
O Brasil, assim como outros países da América do Sul, no final do século XIX e início do século XX recebeu muitos imigrantes europeus, especialmente os italianos, que buscavam por aqui, uma nova oportunidade para suas vidas. Por esse motivo, a Itália possui forte influência na cultura e costumes brasileiros. Em nosso país, atualmente, os milhões de descendentes desses imigrantes mantêm viva a tradição italiana passando de geração para geração, o que foi aprendido com os antepassados. A tradicional macarronada aos domingos, a nossa paixão por pizza e massas, no geral, o “jeitinho caloroso” de interagir numa conversa e até mesmo a aparência física de muita gente carrega os traços italianos. E isso não é um problema… Muito pelo contrário!
Leia mais: Como planejar uma viagem para a Itália
É tanto amor pelas raízes, que muitas pessoas, na primeira oportunidade de conhecer a casa dos idealizadores do velho mundo, escolhem a Itália como porta de entrada. E não é para menos! O país da botinha fica numa localização privilegiada, que reserva aos seus visitantes, além de um encontro com muita história e cultura, a vista de cenários naturais e monumentais de tirar o fôlego. Além disso, a Itália é um destino que agrada a todos: é uma ótima opção para os casais apaixonados curtirem um passeio romântico, também recebe muito bem amigos em busca de diversão, as famílias, os mochileiros… Enfim, ir para lá será, sem sombra de dúvida, uma viagem inesquecível!
Então, eu vou para a Itália! E agora?
Como dito anteriormente, o país guarda muitas opções de entretenimento e passeios, mas, por onde começar? Fique tranquilo! Nós iremos te ajudar! Nesta matéria, separamos as 10 coisas para fazer na Itália, que são indispensáveis, principalmente, se essa for a sua primeira ida até lá. Então, leia com atenção e aproveite as dicas!
Leia mais: 15 dicas para quem viaja com crianças para a Itália
1 - Subir na Torre de Pisa

Certamente, uma das primeiras coisas que vem à mente, quando falamos de Itália, é a icônica torre torta, localizada na cidade de Pisa. Uma visita externa já é algo imperdível mas, se tiver a chance de adentrar nessa obra de arte em mármore, com certeza, será uma experiência incrível! Para isso, programe-se e não se esqueça de comprar os ingressos com antecedência.
2 - Volte no tempo conhecendo Pompéia

A cidade de Pompéia foi devastada pela erupção do Monte Vesúvio no ano de 79 d.C. e suas ruínas preservadas são uma verdadeira viagem no tempo, que atrai muitos turistas. Ao visitar a cidade fantasma, dá para se ter uma ideia de como ela era sofisticada e grandiosa durante o período do Império Romano.
3- Visite o cenário de Romeu e Julieta

A janela de Julieta, descrita no clássico trágico de William Shakespeare, Romeu e Julieta, pode ser visitada na cidade de Verona. Além da romântica varanda, a estátua de Julieta também é muito disputada entre os turistas, pois, dizem que fazer uma foto com a mão sobre seu seio traz boa sorte para o amor. Se você quiser casar logo, é bom não perder essa oportunidade, hein?!
4- Conquistar a boa sorte na Fontana de Trevi

Se buscar por um casamento não é, no momento, uma opção para você, conquistar a boa sorte, apostamos que é uma ótima opção! Afinal, quem é que não quer estar provido de êxitos durante a vida?! E, na majestosa Fontana de Trevi, em Roma, você pode arriscar! Segundo dizem, jogar uma moeda nela atrai fortuna e prosperidade. É bom não duvidar, não é mesmo?! Além disso, a beleza arquitetônica barroca dessa verdadeira obra de arte faz, por si só, valer a pena o passeio.
Leia mais: Qual é a melhor época do ano para ver neve em Portugal?
5- Conhecer de perto a grandiosidade do Coliseu

Já que estamos falando de Roma, um dos mais conhecidos cartões postais italianos também está por lá. Inclusive, visitar o Coliseu é, praticamente, uma parada obrigatória dos turistas pelo país. O lugar que, atualmente, está em ruínas (apesar de muito bem preservado) é uma obra concluída no ano 80 d.C. e é o maior anfiteatro já construído no mundo! Ele foi palco de vários espetáculos, como eram conhecidos, os combates entre gladiadores e animais selvagens. É, simplesmente, incrível!
6- Visitar o Vaticano

Não importa se você é religioso ou não, visitar o berço da Igreja Católica Romana será uma experiência cultural e um encontro direto com a história fantásticos! A arquitetura é impecável e, visitando o Museu do Vaticano e a Capela Sistina, é possível entender um pouco do poder da Igreja Católica. Há outros passeios por lá, então, vá preparado para se surpreender a todo momento. É maravilhoso!
7- Atravessar o Grande Canal

Veneza encanta seus visitantes com seus singulares canais, onde as pessoas vivem e transitam normalmente, como se fossem ruas. Você, é claro, não pode deixar de atravessar o mais famoso deles: o Grande Canal. É possível fazer a travessia usando um vaporetto ou um traghetto. Fazer o passeio pelas pontes do canal também é uma excelente opção se você preferir caminhar. O passeio será adorável de qualquer maneira!
8- Conhecer o Centro Histórico de Siena

Conhecer de perto as belezas históricas italianas nunca é demais e o charme medieval de uma das principais cidades da Toscana vai te fascinar! Siena teve seu auge entre os anos de 1260 e 1348 e é desse período que estão preservadas suas construções históricas. A arquitetura da fortaleza, praça e catedral são de encher os olhos e, como se não bastasse, o belíssimo Duomo, uma das maiores catedrais italianas, ainda guarda obras-primas de Pisano, Donatello e Michelangelo. Apenas imperdível!
9- Visitar o Vale dos Templos

Já que você está tão perto, não pode perder a oportunidade de conhecer um dos maiores tesouros arqueológicos gregos da Itália. Localizado em Agrigento, o Vale dos Templos guarda muitas relíquias construídas para formar a antiga cidade de Akragas, na Magna Grécia. As ruínas são espetaculares e, com certeza, valem a pena serem vistas de perto.
10- Tudo acaba em… PIZZA!

Leia mais: 10 tradicionais massas italianas para experimentar
Todos os passeios são imperdíveis, mas convenhamos: ir para a Itália e não saborear a famosa pizza de Nápoles é inadmissível! Experimente o sabor da Pizza Napolitana, que conquistou, não só a Rainha Margherita de Savoia, mas também o mundo, diretamente da sua cidade de origem. Além do mais, para ser reconhecida como Patrimônio Imaterial da Unesco, ruim, com certeza não deve ser!
E aí, gostou das dicas? Esperamos que sim! Aliás, que tal dar uma olhadinha nestas outras dicas de viagens pela Europa? Confira:
Leia mais: 10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez na Disney
Leia mais: 10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez em Londres.