Viagem de trem na Europa com a Trenitalia

Troca de informações sobre destinos na Itália.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Nov 11, 2015 1:28 pm
Viagem de trem na Europa com a Trenitalia

Imagem

Site: http://www.trenitalia.com

Ao viajar para a Europa você provavelmente conhecerá mais de uma cidade ou país na mesma viagem, pois como as distâncias são curtas, você consegue maximizar a viagem, tornando-a bem mais interessante. Há vários meios de deslocamentos na Europa e muita gente viaja de trem.

A Trenitalia é o principal operador de trens da Itália, incluindo a Sicília e Sardenha. Além disto, a empresa opera rota para outros países, como foi o nosso caso. Saímos de Nice, na França, e fomos até Milão, na Itália. A escolha desse meio de transporte foi pelo preço oferecido, que era consideravelmente mais baixo do que o avião.

De: Nice-Ville.
Para: Milano Centrale.

A viagem tem duração de mais ou menos 5 horas e o trem irá parar várias vezes durante o percurso, para pegar mais passageiros. Por ser parador, o tempo de viagem é maior. Você poderá escolher entre a Primeira Classe ou Segunda Classe.

A estação de Nice é central, ou seja, facilmente você chegará até ela no transporte público. Nós pegamos um táxi do nosso hotel até lá, chegando em apenas 15 minutos. Não há necessidade de chegar antecipadamente, igual acontece em viagens de avião, principalmente se você já tiver comprado o bilhete. Como não há local sequer para sentar, nossa recomendação é chegar 30 minutos antes do horário previsto.

Apesar de ser um espaço com opções de alimentos e bebidas, torna-se desconfortável a estação por não oferecer um espaço onde sentar. Os passageiros ficam em pé, olhando para o painel, até que o trem chegue e eles possam ir até a plataforma.

Há um restaurante na área externa que oferece Wi-Fi gratuito e o preço das bebidas varia de uma loja para outra, por isso é bom pesquisar antes de comprar. No local há uma loja da Trenitalia caso você tenha dúvidas ou problemas, mas que fecha no horário de almoço.

Conheça a estação através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Quando a plataforma do trem foi anunciada no painel todos foram até ela. Para descer, tem uma escada rolante, mas depois para chegar à plataforma você precisa carregar as malas para subir a escada. O acesso é ruim e não acessível para cadeirantes e carrinhos de bebê.

No seu bilhete há as seguintes informações:
- Eurocity Italia 145: Nome do trem onde você irá viajar.
- Carrozza/Coach: Número do vagão onde você irá viajar.
- Posti/Seat: Número do assento onde você irá viajar.

Não há funcionários para ajudar e o bilhete é conferido posteriormente, dentro do trem. Olhe no vagão o número e vá até o seu com as malas. Novamente você precisa carregá-las para subir no trem, o que é problemático se as malas forem pesadas. As malas devem ser colocadas entre os assentos.

Imagem

Imagem

Viajamos na Primeira Classe, que é mais confortável, com assentos mais largos e mesa de apoio, além de tomada para carregar os eletrônicos. Não há Wi-Fi. Banheiros e um bar estão à disposição.

A configuração é 2-1, sendo que há assentos virados para a frente e outros para trás. Os assentos são automaticamente marcados durante a compra, sem possibilidade de escolha.

Conheça o espaço através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O espaço para as malas:

Imagem

Imagem

Imagem

O visual pelo caminho (se quiser tem uma espécie de cortina para fechar):
Imagem

Fomos conhecer também a Segunda Classe, que é confortável também, mas tem espaço reduzido. A configuração é 2-1, com quase todos os assentos virados para a frente do trem.

Conheça o espaço através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Nessa viagem não há serviço de bordo e nem água é oferecida. Há um vagão onde funciona um bar, que vende alimentos e bebidas a um custo razoável, como você pode ver na foto abaixo.

Imagem

Os banheiros são bons, com amplo espaço e adaptado para deficientes físicos, além de trocador para bebês. Usamos algumas vezes e em todas ele estava limpo e cheiroso.

Conheça o banheiro através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Durante o percurso nosso bilhete foi validado três vezes, porque o trem parava várias vezes, obrigando os funcionários a uma nova checagem.

Pontualmente o trem chegou à Milão, onde desembarcamos em uma estação excelente, com lojas, restaurantes, banheiros, elevadores e amplo espaço. A arquitetura da estação também é um dos destaques. Ao sair, caminhe para a direita e entre na fila do táxi, que lhe deixará no seu hotel.

A viagem foi confortável, mas ficamos um pouco decepcionados com a Trenitalia, que não oferece funcionários para ajudar no embarque, deixando muitas pessoas perdidas. A ausência de Wi-Fi também foi ruim, pois não há qualquer entretenimento a bordo. A reclinação do assento na Primeira Classe também é bem limitada.

A empresa opera trens mais modernos em outras rotas, o que com certeza fará a experiência ser mais interessante. Para nós, o preço de uma passagem aérea seria bem maior, além de termos que fazer uma conexão. O carro, que consideramos uma opção mais interessante, torna-se inviável pela alta taxa cobrada pela devolução em outro país. Sendo assim, o trem resolveu o nosso problema de locomoção de forma barata.

Boa viagem!

E você, já viajou com a Trenitalia? Em qual rota? Gostou do trem? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Patricia Mensagens: 2384
Qua Nov 11, 2015 2:06 pm
Como assim não oferece funcionários para ajudar no embarque? Estão falando exatamente no momento de entrar no vagão ou na momento de passar na roleta?

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Nov 11, 2015 5:07 pm
Qualquer um pode entrar no vagão, pois o controle é zero. Só lá dentro que antes de partir é feita uma checagem. Em Nice não tinha nenhuma roleta.

Patricia Mensagens: 2384
Qua Nov 11, 2015 5:38 pm
Ah ta... Alemanha, Áustria e outros países da Europa também são assim...

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
davilenz Mensagens: 514
Qui Nov 12, 2015 12:14 am
Fiz de Trenitalia Roma-Florença-Veneza num trem rápido que chegava a ultrapassar 300Km/h. Foi excelente viagem e excelente preço, com direito a wi-fi, que funcionava mal dentro de túneis.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Nov 12, 2015 7:54 am
Citando:
"...Qualquer um pode entrar no vagão, pois o controle é zero...." = cuidados extras com suas bagagens...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Nov 12, 2015 8:33 am
Cuidados extras com a bagagem e com carteiras/bolsas devem começar ainda na estação de trem. Ô lugar para ter pickpockets!

Na Suíça também não há nenhum controle de quem entra na estação e nos trens. Acho que na Europa é esse o padrão.

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Qui Nov 12, 2015 8:42 am
Também acho muito ruim essa questão de não ter ninguém para ajudar, mas é o padrão mesmo na Europa, pelo que parece. Quando cheguei na frente do trem fiquei sem reação, tipo: "vai aparecer alguém para subir com essa mala pesada ou eu terei que fazer isso"? E a sensação de que a qualquer momento vai entrar alguém para assaltar é grande (coisa de brasileiro assustado mesmo) pois os europeus não nos passam esse tipo de preocupação. Gostei da viagem nesse trem, embora achei que ele foi parando demais, isso tornou tudo mais cansativo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Nov 12, 2015 8:48 am
baran,

O policiamento era bem forte nessa estação. Os policiais algumas vezes abordaram pessoas que consideravam suspeitas para averiguação. Além de serem policiais, eles ajudavam com informações, pois vi várias vezes as pessoas indo até eles pedir informação.

Alexandra75 Mensagens: 18
Qui Nov 12, 2015 9:22 am
É padrão na Europa praticamente inteira não ter ninguém para ajudar com bagagem. Aliás, o segredo da viagem de trem é justamente viajar leve, porque você terá que lidar sozinho com suas malas.

Alexandra




Booking.com

Voltar para “Itália”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio