa forma tabelados e os carros em bom estado, mas é ideal para trajetos específicos, como o traslado para o aeroporto. A ilha possui transporte público, mas é relativamente demorado, com inúmeras paradas e algumas vezes é necessário trocar de ônibus, o que não é muito confortável, principalmente no calor da alta temporada.

Imagem

Muitos hotéis e restaurantes funcionam somente no período de maio a outubro, mas encontramos muitas exceções, o que não impede o turista de visitar a ilha fora de temporada, onde as temperaturas são mais amenas. Principalmente para quem quiser descansar, sem pretensão de banhos de mar demorados ou então de bronzear-se, basta apenas um maior planejamento.

Passamos duas semanas na Ilha de Rodes, mas é possível visitar os principais pontos em uma semana. Quanto mais tempo melhor, pois a ilha tem muito a oferecer. Ficamos somente em Rhodes, mas quem quiser, as ilhas vizinhas de Kastellórizo, Sými, Hálki também são destinos interessantes para excursões diárias.

Os preços são dentro do padrão, nada exorbitante, com opções de hotéis para todos os orçamentos, tanto luxuosos quantos econômicos. As ofertas para aluguel de pequenos estúdios também são grandes.

Adoramos! A Ilha de Rodes é um destino incrível, com paisagens deslumbrantes, comida agradável, pessoas simpáticas e gentis. Elas simplesmente adoravam quando contávamos que éramos do Brasil!

Matérias do FDV sobre a Grécia

- 20 dicas para você curtir o verão europeu na Grécia

- Qual moeda levar para a Grécia?

- 1000 lugares para conhecer antes de morrer: Santorini - Grécia

- Conhecendo a linda vila de Monolithos e subindo o Monte Akramytis | Grécia

- Ilha de Rodes | A ilha do sol na Grécia

- Ilha de Zakynthos | Uma paradisíaca ilha na Grécia

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

E você, conhece a Ilha de Rodes? Qual sua praia ou vilarejo predileto? Quais passeios ou atividades mais gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jul 12, 2016 9:46 am
Uma dúvida/crítica: por que não chamá-la por seu nome em português, Ilha de Rodes?

Rhode Island é também o nome de um estado americano.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 12, 2016 9:51 am
Verdade, alterei. A culpa foi minha, não da Adriana.

Adriana Mensagens: 2231
Qua Jul 13, 2016 8:25 am
Adoro a Grécia e fiquei ainda mais apaixonada pelo país após visitar Rodes.

Patricia Mensagens: 2384
Qua Jul 13, 2016 9:34 pm
Apaixonante o relato Adriana! Meu avô quando conheceu Rodes, ficou tão encantado na época que até colocou o nome na lancha dele. Imagino um lugar fantástico!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Qua Jul 13, 2016 10:00 pm
Por mais apaixonado que eu seja por ecoturismo e natureza, preciso confessar que eu também não iria nesse túnel aí não hahahah

A ilha parece incrível, ainda não conheço mas não vejo a hora!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jul 14, 2016 4:41 am
Que linda!
Estou na Grécia nesse momento e Rodes não fez parte do meu roteiro (não sabia que era tão atraente assim). Mas com certeza irei voltar aqui e colocarei essa ilha no roteiro! Adorei!

Adriana Mensagens: 2231
Qui Jul 28, 2016 10:48 am
A DPV está batendo forte aqui depois desta viagem!

carlosgonca Mensagens: 6
Qui Jul 28, 2016 11:01 am
Fez parte do meu roteiro e adorei, foi minha chegada na Grécia, vim de barco da Turquia e era a ilha mais próxima. Vale muito a pena conhecer.





Booking.com

Voltar para “Grécia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio