Reykjavík: a capital mais setentrional do mundo

Troca de informações sobre destinos na Islândia.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Ago 15, 2014 9:14 am
Imagem

Reykjavík (ou se preferirem Reiquejavique) significa baía fumegante e é a capital da Islândia, a capital mais setentrional do mundo, já perto do círculo polar ártico. Dois terços da população do país mora na região de Reykjavík, onde também estão concentradas as principais instituições políticas, financeiras, comerciais e industriais. Além do porto, importante não só para a Islândia, mas para as rotas de comércio do Atlântico Norte.

Uma cidade, que como outras nórdicas, tem suas casas com paredes onduladas e telhados pintados. Tudo muito colorido e vibrante, uma colcha de retalhos em tamanho gigante, uma tentativa dos habitantes para afastar o cinza do inverno, onde os dias duram quatro horas.

Leia também: Islândia | Uma aventura na terra do fogo e do gelo

Encontramos arquitetura e design em muitos pontos da cidade, edifícios que às vezes parecem duros externamente, mas que em seus interiores predominam o conforto e o aconchego. A arte também está em cada canto, um simples hidrante, uma bicicleta ou uma caixa de energia são telas para a reprodução de pensamentos e ideias. Há também muitas esculturas espalhadas pela cidade.

Nos informaram que todo islandês tem duas profissões, uma em que digamos ele trabalha todos os dias e na segunda ele é músico. Alguns conseguem combinar as duas na música. Você não deve perguntar se ele toca um instrumento musical e sim perguntar quais instrumentos ele toca.

O islandês respira música e em tempos de MP3 e streamings estávamos desacostumados em ver tantas lojas exclusivas de música, não só de instrumentos, mas de CD's, LP's. Algumas lojas de produtos novos e outras sebos. Muitos bares, restaurantes e cafés oferecem com música ao vivo.

A vida noturna de Reykjavík é bem movimentada, com muitos bares e discotecas "abrindo" tarde da noite, ou seja, antes das 1h30min da manhã a festa realmente não começa. Mesmo o álcool sendo caro, o pessoal aproveita bem os finais de semana. Os bares não cobram entrada, então você pode ir de um para outro sem problema, caso não tenha gostado da música, esteja muito cheio ou simplesmente para conhecer o próximo.

O alto índice de desenvolvimento humano e os excelentes indicadores sociais de qualidade de vida, são perceptíveis na quantidade de museus, escolas, universidades, bibliotecas, livrarias e teatros que encontramos. Ruas limpas, bem iluminadas e estradas boas, mesmo para um país que sofre bastante com a força da natureza e que não muito tempo atrás sofreu uma grave crise econômica.

Tudo isso impressiona em uma cidade que com sua região metropolitana tem cerca de 200.000 habitantes.

Vamos agora conhecer um pouco desta linda cidade e alguns de seus principais pontos turísticos.

Prefeitura

Imagem

Imagem

Lago

Logo atrás da prefeitura está o lago Tjörnin, um belo lugar para passear e visitar seus moradores, que mesmo com uma parte do lago congelada, continuam por lá. Em suas margens estão: a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional, o Teatro Nacional, a Suprema Corte, o Reykjavík Art Museum, o Living Art Museum, um dos prédios do Parlamento e a Catedral Luterana.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Centro e Centro histórico

Nesta área estão localizados a maioria dos hotéis, restaurantes, cafés, lojas e no alto de uma colina, a Hallgrímskirkja, igreja onde os visitantes podem subir na torre e ter uma bela vista da cidade, infelizmente quando visitamos estava chovendo então não subimos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Área do Porto

A parte moderna do porto é fechada para os visitantes normais, mas o antigo porto virou uma área de turismo com diversas lojas de souvenirs e restaurantes, onde a tradicional sopa de lagostas é servida. De onde também partem os barcos para passeios e para observação de baleias. No inverno estes passeios são irregulares, dependem muito das condições climáticas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Harpa Conference & Concert Center

Esta incrível, linda e premiada obra arquitetônica, com seus 28.000m², é a casa da Orquestra Sinfônica da Islândia. Desde sua inauguração em 2011, sedia shows, eventos musicais e teatrais, exposições e congressos.

A fachada de painéis de vidro desenhada pelo artista Ólafur Elíasson, cria um incrível jogo de luzes, um caleidoscópio com reflexos do céu, do sol e do mar. Durante a noite, a iluminação nas cores da aurora boreal é mais um espetáculo.

Visitamos o prédio sem guia, mas existem tours guiados, que podem ser agendados no site: http://www.harpa.is

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não muito longe da ópera está um dos símbolos da cidade, a escultura Solfar - Sun Voyager.

Imagem

Conclusão

Adoramos! Uma cidade super organizada e limpa, que foi nossa base no país. É pequena se compararmos com outras capitais europeias, mas tem tanta coisa diferente para descobrirmos e observarmos que podemos passar bons dias por lá. Mesmo com temperaturas baixas, a simpatia e o bom humor da população fez com que a cidade ficasse quente e acolhedora. Mesmo distante, um lugar que com certeza, se tivermos oportunidade, voltaremos.

Boa viagem!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

E você, conhece Reykjavík? Quais locais visitou? O que mais gostou? O que recomenda? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

cebo69 Mensagens: 32
Sex Ago 15, 2014 10:01 am
Show de bola! Islândia certamente é meu sonho de consumo!

Patricia Mensagens: 2384
Sex Ago 15, 2014 10:03 am
Que lindinha essa cidade! Adorei o colorido!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Ago 15, 2014 10:10 am
Sonho de consumo também. Tenho vontade de ir lá desde os tempos de Erik, o Vermelho. :P

E economia islandesa declinou bastante após a guerra fria. Havia muitas bases aéreas americanas por lá, ao redor de Keflavik. Os militares injetavam considerável soma na economia local.

Adriana Mensagens: 2231
Sex Ago 15, 2014 10:27 am
Fábio, realmente encontramos alguns descendentes dos vikings pela rua, quem sabe algum era descendente do Erik?

Patricia ela já é colorida no inverno, imagino que no verão deva ser ainda mais.

Patricia Mensagens: 2384
Sex Ago 15, 2014 10:37 am
Deve mesmo Adriana. Deve ter muitas flores e as pessoas alegres pelas ruas aproveitando o pouco tempo de verão que eles têm. ;-)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Sex Ago 15, 2014 2:34 pm
Islândia deve ser um local muito legal de conhecer!
Gostei das fotos, os prédios coloridos dão um visual bacana :D

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Ago 15, 2014 3:18 pm
Islândia com direito a aurora boreal é um sonho de consumo antigoooo!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Ago 18, 2014 7:58 am
Incríveis as fotos. Um lugar tão bonito e tão pouco divulgado. Parabéns ao FDV por mostrar um destino como esse.





Booking.com

Voltar para “Islândia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio