Como é voar na Classe Executiva da KLM no Boeing 787-9

Avaliações de voos realizados na KLM.
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GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 01, 2019 7:00 pm
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A KLM é uma companhia aérea holandesa que opera voos diários partindo de São Paulo (7 voos semanais) e Rio de Janeiro (7 voos semanais). A companhia aérea também opera quatro voos por semana saindo do Aeroporto de Fortaleza. Todos os voos têm como destino o Aeroporto Schiphol, em Amsterdã.

KL 705, o voo com o 787 da KLM, parte de Amsterdã (AMS) todos os dias às 10:40 e chega ao Rio de Janeiro (GIG) às 19:55. O voo de retorno, KL 706, parte do Rio de Janeiro (GIG) às 21:50 e pousa em Amsterdã (AMS) às 12:15. Ou seja: um voo é diurno e o outro noturno.

Cada companhia aérea define a configuração interna das suas aeronaves, então externamente todos são iguais, mas internamente cada avião é diferente. A KLM configurou assim seus 787-9:
- Economy (Classe Econômica), com 216 assentos;
- Economy Comfort (assentos mais confortáveis dentro da Economy), com 48 assentos;
- World Business Class (Classe Executiva), com 30 assentos.

Leia também: KLM Crown Lounge | Aeroporto de Amsterdã (AMS) | Holanda

Eu fiz o voo na Classe Executiva na ida. Na volta, voltei de Air France, que faz parte do mesmo grupo. Essa é uma estratégia interessante, pois você pode conhecer dois países na mesma viagem, e o stopover é gratuito. Sendo assim, se você tem tempo, vale muito a pena. Por isso, a minha experiência foi apenas de um voo, na ida.

A Classe Executiva tem configuração 1-2-1, que é a configuração mais comum - e a melhor, pois oferece mais privacidade. Todos os assentos têm acesso direto ao corredor, os assentos são full-flat (reclinação total), o interior apresenta carpetes, painéis, cortinas, iluminação, cobertores, almofadas e estofados renovados.

Leia também: Classe Executiva | Configuração 2-3-2 x 2-2-2 x 1-2-1

A experiência começa antes mesmo de voar e recomendo baixar o app da KLM para receber notificações. Ao acordar no dia do voo, por exemplo, foi informado de que o voo atrasaria em mais ou menos uma hora, com bastante antecedência. Assim, não precisei chegar tão cedo ao aeroporto. Imprevistos podem acontecer, por vários motivos, e receber informações em tempo real no aplicativo é muito prático. Além disto, você pode marcar seu assento, solicitar refeições especiais e realizar o check-in.

Eu, claro, fui fazer o check-in on-line para ver se realmente é prático. E é. O processo é bem simples, mas no final tem um grande diferencial, que outras companhias aéreas deveriam imitar: ele envia o seu cartão de embarque por WhatsApp. Além disto, você pode interagir com o robô no aplicativo, fazendo perguntas. Adorei!

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Leia também: KLM no WhatsApp | Interação em tempo real com o passageiro e sua família

No aeroporto

Ao chegar ao GIG, fui direto para o check-in, que geralmente abre 3 horas antes do voo. A fila especial para a Classe Executiva geralmente é inexistente ou pequena, então o processo ocorre de forma rápida. A fila, chamada de SkyPriority, recebe os seguintes passageiros:
- Classe Executiva;
- Flying Blue Platinum, Gold, Silver e Petroleum;
- SkyTeam Elite e Elite Plus;
- Premium Economy.

Depois, segui para o GOL Premium Lounge, a sala VIP da GOL Linhas Aéreas, que tem um acordo com a KLM. Por isso, todos os passageiros voando com a KLM podem usar o espaço gratuitamente. Para mim, é uma das melhores salas do aeroporto, com design moderno e arrojado, além de boas opções de alimentos e bebidas.

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Leia também: Guia de salas VIP | Aeroportos do Brasil

No horário combinado, e com as filas claramente demarcadas, embarquei na aeronave. Tentei fazer o embarque antecipado, para tirar fotos da aeronave sem os demais passageiros, como sempre faço, mas não consegui. Por causa do atraso do voo, não foi autorizado, então não consegui conhecer as outras classes de serviço do 787.

Na aeronave

A primeira boa impressão é a decoração da aeronave. A cor da companhia aérea é o azul, que também é a minha cor favorita, então de cara já achei o avião muito bonito. Além disto, as comissárias de bordo, também muito bonitas com seus uniformes azuis, estavam com um sorriso tão bonito de boas-vindas que me senti em casa. Esse tratamento, definitivamente, faz toda a diferença. Se sentir bem recebido, em qualquer lugar, fica na memória.

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Após me acomodar, no assento 2D, recebi o welcome drink. Pedi, claro, champanhe. Em uma companhia aérea holandesa, não poderia deixar de haver uma cerveja também holandesa, por isso a Heineken também é uma das opções oferecidas aos passageiros. Para quem não bebe, tem água e suco de laranja como opções.

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Os assentos são muito confortáveis e em todos eles você terá:
- Revista de bordo;
- Entretenimento individual;
- Tomada;
- Entrada USB;
- Fone de ouvido;
- Cobertor e travesseiro;
- Kit de amenities;
- Gaveta para guardar seus pertences;
- Poltrona que reclina a 180 graus.

As comissárias, com o constante sorriso no rosto, entregam o amenity kit, o cardápio e oferecem jornais. Depois da decolagem, você receberá uma toalha quente para limpar as mãos, e poderá continuar degustando seu champanhe ou outra bebida desejada enquanto decide o que irá comer.

O kit de amenidades foi desenvolvido pelos famosos estilistas Viktor & Rolf e dentro dele você terá: máscara para dormir, meias, protetor de ouvido, escova e pasta de dente, caneta e hidratante. A case azul onde vem as amenidades é bem bonita e vale levar com você. Além disto, no final do voo, todo passageiro que viaja na World Business Class recebe uma casinha de porcelana Delft, que são colecionáveis e contêm gim tipicamente holandês em seu interior. Em 2018, foi a de número 99. Em 2019, será especial, afinal serão 100 anos de KLM.

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Amenity kit.

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Fone de ouvido.

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Casinha de porcelana.

Nesse voo, com quase 11 horas de duração, é servido o jantar logo após a decolagem e o café da manhã pouco antes da chegada. No cardápio, um diferencial: ele foi totalmente elaborado por um brasileiro, o Rodrigo Oliveira. Ele é o chef proprietário dos restaurantes Mocotó e Balaio e eleito o "Chef do Ano" e "Uma das cem personalidades mais influentes". O restaurante Esquina Mocotó, que encerrou as atividades em 2018, manteve sua estrela no aclamado Guia Michelin 2018 e o Mocotó está na categoria Bib Gourmand do guia. A boa notícia é que quem viaja na Classe Econômica também tem um menu assinado pelo chef.

Veja fotos do jantar e café da manhã:

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A comida é um dos destaques, sem dúvidas. O chef consegue equilibrar os sabores e fazer invenções que tornam os pratos visualmente bonitos e saborosos, mesmo com as mil e uma limitações de se preparar comida de alta qualidade nos ares.

Após a refeição, você tem como opção usar o entretenimento individual, com cerca de 200 filmes, 200 programas de TV, jogos e músicas, usando a tela sensível ao toque de 16 polegadas na executiva, se conectar no Wi-Fi, seja para trabalhar, usar as redes sociais ou conversar com amigos e parentes, ou dormir. Pelo horário, dormir foi a minha escolha, afinal, queria chegar descansado para não perder um minuto sequer na Holanda.

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Se você quiser jantar e tomar o café da manhã, como foi o meu caso, dá para dormir em torno de 7 horas nesse voo. Se pular uma das refeições, dá para dormir um pouco mais. Apesar de ter boas opções na sala VIP da GOL, elas não se comparam aos pratos servidos na Classe Executiva, por isso fiz questão de ficar acordado para degustá-los.

O assento é bem confortável, sendo possível dormir muito bem. Também destaco a ótima qualidade do travesseiro e do cobertor. Eu também costumo viajar com uma almofada da FOM, para me dar mais conforto. O Dreamliner tem maior pressão na cabine, o que melhora o bem-estar a bordo, e sempre quando eu faço voos na aeronave meu corpo sente isso. Fora isso, é uma aeronave mais silenciosa, o que é sempre bem-vindo, e tem janelas maiores, com entrada de luz ajustável por botão. A tecnologia faz diferença, né?

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Depois de uma saudação das comissárias, deixei a aeronave, e comecei a minha viagem.

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Veja um vídeo que mostra mais sobre como foi o meu voo:

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Conclusão

Adorei voar na KLM! Essa foi a minha primeira vez na companhia aérea e eu não poderia ter ficado mais satisfeito. Gostei muito do atendimento, que para mim é um dos fatores mais importantes ao viajar em uma classe premium. Os assentos, nessa configuração, são parecidos com os de outras companhias aéreas, por isso o atendimento, além da comida e dos produtos usados a bordo, faz total diferença na escolha. Achei a KLM mais descolada do que a Air France, por exemplo. São propostas diferentes, claro, mas ambas são interessantes. Os jovens, por exemplo, acho que gostarão mais de voar com a KLM. Quem é mais velho, e gosta do clássico, se identifica mais com a Air France.

O Boeing 787 é uma excelente aeronave, que é mais econômica e silenciosa do que outros modelos. Para os cariocas, é ótimo ter essa aeronave operando diariamente os voos rumo à Europa.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para a Europa a convite da KLM e da Air France, com apoio da Holland Alliance e da Atout France.

E você, já viajou na Classe Executiva da KLM? Gostou do assento? E dos alimentos e bebidas? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
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JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jan 02, 2019 11:02 am
Nunca voei com a KLM e adorei saber como é. Pelo relato acho que vou preferir do que a AF.

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Jan 07, 2019 5:47 pm
Como é viajar na Europe Business Class da KLM no Boeing 737-800 https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=151&t=16865" onclick="window.open(this.href);return false;

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Beatriz Mensagens: 2034
Ter Jan 29, 2019 9:48 am
Essa cor azul é tudo... fica muito bonito o interior e o uniforme das comissárias.

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Mar 20, 2019 4:50 pm
KLM lança novo menu de Chef Rodrigo Oliveira em seus voos partindo do Brasil

A KLM, companhia aérea holandesa, e o Chef Rodrigo Oliveira, anunciam no quinto ano da parceria um novo menu para as classes World Business Class e Economy, nos voos que partem de São Paulo e Rio de Janeiro para Amsterdã. As criações para a KLM são renovadas a cada três meses para a classe executiva e a cada seis meses para a classe econômica, e estarão disponíveis até novembro.

Reconhecido pela sua raiz sertaneja, que prioriza os ingredientes brasileiros, o Chef Rodrigo incorpora esses elementos típicos da sua cozinha nas criações para a KLM. Os passageiros que voam das capitais paulista e fluminense para Amsterdã provarão, entre as opções, o salpicão de macarrão com siri, vegetais e lascas de coco crocante, com pimenta biquinho, azeite de salsinha e mix de mini folhas, a cocada mole com mix de castanhas e coco, e muitas mais.

Confira abaixo ou no site da KLM os pratos assinados pelo Chef Rodrigo Oliveira para os voos saindo de Rio de Janeiro e São Paulo para Amsterdã:

WORLD BUSINESS CLASS

Ciclo 1 (de dezembro a fevereiro)
Prato principal: Coxa sobrecoxa assada, com creme de milho verde, tomate cereja, mini milho assada, cebola em conserva e cebolinha.
Sobremesa: Quindim de manga com pérolas de sagu ao vinho e crocante de coco

Ciclo 2 (de março a maio) – cardápio vigente a bordo
Entrada: Salpicão de macarrão com siri, vegetais e lascas de coco crocante, com pimenta biquinho, azeite de salsinha e mix de mini folhas.
Prato principal: Coxa sobrecoxa assada, com creme de milho verde, tomate cereja, mini milho assada, cebola em conserva e cebolinha.
Sobremesa: Cocada mole com mix de castanhas e coco.

Ciclo 3 (de junho a agosto)
Prato principal: Filé de bijupirá braseado, arroz com leite de coco, pirão de peixe, abóbora, pimenta biquinho e coentro.
Sobremesa: Pudim de chocolate com laranja.

Ciclo 4 (de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020)
Entrada: Salada de grãos com vinagrete de uva, mix de mini folhas e uvas fatiadas e queijo de cabra.
Prato principal: Carne de panela com cuscuz de milho, legumes e feijão, pimenta biquinho e cebolinha picada.
Sobremesa: Cocada mole com mix de castanhas e coco.

ECONOMY CLASS

Ciclos 1 e 4 (de setembro de 2019 a fevereiro de 2020).
Prato principal: Escondidinho de frango, com mix de legumes.
Ciclos 2 e 3 (de março a agosto).
Prato principal: Atolado de frango, com arroz da horta, abobrinha, mandioquinha e tomate cereja.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Dez 10, 2019 1:53 pm
KLM Crown Lounge | Área não-Schengen | Aeroporto Schiphol (AMS) em Amsterdã https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=704&t=18190" onclick="window.open(this.href);return false;

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GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Dez 11, 2019 3:31 pm
Curiosidade:
A KLM é uma das poucas companhias aéreas que nomeia seus aviões. Embora os motivos exatos tenham se perdido no tempo, o primeiro avião da KLM tinha um apelido baseado em seu registro: DD, Dikke Dirk ("Dirk o Gordo"). A companhia aérea seleciona um tema específico para cada tipo de aeronave. Os Dreamliners, por exemplo, têm nomes de flores – Girassol, Jasmim, Lavanda e Lírio – que são típicos produtos de exportação holandeses. Os 747 são nomeados de acordo com as principais cidades do mundo, principalmente porque operam voos de longa distância. Os 737 são nomeados em homenagem aos pássaros, enquanto os nossos A330 receberam o nome de famosas praças de todo o mundo.





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