Amalfi: o charmoso porto que dá nome a esta linda costa na Itália

Troca de informações sobre destinos na Itália.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Mar 14, 2016 9:22 am
Imagem

Antes de tornar-se um lugar para passear, aproveitar a praia, fazer compras, encantar-se e admirar a arquitetura e a vida do Mediterrâneo, Amalfi foi um dos principais portos da Itália, juntamente com Gênova, Veneza e Pisa. Le Tavole Amalfitane, um conjunto de leis marítimas elaborados na cidade, regeu durante muitos séculos o comércio marítimo internacional, e é considerado o mais antigo código marítimo do mundo.

Hoje o balneário é um dos lugares mais desejados e badalados para passar o verão italiano. A beleza da cidade e de sua costa atraem visitantes do mundo todo. Seu porto continua movimentado, mas, no entanto, para passeios turísticos, iates, veleiros, pequenas embarcações e ferries entre a região.

Os turistas passeiam pelo pequeno porto, vagam pelas ruelas cheias de pequenas boutiques e lojas de souvenires, sentam nos cafés e sorveterias, provam as delícias da culinária mediterrânea nos incontáveis restaurantes, aproveitam a pequena praia e visitam o Museo della Carta, o museu do papel, onde os visitantes conhecem a história da fabricação do papel na região e podem inclusive criar o seu próprio papel. Os aventureiros e turistas com boas pernas podem também fazer trilhas pela montanha, no antigo vale das fábricas de papel.

A principal atração de Amalfi é a catedral, o Duomo di Sant'Andrea, construída no século IX. Seu estilo inicial foi românico, com elementos normandos e árabes, mas durante os séculos foram adicionados elementos bizantinos, góticos e barrocos. No alto de uma linda escadaria, vemos a magnitude desta construção em mármore preto e branco, com seus arcos e a torre do sino, dominando a principal praça da cidade. A nave central é linda, mas a cripta onde estão os restos mortais de Santo André Apóstolo consegue ser ainda mais, com mosaicos de mármore e afrescos do chão ao teto. A catedral conta também com um pequeno museu com relíquias e artefatos religiosos históricos. Adjacente a catedral está localizado o Chiostro del Paradiso, claustro do século XIII, em estilo mourisco, com muitos arcos em torno de um jardim, foi construído para abrigar os túmulos da nobreza amalfitana.

Veja algumas fotos cidade:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vizinha a Amalfi está a pequena vila de Atrani, onde também é possível ficar na pequena praia e na montanha que separa Atrani de Amalfi está o maior e principal estacionamento das duas cidades. Como em toda a Costa Amalfitana, lá também é bem difícil encontrar um local para estacionar, e em Amalfi vimos carros sendo guinchados, então não corra o risco.

Também vizinha está Furore, a região vinícola da Costa Amalfitana, onde você sobe o desfiladeiro para ver as vinhas e também para ter uma bela vista do Golfo de Salerno.

Imagem

Imagem

Imagem

Outro ponto turístico muito visitado perto de Amalfi é a Grotta dello Smeraldo ou Gruta Esmeralda, uma caverna à beira mar. Ela estava fechada por medidas de segurança, devido ao mal tempo, mas todos que a visitam dizem que é muito bonita.

Ao se hospedar em Amalfi, verifique com seu hotel a questão de estacionamento, a maioria não tem estacionamento próprio, mas têm convênios. Muitos estabelecimentos fecham no período de novembro a março, então é imprescindível fazer uma boa pesquisa caso pretenda visitar a região nesta época.

Amalfi é charmosa e encantadora! Passear pelas suas ruas, visitando as lojinhas de licores, cerâmicas, papéis e tudo o mais, é uma delícia, então dá para ficar horas fazendo isso, apenas com pausas para café, sorvete ou as iguarias da culinária mediterrânea. A catedral é estonteante e imperdível. Após visitar a cidade sabemos porque os amalfitanos lutaram tanto contra os sarracenos para defender este paraíso.

Boa viagem!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

E você, conhece a Costa Amalfitana e Amalfi? O que mais gostou? Recomenda? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mar 14, 2016 9:25 am
Cidade linda! A Itália é sempre muito charmosa e oferece cidades pequenas e de rara beleza, que tão sempre bem aconchegantes.

Adriana Mensagens: 2231
Seg Mar 14, 2016 10:05 am
Concordo Gabriel! É uma cidadezinha mais linda que a outra. Amalfi é a maior cidade da costa e sua populacao é de um pouco mais de 5000 habitantes.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Mar 14, 2016 11:07 am
Linda!
Adriana, estou viajando na sua viagem pela Costa Amalfitana e me animando cada vez mais!

Patricia Mensagens: 2384
Seg Mar 14, 2016 2:38 pm
Que lugar lindo! Também ficando cada vez com mais vontade de conhecer!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Ter Mar 15, 2016 9:39 am
Adriana, parabéns pelas matérias! Está deixando todo mundo louco para conhecer o quanto antes! Que charme de lugar! Adorei Amalfi também. :clap

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Mar 16, 2016 6:31 pm
Lugar lindo mesmo. A Itália tem diversos lugares charmosos.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Itália”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio