10 dicas para alugar um carro e dirigir na Itália

Troca de informações sobre destinos na Itália.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Abr 18, 2017 10:25 am
Imagem

Muitos falam que o trânsito na Itália é caótico. Essa afirmação é verdadeira, mas em partes, pois nas pequenas cidades e nas rodovias, principalmente as secundárias, dirigir um carro não chega a ser um desafio. E um detalhe importante é que muitas atrações do interior somente podem ser conhecidas com calma se você estiver de carro.

Dirigir por um País é uma oportunidade de vivenciar experiências únicas, indo naqueles locais que você realmente quer, sem depender do transporte público ou de excursões.

Vamos dar agora algumas dicas para facilitar a sua viagem de carro pela Itália:

1) Evite as grandes cidades

Se você estiver de carro, evite dirigir em grandes cidades, como Roma. Na nossa recente viagem, chegamos a Roma de carro e antes mesmo de passar no hotel fomos na locadora devolver o veículo. E essa foi a decisão mais acertada, pois o tráfego intenso, ruas interditadas e grande fluxo de pedestres podem causar um enorme estresse no motorista que não conhece a cidade.

2) Não entre de carro nos centros históricos

A grande maioria dos centros históricos possui uma Zona de Tráfico Limitada (ZTL), que é proibida para carros de turistas, permitindo o acesso apenas dos veículos de moradores locais. Fique atento às placas e na dúvida deixe o carro em um estacionamento fora do centro, pois caso contrário você poderá ser multado.

Os sinais de entrada liberada ou proibida nos centros históricos não são muito chamativos, então é preciso ter cuidado redobrado para não entrar em um horário não permitido.

3) Pegue o bilhete quando entrar em uma estrada com pedágio

O sistema de pedágio italiano é diferente. Você pega um bilhete quando entra na estrada e o devolve ao deixar a rodovia. Nesse momento é calculado a tarifa com base no número de quilômetros percorridos. Não perca o bilhete, pois se isso acontecer você precisará pagar uma multa, que pode facilmente superar os 50 euros.

4) Estacione nas vagas permitidas

Dentro das cidades você encontrará vagas demarcadas de azul, que são as destinadas aos turistas e não-residentes. Você pode estacionar e quando for o caso deverá pagar o parquímetro antecipadamente correspondente ao tempo de permanência.

As vagas demarcadas de branco são para moradores e você não deve utilizá-las, pois se o fizer será multado.
Já as vagas demarcadas em amarelo são para pessoas com necessidade especial ou veículos autorizados.

5) O estresse dos motoristas italianos

Na Itália existem sim motoristas nervosos, que gritam, xingam, buzinam e até mesmo descem do carro para tirar satisfação. Nós nos deparamos com algumas dessas situações, que são quase que caricatas, como uma cena de um filme. O melhor a se fazer nestes casos é não se irritar e prosseguir seu caminho como se nada tivesse acontecido.

6) Use um GPS

Durante a nossa road trip pela Itália utilizamos regularmente o GPS e foi um grande alívio poder realizar os deslocamentos sem precisar acompanhar placas e mapas. Além disso, quando as placas indicarem um caminho e o GPS outro, sempre siga o GPS. Isso porque o GPS provavelmente está mais atualizado e com isso você evitará pegar caminhos errados.

No nosso caso, por exemplo, resolvemos seguir as placas em um determinado dia, apesar do GPS indicar um trajeto diferente, e no final descobrimos que a estrada estava interditada, e com isso tivemos que voltar e obedecer às ordens do GPS.

7) Fique atento ao combustível do seu carro

Ao abastecer verifique se o seu carro é a gasolina, que na Itália se chama benzina, ou óleo diesel, chamado de gasolio. Abastecer com o combustível errado certamente trará muita dor de cabeça. Em geral, na Europa você quase sempre alugará um carro a diesel, que é muito mais econômico do que um carro a gasolina.

8) Ao alugar um carro, veja antes as opções disponíveis

Como todos sabem, o aluguel de carro é por categoria, e dentro de cada categoria existem vários modelos. No momento em que estiver retirando o veículo, pergunte antes quais as opções disponíveis e selecione a que melhor lhe agrada. Mas faça isso logo no início, porque depois que o contrato estiver redigido será muito difícil convencer o atendente a realizar qualquer mudança.

9) Não fique com o carro quando não for utilizá-lo

Em cidades como Florença e Roma o carro é não apenas desnecessário, como um verdadeiro inconveniente. Além disso, os estacionamentos são muito caros, podem chegar facilmente a 30~40 euros por dia.
Se uma dessas cidades está no meio de uma road trip, a menos que você vá ficar pouquíssimo tempo no lugar, veja a possibilidade de devolver o carro quando chegar e pegar um novo no momento em que estiver indo embora.

10) Assentos infantis

Todas as locadoras oferecem a opção de alugar cadeirinhas e assentos infantis, mas dependendo do prazo da locação pode ser mais econômico levar o que você já tem aqui no Brasil. Para crianças com mais de 4 anos uma dica é levar um assento de elevação, que é muito mais compacto.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, já alugou um carro na Itália? Achou que valeu a pena? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Abr 18, 2017 12:05 pm
É muito fácil dirigir na Itália. Só nas grandes cidades que o carro é desnecessário, como Roma, Milão e Veneza. Não tive problema com multas ou com motoristas estressados. O estacionamento é caro. Não gosto nem de lembrar quanto paguei em Florença, hahaha.

Como seguiria viagem, fiquei com o carro em Florença, mas o ideal é não ficar com carro lá. Enviei e-mail ao hotel, que reservou uma vaga para mim, com serviço de manobrista. No dia a dia não usava o carro, pois meu hotel estava localizado no coração da cidade.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Abr 18, 2017 12:07 pm
As estradas na Itália no geral são muito boas.

Gabriel, acho que o estacionamento é caro em todo lugar nas cidades turísticas. Começa em 20/30 euros por dia e pode chegar a bem mais em alguns lugares.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Abr 18, 2017 12:25 pm
Onde estacionar o carro para curtir o dia em Siena | Toscana https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=480&t=14152" onclick="window.open(this.href);return false;

Onde estacionar o carro para curtir o dia em San Gimignano | Toscana https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=480&t=14126" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Ter Abr 18, 2017 2:24 pm
Amo roadtrips de carro na Itália! E gosto dos caminhos mais longos, que em sua maioria pegam as estradinhas mais lindas!! <3

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Qua Abr 19, 2017 8:37 am
Gostei muito de dirigir na Itália, pretendo repetir ano que vem, principalmente pois ficarei uns dias na Toscana.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Abr 20, 2017 7:11 pm
Excelentes dicas! Fiquei 3 semanas em uma roadtrip pela Itália e foi sensacional! As estradas são ótimas e lindas! Da vontade de parar em todos os lugares!

O único contra foi que tomamos algumas multas! Tem que prestar muita atenção nos estacionamentos!





Booking.com

Voltar para “Itália”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio