Ravello: a cidade com o panorama mais estonteante da Costa Amalfitana

Troca de informações sobre destinos na Itália.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Mar 11, 2016 10:27 am
Imagem

Conta a história, que Richard Wagner compositor alemão, ficou com sua obra prima, a ópera Parsifal parada por 20 anos, e que somente após visitar a cidade de Ravello, na Costa Amalfitana, conseguiu inspiração para terminar o que se tornaria um de seus trabalhos mais significantes. Outros intelectuais, músicos e artistas famosos, como D. H. Lawrence, Salvador Dalí, Giovanni Boccaccio, Greta Garbo e Humphrey Bogart, também encontraram lá descanso e inspiração, além de romance em alguns casos.

Após visitarmos essa linda vila medieval conseguimos entender o porquê desta afirmação. Esta pequena cidade, que está situada no alto da montanha, na beira de imensos precipícios, tem uma aura de calma, beleza e harmonia que podemos sentir visitando seu centro histórico, seus incríveis jardins e olhando do alto para o infinito de seu lindo mar esmeralda.

Formada por construções seculares, que misturam o estilo normando e bizantino, com antigos palácios burgueses, ela faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996, como um exemplo da paisagem mediterrânea com valores paisagísticos naturais e culturais. Os visitantes a acessam por uma estrada serpenteando pela montanha, onde muitas vezes não passa mais de um carro ao mesmo tempo.

A veia cultural da "città della musica" (cidade da música), como é conhecida Ravello, é ainda mais latente no verão, quando acontece durante quase dois meses o Ravello Festival, um evento que iniciou em 1953 em homenagem a Richard Wagner e até hoje apresenta anualmente uma grande variedade musical com grandes orquestras, grupos de câmara, jazz e exposições diversas, apresentando artistas em ascensão e outros de renome mundial.

Um dos locais onde acontece o festival é o Auditorium Oscar Niemeyer. Construído em 2011, o auditório idealizado pelo estimado arquiteto brasileiro, também funciona como centro de arte da cidade, oferecendo periodicamente exposições culturais. Localizado fora do centro histórico, na parte da cidade, que fica pendurada ou suspensa na encosta da montanha, sendo possível identificá-lo ao longe.

Veja algumas fotos da cidade:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Veja algumas fotos do centro histórico:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Além dos edifícios e igrejas históricas, duas das principais atrações da cidade são os jardins Vila Rufolo e Vila Cimbrone. Escolhemos o Vila Cimbrone para visitar, mas se você tiver tempo vale visitar ambos.

Algumas fotos deste jardim onde Winston Churchill passeou, embora ele já não tenha todo o glamour de outrora, ainda continua muito bonito.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ravello, como também as outras cidades da Costa Amalfitana, tem um bom circuito de trilhas para caminhada, são bem sinalizadas, embora não sejam fáceis, têm uma boa inclinação e várias escadas. Pelo caminho você vai apreciando plantações, oliveiras e limoeiros.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ravello também é conhecida, além da música, pela sua excelente gastronomia. Pudemos apreciá-la em vários locais, mas principalmente nestes dois incríveis restaurantes: o Ristorante L'Antica Cartiera em uma antiga fábrica de papel, encrustado no penhasco na beira do mar, e o Belvedere Restaurant, o lindo restaurante do Belmond Hotel Caruso, no alto do penhasco.

Imagem

Imagem

Imagem

O centro histórico é fechado para automóveis, então você deverá parar nos estacionamentos públicos na entrada da cidade, que você acessa pelos dois lados da montanha, em um túnel que liga os dois lados. Os parquímetros aceitam somente moedas e tivemos alguma dificuldade em trocar notas por moedas, então se planeja visitar a cidade o melhor é deixar algumas moedas já separadas.

Há algumas ladeiras e escadas, mas ainda assim o centro conta com uma parte plana, mas fora dele, a cidade de Ravello fica espalhada pela encosta da montanha, onde estão localizadas a maioria das pousadas, pensões e pequenos hotéis da cidade. Um emaranhado de corredores e escadarias, com vistas de tirar o fôlego, mas que podem vir a ser um problema caso você tenha dificuldades de locomoção ou esteja com crianças pequenas. Aconselhamos você a pesquisar bem e perguntar qual a distância da estrada até a sua hospedagem. Lembrando que 200/300 metros de uma rua é uma coisa, mas de escadas e carregando malas é bem diferente. Vale também perguntar sobre a disponibilidade de estacionamento. Se você for se hospedar fora da avenida principal, é bom marcar um ponto para encontrar o seu anfitrião, pois os endereços na encosta são bem complicados de achar.

Muitos estabelecimentos fecham no período de novembro a março, então é imprescindível fazer uma boa pesquisa caso pretenda visitar a região nesta época.

Ravello é uma cidade imperdível na Costa Amalfitana e você tem que visitá-la, principalmente se for uma viagem romântica, pois há todo um ar de romance que a envolve e por este motivo muitos casamentos são celebrados lá. Um excelente lugar para descansar, ficar apenas admirando a vista, e porque não dizer, praticar o "ócio criativo" para citar Domenico de Masi, apaixonado e filho emérito de Ravello.

Planeje sua viagem para a Itália

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

E você, conhece Ravello? O que mais gostou? Recomenda? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

zotrix Mensagens: 448
Sex Mar 11, 2016 11:18 am
Sensacional! Já quero ir! Caminhar pela cidade, de dia ou a noite, é tranquilo (seguro)? Não conheço a Itália de Roma pra baixo e sempre fico imaginando a questão da máfia... talvez seja até tolice minha, mas não custa perguntar sobre segurança. :)

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mar 11, 2016 11:29 am
Cidade linda! Também considero um passeio imperdível.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Mar 11, 2016 2:59 pm
Linda!
Quero muito viajar para o sul da Itália! Queria fazer Costa Amalfitana, Sardenha, Sicília e Capri! Mas acho muita coisa para uma viagem só! rs

Adriana, que época você foi mesmo? Ficou quantos dias? Mesmo não pegando dias muito bonitos, conseguiu aproveitar?

Patricia Mensagens: 2384
Sex Mar 11, 2016 6:29 pm
Encantada com Ravello Adriana! Fiquei com muita vontade de conhecer esses jardins :D :clap

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Adriana Mensagens: 2231
Sáb Mar 12, 2016 9:36 am
Zotrix, Não vi nenhum problema de segurança em toda a Costa Amalfitana.
Inseguro somente os espelhos retrovisores dos carros, vi tantos quebrados que no momento que saíamos do carro já fechávamos.

Juliana, na Costa Amalfitana fiquei uma semana em outubro passado. Sim, conseguimos aproveitar a maioria dos dias, tivemos que mudar o roteiro, mas deu para aproveitar. Somente 2 dias que realmente foi BEM complicado. Tinha escolhido a Itália porque o tempo geralmente em outubro lá é até quente, mas demos azar.

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Seg Mar 14, 2016 10:33 am
Linda matéria Adriana!!!! Que lugar lindo! Me lembrou um pouco Capri, que se eu pudesse voltaria, mas com certeza uma viagem dessas precisa de bastante tempo disponível. Não tem como ser corrido num lugar tão romântico como esse!

Adriana Mensagens: 2231
Seg Mar 14, 2016 10:36 am
Obrigada fcdias, devido ao mal tempo não pudemos conhecer Capri.
Mas imagino que seja linda.
Com certeza na próxima, quem sabe pernoitar lá, como você escreveu, sem correria.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Mar 16, 2016 6:36 pm
Que lugar. As fotos ficaram muito bacanas!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Itália”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio