Como é voar na Classe Econômica Comfort do Boeing 777-200 da KLM

Avaliações de voos realizados na KLM.
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Dez 12, 2019 9:35 am
Imagem

A KLM é a companhia aérea mais antiga do mundo que ainda opera com o seu nome original, e agora em 2019 está completando 100 anos de existência. Essa tradicional empresa de origem holandesa sempre foi conhecida pelo alto padrão dos serviços, tanto em solo como durante a viagem, e nos últimos anos vem investindo na renovação da sua frota e modernização do layout das classes econômica e executiva.

Neste panorama, a KLM implantou em seus aviões a Econômica Comfort, que não chega a agregar serviços diferenciados como as Econômicas Premium de algumas empresas, mas oferece assentos na parte da frente da aeronave, com maior espaço para as pernas e melhor ângulo de reclinação.

Em uma viagem entre o Brasil e Amsterdã espere gastar em torno de R$ 700,00 por trecho e por passageiro para que possa selecionar um dos assentos localizados na Econômica Comfort, o que não chega a ser um valor desprezível, mas também não constitui um investimento inviável.

Leia também:
- Como é voar na Classe Executiva da KLM no Boeing 787-9
- Como é viajar na Europe Business Class da KLM no Boeing 737-800

A principal questão é: vale a pena pagar mais pela Econômica Comfort? É exatamente sobre isso que iremos falar agora, visando auxiliar vocês nessa importante decisão.

Horário dos voos

Voo de ida: KL 0706, decolando às 20:50 do GIG e chegando às 12:15 em AMS.
Voo de volta: KL 0705, decolando às 10:45 de AMS e chegando às 18:40 no GIG.

Ou seja, o voo da ida é noturno, e após terminado o jantar você estará em um bom horário para dormir, fazendo com que o tempo passe mais rapidamente. Já o voo de volta é totalmente diurno, e dormir é um pouco mais difícil.

No aeroporto

O fato de se viajar na Econômica Comfort não garante qualquer prioridade no check-in, despacho de malas, acesso às salas VIP ou atendimento preferencial. Por isso, recomendo chegar ao aeroporto com antecedência, para que possa concluir os trâmites burocráticos com calma e se dirigir ao portão de embarque. O ideal é chegar pelo menos 3 horas antes do horário previsto para a decolagem do voo.

No meu caso, fiz o check-in on-line, não enfrentei qualquer fila, e em poucos minutos estava entrando na área segura do Aeroporto do Galeão (GIG). Vale destacar que há uma fila especial para quem só precisa despachar a bagagem por já ter realizado o check-in de forma on-line.

Como tenho o cartão de crédito Porto Seguro Visa Infinite, que me oferece acesso gratuito e ilimitado ao Priority Pass, aproveitei o tempo livre para descansar na ótima sala VIP Plaza Premium Lounge, localizada no Terminal Internacional, onde foi possível, inclusive, tomar um banho antes do voo.

Imagem

Imagem

Leia também: Sala VIP Plaza Premium Lounge Internacional - Aeroporto do Galeão no Píer Sul - Rio de Janeiro

Pouco antes do início do embarque seguir para o portão e, como falei acima, a Econômica Comfort não assegura prioridade no embarque - é a mesma fila da Classe Econômica.

Na aeronave

Após o embarque das prioridades por lei, o acesso à aeronave é começa para os passageiros da Classe Executiva, assim como para portadores de nível elite da KLM ou SkyTeam, e somente então os passageiros da Classe Econômica podem entrar.

A aeronave em que voei é um Boeing 777-200, que apesar de ser um pouco mais antiga, teve o seu interior renovado, e por isso está em perfeita sintonia com o novo padrão de conforto da companhia. Vale destacar que, nessa rota, a aeronave usada costuma ser o excelente Boeing 787-9 Dreamliner.

Imagem

Imagem

Imagem

O meu assento foi o primeiro da Classe Econômica, na fileira 10, e por causa disso tive à disposição um generoso espaço para pernas, que aliado à maior reclinação do encosto, proporcionou um bom nível de conforto. Esse assento é ideal para quem é grande, com mais de 1.80 metro.

Imagem

Imagem

É preciso alertar que as poltronas da fileira 10, apesar do enorme espaço para as pernas, são um pouco mais estreitas do que as demais cadeiras da Econômica Comfort, pelo fato da mesa de refeição e do sistema de entretenimento estarem instalados no braço. Nas demais poltronas da Econômica Comfort o espaço para as pernas ainda é bom, e o encosto de braço pode ser levantado caso não tenha nenhum passageiro ao seu lado - assim você pode deitar.

O layout na Economy Class é 3-4-3 e, por este motivo, se você está viajando sozinho ou em casal, deve considerar sentar nos assentos centrais, pois assim quem estiver no corredor terá que se levantar para dar passagem apenas para uma pessoa, enquanto que quem senta no corredor das fileiras laterais, terá que dar passagem para dois outros viajantes, quando necessário. O interior da aeronave não é moderno e aconchegante como dos novos Boeing 787, mas encontra-se em bom estado de conservação.

Na aeronave, são, ao todo, 316 assentos:
- 34 assentos na Classe Executiva;
- 40 assentos na Classe Econômica Comfort;
- 242 assentos na Classe Econômica.

Na Econômica Comfort você terá um pequeno travesseiro e manta à disposição, que mesmo básicos ajudam a melhorar o conforto. Os fones de ouvido são intra-auriculares básicos e se tornam desconfortáveis após algumas horas de uso. Se possível, leve o seu próprio fone para ter maior comodidade durante as mais de 11 horas de voo.

Imagem

Após me acomodar, as comissárias ofereceram uma garrafa de água e lenços umedecidos para higienização das mãos e rosto.

Imagem

Em todos os assentos da Econômica Comfort, você terá:
- Revista de bordo;
- Entretenimento individual;
- Entrada USB;
- Fone de ouvido;
- Cobertor e travesseiro básicos.

Em termos gerais o assento é confortável e o bom espaço para as pernas, aliado ao maior ângulo de reclinação, permitem encontrar boa posição para assistir filmes, bem como para dormir.

Como é o entretenimento individual

O sistema de entretenimento é apenas razoável, com tela de tamanho adequado e boa definição. Contudo, a oferta de conteúdo não é tão ampla e muitos filmes não tem opção de legendas ou áudio em português. Encontramos alguns filmes clássicos e lançamentos recentes, mas para um voo tão longo seria interessante uma maior variedade.

Imagem

Quem quiser carregar seus dispositivos eletrônico pode utilizar a entrada USB disponível.

Como funciona a internet?

Os passageiros no nosso voo poderiam utilizar gratuitamente a internet para enviar mensagem de texto por 1 hora, sendo, ainda, oferecidos os seguintes pacotes pagos:
- Surf 1 hora: 1 hora de acesso livre por 8 euros;
- Surf Full Flight: voo inteiro com acesso à internet por 18 euros;
- Stream Full Flight: voo inteiro com acesso à internet - podendo usar streaming - por 30 euros.

Utilizei apenas o serviço gratuito de 1 hora e tanto a conexão como a utilização foram muito fáceis e rápidos, funcionamento perfeitamente durante o período concedido.

Leia também: Como funciona a internet nos aviões da KLM

Refeições

Pouco tempo depois de iniciado o voo, o serviço de bordo começa a ser servido, com o jantar. As opções disponíveis eram massa e carne, ambos acompanhados de uma salada e bebida à escolha do passageiro. Dentre as opções de bebidas era oferecido, inclusive, vinhos branco e tinto, em garrafas de 187ml. Escolhi o prato de carne, acompanhado de um vinho tinto, e a refeição estava com boa apresentação e sabor agradável.

Imagem

Um pouco antes do pouso em Amsterdã foi servido um café da manhã, com omelete, frutas, pão e bolo.

Imagem

No voo de Amsterdã para o Rio de Janeiro, que é realizado durante o dia, foi oferecido um prato com almôndegas no almoço, um lanche leve no meio do voo e uma pizza próximo da chegada ao Brasil.

Imagem

Imagem

Imagem

Todas as refeições estavam satisfatórias, tanto em termos de sabor, como de quantidade. Inclusive, podemos afirmar que para uma Classe Econômica, estão em um patamar superior quando comparadas a outras companhias aéreas. O serviço merece destaque, pois foi atencioso e eficiente, confirmando a tradição da KLM de acolher muito bem os seus passageiros.

Próximo do pouso em Amsterdã, são mostrados os voos em conexão, inclusive portões de embarque, o que facilita a locomoção daqueles que irão continuar viagem para outro destino.

Imagem

Conclusão

Eu já havia viajado com a KLM há alguns anos, na Classe Executiva, e apesar da disposição antiga das poltronas na época, na configuração 2-3-2, o serviço e as refeições tornaram a experiência inesquecível. Na Econômica Comfort também fiquei satisfeito, pois apesar de não ter o mesmo nível de conforto, tive acesso a boas refeições e um ótimo atendimento.

O investimento adicional na Econômica Comfort, na minha opinião, pode ser interessante para pessoas maiores, que precisem de maior espaço para as pernas. Caso contrário, entendemos que o pequeno ganho na reclinação, por si só, não justifica o investimento.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou a convite da KLM.

E você, já voou com a KLM? Em qual classe de serviço? Conhece a Econômica Comfort? Gostou? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Dez 12, 2019 1:01 pm
Gosto muito da KLM. Sempre tive ótimas experiências com essa cia aérea.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Dez 17, 2019 8:57 am
Minha experiência na KLM é na Classe Executiva do 787 e gostei muito. A Comfort, com certeza, oferece mais conforto do que os assentos convencionais.





Booking.com

Voltar para “Avaliações da KLM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio