Food and Rum Festival: a melhor forma de aproveitar a gastronomia de Barbados

Troca de informações sobre gastronomia em Barbados.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19862 Administrador
Dom Nov 11, 2018 11:44 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum1.jpg]O Food and Rum Festival apresenta o melhor da gastronomia de Barbados

Ao programar uma viagem à Barbados, muitos turistas focam apenas nas praias e belezas naturais. Por ser uma ilha paradisíaca, é claro que a atenção voltada à natureza é algo totalmente compreensível. Porém, Barbados também é um país riquíssimo culturalmente, e um dos principais elementos desta cultura é a gastronomia. Muitos não sabem, mas a culinária caribenha é cheia de sabores, cores e texturas, e Barbados é conhecida como a capital gastronômica do Caribe.

Para tornar a sua viagem para este paraíso completa, é preciso explorar mais que o incrível mar de águas turquesas, e também conhecer os surpreendentes sabores da ilha. O Food and Rum Festival foi criado com o propósito de valorizar a gastronomia local e acontece todo ano no mês de outubro. No evento, toda a gastronomia e drinks a base de rum são assinados pelos melhores chefs e mixologistas barbadianos.

Leia também: O que fazer em Barbados?

Como funciona o festival?

O Food and Rum Festival acontece em uma determinada semana de outubro, ano após ano, na capital Bridgetown. Durante este período, há um evento por dia - em 2018, por exemplo, foram quatro dias de festival. O propósito é sempre a valorização da culinária local, mas o formato em que a gastronomia é apresentada é diferente a cada dia. Os eventos vão desde coquetéis, com DJs e muita animação, até jantares privativos e sofisticados. Ao nosso ver, essa variedade é o que torna o Food and Rum Festival tão bem feito e atrativo.

A proposta do festival é muito bem executada, porque cada dia de evento é completamente diferente do outro. Dessa forma, o visitante pode frequentar todos os dias de festival, e mesmo assim, ser sempre surpreendido. Os ingressos são separados por dia e devem ser comprados antecipadamente. Diferentes de muitos eventos gastronômicos que acontecem pelo mundo, no Food and Rum, o visitante paga um só preço para aproveitar o quanto quiser das comidas e drinks. Este aspecto faz toda a diferença na dinâmica do evento, porque impede a formação de filas, desorganização e a preocupação com o quanto de dinheiro levar e gastar. Outra característica positiva é que o público do festival é composto por locais e turistas, na mesma proporção. O Food and Rum está longe de ser ''pega turista'', muito pelo contrário, é um verdadeiro acontecimento na ilha aguardado pelos moradores.

O Falando de Viagem participou da edição de 2018 do Food and Rum Festival. Apesar da programação mudar a cada ano, acreditamos que ao contar a nossa experiência, o viajante poderá entender melhor o funcionamento do festival e se animar para participar das próximas edições. Fomos em três dos quatro dias de eventos - ''Taste of the Exotic'', ''Gourmet Safari'' e ''Taste the Spirits of Polo''. Clique aqui para conferir o panfleto da programação de 2018.

O ''Taste of the Exotic'' foi um evento noturno, em formato de coquetel, com DJs, pista de dança e muita animação. As comidas e bebidas foram dispostas em stands e servidas em pequenas porções, para que os visitantes pudessem experimentar livremente todas as criações dos chefs e mixologistas. Apesar de bem feito, este foi, dos três, o formato mais comum.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum13.jpg]O evento aconteceu em uma grande tenda, montada exclusivamente para o festival

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum14.jpg]O formato dos stands é prático e eficaz

Já o ''Gourmet Safari'', foi a experiência mais exclusiva e sofisticada do festival deste ano. Na data, 19 restaurantes de Barbados apresentaram menus especiais para o festival. Nós optamos por um jantar no Hugo's, que ofereceu um menu degustação com várias etapas e drinks a base de rum por 90 dólares por pessoa. Apesar da gastronomia entregue ser sempre de altíssimo nível independente do formato do evento, recomendamos fortemente que o visitante participe desta versão mais sofisticada, para uma experiência mais completa.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum12.jpg]O ambiente do restaurante Hugo's

Por último, o ''Taste the Spirits of Polo'' foi o responsável por fechar o Food and Rum 2018 com chave de ouro, com o formato mais diferente de todos. O evento misturou a gastronomia com uma partida de polo, o principal esporte de Barbados. As comidas e drinks foram servidas em stands, assim como no ''Taste of the Exotic''. O evento foi um meio termo entre o primeiro e segundo, porque apesar do formato mais dinâmico, teve o ar luxuoso e sofisticado da partida de polo.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum15.jpg]De um lado, a gastronomia. Do outro, a partida de polo

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum16.jpg]A partida de polo

O nosso objetivo em descrever brevemente os eventos que participamos no Food and Rum 2018 é mostrar como cada dia do festival é único, dinâmico e interessante de sua própria maneira. Mesmo que as próximas edições tenham eventos completamente diferentes, o objetivo final do Food and Rum sempre será o mesmo, ano após ano.

A gastronomia de Barbados

Assim como no Brasil, a culinária do Caribe é fruto de uma combinação cultural muito rica de africanos e indígenas. Algumas das principais características dos pratos são o uso de: frutos do mar, cordeiro, frango, frutas tropicais e temperos picantes. O resultado é uma explosão apaixonante de sabores e texturas.

Para acompanhar, rum: o drink mais famoso de Barbados e que dá o nome ao festival. A bebida é considerada um patrimônio cultural da ilha, assim como a cachaça é para o Brasil. O rum de Barbados é um dos melhores e mais puros do mundo. Isso acontece porque a água da ilha é naturalmente de altíssima qualidade (a água da pia é superior da de garrafa!), então não é preciso purificar a bebida de forma industrial. Além deste benefício da natureza, a principal atividade econômica do país desde a colonização é a cana de açúcar, matéria prima do rum. Essa fórmula mágica é a responsável pelo tão famoso rum barbadiano, o protagonista alcoólico do Food and Rum Festival.

Confira algumas fotos das criações deliciosas servidas no Food and Rum Festival 2018:

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum2.jpg]As pequenas porções permitem que o visitante experimente de tudo um pouco

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum3.jpg]Sopa de fruta de pão

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum4.jpg]Tacos

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum5.jpg]Cordeiro

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum6.jpg]Macaroons

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum7.jpg]Cupcakes com rum

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum8.jpg]Cheesecake

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum9.jpg]Mixologista trabalhando![/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum10.jpg]Drink a base de rum

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/FoodAndRum11.jpg]Drinks a base de rum sendo servidos

Leia também: É seguro viajar para Barbados?

Vale a pena ir no Food and Rum?

Definitivamente sim! Barbados é um destino paradisíaco completo: praias incríveis, natureza exuberante, ótima estrutura hoteleira, segurança, povo acolhedor, e, para completar, uma excelente culinária. Por ser a capital gastronômica do Caribe, é claro que você terá uma boa experiência neste aspecto em qualquer época do ano. Porém, enquanto refeições em restaurantes comuns não têm a garantia de serem sempre espetaculares, no Food and Rum Festival, você tem a certeza de estar desfrutando o melhor que a ilha tem para oferecer gastronomicamente. O evento é uma oportunidade única de ter contato com as criações dos melhores chefs e mixologistas de Barbados de forma dinâmica. Se você tem vontade de conhecer Barbados, considere marcar a viagem para outubro para poder participar deste festival incrível.

Bom apetite!

Texto e fotos: Manoela Caldas.

O Falando de Viagem viajou para Barbados a convite do Visit Barbados.

E você, já viajou para Barbados? Foi ao Food and Rum Festival? O que achou da gastronomia? E do evento? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Nov 12, 2018 9:04 am
Que legal saber mais desse festival! Nunca tinha ouvido falar e adorei! Unir um festival desse com um destino paradisíaco torna a viagem ainda mais atraente!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Sáb Dez 22, 2018 12:19 pm
Eventos assim são ótimos, pois é mais uma coisa para fazer no destino, mas em compensação costuma ser uma época de alta temporada e a diária dos hotéis costuma subir consideravelmente.





Booking.com

Voltar para “Onde comer em Barbados”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio