Destinos - Europa
Itália

Todos os horários são GMT - 3 horas




 Página 1 de 1 [ 8 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Dom Abr 19, 2020 5:56 pm 
 Atualizado: Ter Jul 14, 2020 9:34 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18783
Administrador
Imagem

A Itália possui lindas cidades e algumas das atrações turísticas mais visitadas do mundo. Em um roteiro de viagem com pouco mais de 2 semanas é possível conhecer apenas alguns locais deste incrível destino. O Falando de Viagem fez um roteiro de 17 dias pela Itália focado no norte no país, mesclando grandes cidades e pequenos vilarejos, além de lindos museus e paisagens de tirar o fôlego, resultando em uma viagem simplesmente inesquecível.

Como foram realizados os deslocamentos?

Quando da emissão da passagem aérea optamos por começar por Veneza e retornar saindo de Roma, e fizemos os deslocamentos internos de trem e carro. Na região da Toscana é essencial ter um carro alugado, pois somente assim você conseguirá explorar a região e seus lindos vilarejos. Caso você não possa, ou não queira alugar um carro, tente contratar um tour guiado, mas isso prejudicará muito a experiência final.

Se não puder alugar um carro e nem contratar um tour guiado pela região, sugerimos que inclua no roteiro apenas cidades maiores, como Florença e Siena, pois a logística para ir com o transporte público até as pequenas vilas seria demasiadamente complicada.

17 dias é tempo suficiente?

Para o roteiro proposto, uma viagem de 17 dias é tempo suficiente para um viajante que goste de viajar de forma tranquila. Com alguns dias a mais é possível incluir cidades como Milão, Verona, Bologna, Modena, dentre outras no roteiro.

Para aqueles que adotam um ritmo mais intenso, e não se importam de não esgotar o destino, a mesma viagem poderia ser feita com 13 ou 14 dias.

Quantos dias em cada lugar?

Segue a forma pela qual os dias da viagem foram distribuídos em cada cidade:
- Veneza: 3 noites;
- Florença: 3 noites;
- Siena (road trip pela Toscana): 5 noites;
- Roma: 5 noites.

Se você tiver menos dias, considere reduzir o período de permanência em Siena, focando a road trip apenas nos locais de maior interesse. Em casos extremos, retire 1 dia de Roma e 1 dia de Florença.

Veneza é uma cidade cara e apesar de termos amando conhecê-la sabemos que é um destino que não agrada a muito viajantes. Por isso, dependendo do orçamento e do tempo disponível, considere ficar apenas 2 noites em Veneza.

O italiano é mal-humorado?

Durante a nossa viagem tivemos alguns atritos com os italianos, mas com base na nossa experiência acreditamos que isso ocorreu porque são um povo intenso, o que acarreta repercussões tanto positivas como negativas. De um lado tivemos problemas com taxistas e motoristas, além de um ou outro vendedor. Mas o que notamos é que nestes momentos, mantendo a educação, você precisa responder no mesmo nível do seu interlocutor.

Em um determinado dia fomos pagar uma corrida de táxi de 12 euros com uma nota de 50 euros, e o taxista gritou que não tinha troco e que aquilo não era admissível. Na mesma hora respondemos no mesmo tom que se ele não quisesse receber iríamos embora, e na mesma hora o troco surgiu e tudo deu certo.

Em outros momentos, no entanto, o Davi, de 8 anos, foi agraciado mais de uma vez com regalos (presentes). Em uma ocasião, inclusive, um casal adorável pediu para esperamos, pois eles entraram em uma loja para comprar uma medalha de prata para nos entregar.

Ou seja, os italianos são muito emotivos e por isso esteja preparado para eventualmente enfrentar uma ou outra situação mais tensa, ou alegre, mas nada que irá prejudicar a viagem.

Roteiro de 17 dias na Itália

Abordaremos agora o roteiro dia a dia da viagem, mas sem entrar em detalhes da programação, pois o Falando de Viagem possui matérias de cada destino, contendo informações gerais sobre o local, com diversas dicas e indicando as principais atrações.

Dias 1 a 4 – Veneza

Imagem

Guia de Veneza | Dicas e roteiro de viagem de 2 dias

Mapa da cidade com as principais atrações

Após uma rápida conexão em Roma chegamos a Veneza no início da tarde. Apesar do preço elevado, decidimos contratar um transporte privativo desde o aeroporto até o nosso hotel, o que se mostrou uma decisão muito acertada. Como Veneza não tem ruas e nem tráfego de carros, alguns deslocamentos podem ser cansativos, e por isso um dos melhores investimentos é, após uma longa viagem, ter um barco exclusivo para te levar o mais próximo possível do seu hotel - alguns hotéis são acessíveis por barco e outros não.

Em termos de hospedagem, tente ficar o mais próximo possível da Praça São Marcos, que é um local estratégico, e se o orçamento permitir, se hospede no The Gritti Palace, um dos hotéis mais incríveis não apenas de Veneza, como de toda a Itália.

Imagem

Imagem

Os deslocamentos dentro da cidade são feitos basicamente a pé, e eventualmente utilizando os barcos do transporte público. As famosas gôndolas são caríssimas e utilizadas apenas para passeios turísticos.

As principais atrações na cidade incluem a Praça de San Marco, a Basílica di San Marco, o Campanário di San Marco, o Palazzo Ducale, a Ponte dos Suspiros, o Mercado Rialto, o Museu dell'Accademia, a Basílica di Santa Maria della Salute e o simpático Museu Peggy Guggenheim. Com mais tempo na cidade, considere fazer um passeio em Burano e Murano.

Imagem

Imagem

Imagem

De maneira geral, a atividade mais interessante em Veneza é andar por entre os canais, descobrindo lindos recantos e se perdendo entre os becos, pontos e ruelas.

Dias 4 a 7 – Florença

Imagem

Guia da Toscana – Dicas e roteiro de 2 dias em Florença e 5 dias em Siena

Mapa da cidade com as principais atrações

Desde Veneza a melhor maneira para ir até Florença é de trem, e foi exatamente o meio de transporte que utilizamos em nosso deslocamento. Em Florença sugerimos se hospedar na região central, mas mesmo que isso não seja possível você não terá problemas em chegar às atrações principais, seja fazendo uma rápida caminhada ou pagando alguns euros em um táxi. No campo da culinária, não deixe de experimentar a tradicional Bisteca Fiorentina, servida em diversos restaurantes da cidade.

As principais atrações em Florença são a Galleria degli Uffizi, a Ponte Vecchio, a Piazza della Repubblica, a Catedral de Santa Maria del Fiore, a Galleria Dell’Accademia e o Palazzo Pitti.

Imagem

Imagem

No caso dos museus Galleria degli Uffizi e Galleria Dell’Accademia compre os ingressos com antecedência para evitar filas. Quem tiver tempo sobrando na cidade pode fazer um bate e volta até Pisa para ver de perto a famosa torre inclinada.

Dias 7 a 12 – Toscana

Imagem

Guia da Toscana – Dicas e roteiro de 2 dias em Florença e 5 dias em Siena

Mapa da cidade com as principais atrações

Acorde bem cedo, retire o carro alugado e vá inicialmente até a cidade de San Gimignano, conhecida como a Manhattan italiana.

Imagem

Imagem

Na sequência, faça uma parada em Volterra e então prossiga até o local onde ficará hospedado na região.

Imagem

Durante a nossa viagem ficamos na cidade de Siena e foi uma das nossas melhores decisões. Primeiro porque a cidade está em uma posição estratégica, que permite fácil acesso a todos os vilarejos da região. Segundo porque Siena é uma cidade com boa estrutura de restaurantes, lojas e mercados, mas sem perder o charme e aconchego. Terceiro por causa do hotel Palazzetto Rosso que nos acolheu da melhor forma possível, com quartos lindos e confortáveis e um ambiente incrível.

Imagem

Imagem

Nos dias que se seguiram dedicamos cada um deles a um local diferente, com foco principalmente nas pequenas vilas e nas paisagens deslumbrantes das estradas secundárias.

Dia 08

Visitamos as cidades de:

Montepulciano
Imagem

Imagem

Montalcino.
Imagem

Imagem

Dia 09

Dia inteiramente dedicado à cidade de Siena, com atenção especial à Piazza del Campo, Piazza del Duomo, Catedral da cidade, a Biblioteca Piccolomini e o Museo dell’Opera del Duomo.

Imagem

Imagem

Imagem

Dia 10

Visitamos neste dia as seguintes cidades:

Cortona
Imagem

Imagem

Lucignano
Imagem

Imagem

Monteriggioni
Imagem

Imagem

Imagem

Dia 11

No nosso último dia na região fomos em:

Colle di Val d'Elsa
Imagem

Imagem

Castelina in Chianti
Imagem

Imagem

E almoçamos na vinícola Castello di Ama.
Imagem

Imagem

Viajar de carro pela Toscana é uma experiência inesquecível, pois podemos a todo instante parar nos vilarejos, almoçar nos restaurantes que surgem pelo caminho e conhecer a região com bastante calma. As distâncias, que às vezes podem ser longas, são percorridas por entre paisagens belíssimas, que por si só já valeriam a viagem.

Dias 12 e 17 – Roma

Imagem

Guia de Roma – Dicas e Roteiro de 4 dias

Mapa da cidade com as principais atrações

Hora de deixar a Toscana e seguir em direção a Roma. Para que as 3 horas de viagem não fiquem cansativas, considere fazer uma parada no caminho para almoçar, como, por exemplo, em Montepulciano.

Assim que chegar a Roma a primeira coisa a se fazer é devolver o carro, pois o trânsito na cidade é caótico e na região central várias ruas são fechadas para carros de passeio. Por isso, o melhor é entregar o carro na locadora e pegar um táxi até o seu hotel.

Em termos de localização, não existe um ponto ideal em Roma pois as atrações são espalhadas e você necessariamente terá que fazer deslocamentos de táxi/Uber ou transporte público até algumas delas, independentemente de onde esteja.

Particularmente gostamos muito de ficar na região da Piazza di Spagna, no elegante Hotel d'Inghilterra, pois está em uma área vibrante, com muitas lojas e ambiente agradável para se caminhar de dia ou de noite.

Imagem

Imagem

Nos dias seguintes a programação turística na cidade foi a seguinte:

Dia 13

Fomos ao Coliseu, no Foro Romano e no Palatino, com ingressos especiais, comprados antecipadamente e que incluíam uma visita guiada ao subterrâneo e ao 3º piso, nos economizou algumas horas de fila e nos permitiu ter uma visão única de todo o lugar. No restante do dia visite a Fontana di Trevi e seus arredores.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Dia 14

Neste dia visitamos a Galleria Borghese pela manhã e à tarde exploramos o Parque Villa Borghese, a Piazza di Spagna e passeamos pela Via dei Condotti.

Imagem

Imagem

À noite nos dirigimos de Uber até o Eataly, onde jantamos e compramos alguns produtos para trazer para o Brasil.

Imagem

Dia 15

Este dia foi inteiramente dedicado aos Museus do Vaticano e à Praça de São Pedro, com destaque especial para a lindíssima Capela Sistina. Usamos os ingressos especiais, que incluíam a entrada antecipada e um café da manhã dentro dos museus e foram comprados antecipadamente, e por isso evitamos algumas horas de fila e tivemos acesso às áreas internas antes dos demais visitantes do dia.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Dia 16

No último dia inteiro na cidade visitamos o Castelo de Santo Ângelo, o Campo di Fiori, a Piazza Navona, o Panteão e no final da tarde andamos pelo bairro Trasteverre.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Dia 17

Como o voo para o Brasil sairia no final da tarde, decidimos fazer apenas um passeio pela região do Vaticano, onde almoçamos e em seguida seguimos para o aeroporto.

Planeje sua viagem para a Itália

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Conclusão

Conhecer a Itália é o sonho de muitos viajantes e de fato esse é um país incrível. Desde os seus museus fenomenais, até sua culinária maravilhosa, é um país que encanta o turista. O roteiro que indicamos nesse texto nos permitiu visitar as principais atrações, mas também passear pelas ruas sem pressa, almoçar e jantar com calma em bons restaurantes e aproveitar para conhecer um pouco melhor deste país repleto de história e belezas naturais.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece a Itália? Como foi o seu roteiro? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do melhor grupo de descontos do WhatsApp. Acesse: https://fdv.im/Descontos11



 Mensagem não lidaPublicado: Seg Abr 20, 2020 9:16 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 40434
A Toscana é incrível. Viajei de carro pela região e amei. Também gosto de Roma, claro, e de Veneza.

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Abr 20, 2020 11:31 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 5871
Maravilhoso esse roteiro, Fiz um parecido, de 21 dias, mas com bases um pouco diferentes. Inclui também Verona, Maranello e Cinque Terre que aliás me apaixonei.

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Abr 20, 2020 11:32 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 3656
A Italia é um país maravilhoso. Também amei a Toscana, Roma e Veneza. Já Florença eu gostei, mas não amei.

_________________
http://fdv.im/HugoMarcio


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Abr 21, 2020 3:56 am 
Mensagens: 2100
Roteiro incrível. Adoro a Itália.

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Jul 14, 2020 9:42 am 
Mensagens: 17545
15 praias na Itália para curtir em uma viagem em família viewtopic.php?t=19274

_________________
Participe do melhor grupo de descontos do WhatsApp. Acesse: https://fdv.im/Descontos11


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Jul 14, 2020 1:14 pm 
Mensagens: 143
Qual foi o mês desta viagem? O clima parecia estar ótimo!


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Jul 14, 2020 1:43 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 3656
@Rgleyson a viagem foi em março. Pegamos alguns dias nublados, pouquíssimos com chuva, e a grande maioria com céu azul. E a temperatura estava ótima, um pouco frio mas nada excessivo. Uma blusa já resolvia.

_________________
http://fdv.im/HugoMarcio


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
3 motivos para incluir Nova Veneza no seu roteiro de viagem por Santa Catarina

em Santa Catarina

Última mensagem Seg Out 28, 2019 12:38 pm Adriana Ver última mensagem

 

5

Costa Cruzeiros altera rotas que passam pela Itália e permite cancelamento gratuito até 30 de abril

em Notícias

Última mensagem Ter Mar 24, 2020 11:34 am Ajudante Ver última mensagem

 

5

Roteiro de 17 dias pela Espanha | Barcelona, Andaluzia e Madrid

em Espanha

Última mensagem Qui Abr 16, 2020 9:06 am Hugomarcio Ver última mensagem

 

7

Dica para montar o seu roteiro de viagem pela Jamaica: explore a Costa Sul

em Jamaica

Última mensagem Sex Ago 07, 2020 1:41 pm manucaldas Ver última mensagem

 

1

Paris ou Veneza?

em Destinos - Europa

Última mensagem Qui Jun 11, 2020 2:48 pm Beatriz Ver última mensagem

 

5

 


Booking.com
Destinos - Europa
Itália

Todos os horários são GMT - 3 horas



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante