Qual moeda levar para Itália?

Troca de informações sobre destinos na Itália.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qui Out 17, 2013 1:31 pm
Imagem

Uma das maiores dúvidas de quem está com uma viagem programada à Itália é saber qual moeda levar. A moeda oficial da Itália é o euro, assim como em grande parte dos países da Europa. No Brasil, você consegue encontrá-lo em qualquer casa de câmbio para venda.

Tanto faz se você está indo para Roma, Milão, Veneza, Nápoles, Bolonha ou Palermo, pois sempre irá usar a mesma moeda.

Qual moeda levar para Itália?

Os meios de pagamento aceitos em Itália são os seguintes:
- Euros;
- Dólares americanos;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Cartão pré-pago.

Nunca é aconselhável viajar sem dinheiro nenhum, pois na imigração eles podem lhe perguntar quanto você está levando e pedir para você comprovar, então é sempre bom ter uma quantidade razoável, além dos cartões de crédito. Recomendamos sempre que leve pelo menos 500 euros em papel moeda.

Leia também: Quantos euros devo levar na minha viagem?

Chegando a Itália: como conseguir mais euros?

Se o seu dinheiro acabou, você pode fazer câmbio novamente, caso tenha outra moeda, como dólares americanos ou reais (poucos locais vão aceitar). Você também pode realizar um saque, mas vale mais em casos de emergência. Ao realizar qualquer saque você pagará IOF de 6,38%, além de taxa de saque do seu banco e do caixa eletrônico, por isso essa opção deve ser usada apenas em casos realmente necessários. Ao escolher o cartão de crédito você só pagará o saque quando receber sua fatura. Você paga a taxa de saque e o IOF é de 6,38%. A cotação será do dia da transação. Ao escolher o cartão de débito você pagará na hora, pois o dinheiro sairá imediatamente da sua conta. Você paga a taxa de saque e IOF de 6,38%.

Estou com dólares americanos: como trocá-los?

Procure uma casa de câmbio, mas nunca nos aeroportos, pois a cotação não é boa. Até mesmo o seu hotel pode realizar o câmbio, mas é preciso ficar atento a cotação oferecida. Nas cidades, é relativamente fácil achar uma casa de câmbio para realizar a troca. Vale realizar uma pesquisa e comparação antes, caso haja mais de uma opção no mesmo local.

Não sabe onde tem uma? Pergunte ao Concierge do seu hotel.

Preciso do passaporte para fazer câmbio?

Não precisa. Usamos algumas casas de câmbio durante a nossa viagem e o passaporte não foi solicitado para realizar a troca de dólares ou outra moeda para euros.

Vale a pena usar cartão de crédito?

Sim, vale a pena, mas o cartão não tem ampla aceitação. Apesar do IOF de 6,38%, consideramos ainda válida a utilização, principalmente por quatro motivos:
- Segurança: andar com muito dinheiro é sempre arriscado;
- Praticidade: processo rápido e sem preocupações;
- Cotação: normalmente a cotação do cartão de crédito é melhor do que das casas de câmbio;
- Milhas: não há maneira mais rápida de ganhar milhas do que usando seu cartão de crédito.

E os cartões pré-pago: ainda vale a pena usar?

Com o IOF de 6,38%, deixaram de valer a pena. Vale mais a pena comprar papel moeda, pagando 1,1% de IOF. Entretanto, em alguns casos, como o de crianças viajando em excursões, pode ser válido para maior controle. Para adultos, não vale a pena. A aceitação desses cartões pré-pagos é boa, com exceção do emitido pela bandeira American Express.

Leia também:
- American Express GlobalTravel Card
- MasterCard Cash Passport
- Visa TravelMoney

FDV Câmbio: compra de moeda estrangeira

Através da plataforma FDV Câmbio, o Falando de Viagem vende com total segurança e rapidez na entrega dólares americanos, euros, libras esterlinas, pesos argentinos, pesos chilenos, dirham, franco suíço, coroa dinamarquesa, rand, rublo, shekel, iene e várias outras moedas. E o melhor: você não precisa sair de casa, pois todo o processo é realizado on-line e você receberá no seu endereço comercial ou residencial. Outro serviço disponível na plataforma é a remessa internacional de valores.

Trabalhamos com as melhores cotações do mercado, confira: https://cambio.falandodeviagem.com.br

Qual é a melhor fórmula?

Nós aconselhamos que você se programe para levar a quantidade exata ou próxima do que irá precisar gastar durante os seus dias na Itália. Para economizar, o ideal é ir comprando um pouco de mês em mês, para garantir uma boa cotação na média. Se você sabe que vai viajar, faça um planejamento para comprar a moeda aos poucos, ao invés de comprar tudo na véspera da viagem, quando não poderá esperar e terá que comprar a qualquer preço.

O cartão de crédito continua válido, principalmente se o seu banco não cobra spread ou cobra um valor baixo. Clique aqui para ver quais são os melhores cartões de crédito para usar no exterior, com ágio zero.

Faça câmbio aos poucos e evite sempre trocar moeda no aeroporto. Como você não sabe quanto vai gastar, não troque tudo de uma vez, pois se você precisar vender euros vai perder dinheiro. É muito fácil encontrar casas de câmbio nas cidades e o seu hotel provavelmente também poderá realizar o câmbio (cuidado apenas com a cotação).

Qualquer que seja sua escolha, tenha sempre um cartão de crédito, que será exigido como garantia no hotel e no aluguel do carro. Antes de viajar, lembre-se de avisar ao seu banco sobre a viagem, para que não haja um bloqueio indevido por suspeita de fraude. Também vale checar se há possibilidade de aumentar o seu limite de crédito.

Boa viagem!

Última atualização desse texto: 21/04/2020.

E você, que meio de pagamento mais usou na Itália? Teve algum problema? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Emanuel Mensagens: 369
Sex Out 18, 2013 4:43 pm
Estive na Itália em outubro do ano passado e levei um Visa Travel Money e não tive nenhum problema. Levei pouco euro em espécie para as pequenas compras e transportes e ainda fiz saque utilizando tanto o VTM como o cartão de meu banco na função débito. Na época paguei uma taxa, se não me engano de 3 ou 4 euros por saque, mas em compensação o IOF era baixo. Usei o VTM inclusive em pequenas cidades da Toscana.

Na volta pra casa, dei um vacilo e fiquei quase sem euro em espécie, gastei os últimos euro no VTM no Duty Free e na última hora a TAP cancelou meu vôo, apesar de terem dado toda assistência (Hotel, alimentação e telefone), foi um sensação ruim ficar quase sem dinheiro em espécie e no VTM, além disso, como teria que fazer o check-in novamente no outro vôo, tive que devolver as compras no Duty Free, pois tinha bebida que ultrapassava os 125mL permitido, liguei pro VTM (fui atendido em português) informando que havia cancelado a compra e eles devolveram o crédito, só que 7 dias depois... mas devolveram :)

Adriana Mensagens: 2231
Ter Out 22, 2013 4:27 pm
Na Itália sempre utilizei cartão de crédito para as despesas maiores e dinheiro para as pequenas: lanches, sorvetes, estacionamento, pedágio, etc.
Quando via que o dinheiro estava ficando pouco, sacava do cartão de débito nos caixas eletrônicos, sempre tentando calcular o quanto ainda precisaria, evitando fazer isso muitas vezes para não pagar a taxa de saque.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Set 14, 2014 10:48 am
Para economizar tem que evitar pagar IOF. Eu levaria euros e usaria o cartão de crédito em alguns ocasiões. Com o real desvalorizado a conta final em euros fica cara.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jul 18, 2015 8:57 am
Fabio tem alguma dica extra para Sicília ou é o que está na matéria mesmo?

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Jul 18, 2015 11:03 am
A Sicilia eh uma regiao mais rural e menos cosmopolita que Roma ou Milao, a aceitacao de cartao, ainda que seja muito boa em Palermo ou Siracusa, nao eh total. Nao deixe de ter euros. E nao espere usar o Amex ou Diners como principal cartao. Tenha sempre um Visa ou Mastercard.

Talvez aceitem dolares, nao tentei, mas se acontecer a cotacao nao sera nada favoravel.

Tenha sempre euros a mao, principalmente no interior.

Precisa atualizar a materia pois as regras de IOF mudaram. :cry:

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Jul 18, 2015 11:10 am
Olá Fabio,

Obrigado pela informação. Já atualizamos :)

IOF do cartão de crédito: 6,38%.
IOF do cartão de débito: 6,38%.
IOF do cartão pré-pago: 6,38%.
IOF do saque no exterior 6,38%.

fernand2163014494 Mensagens: 1
Qui Set 24, 2015 7:17 pm
Tenho um Travel Card da American Express com dólares. Levar esse cartão pra Itália corro o risco de não conseguir usá-lo? Sou totalmente leiga em cotações, seria melhor trocar esses dólares aqui no Brasil para euros ou trocar os dólares na Itália? Alguém sabe?

Patricia Mensagens: 2384
Sex Set 25, 2015 9:41 am
fernand2163014494, acho que o maior problema que você vai ter é a aceitação do American Express, pois não pe como nos EUA que é bem aceito.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Set 26, 2015 6:02 pm
Amex na Europa é furada! Só nas grandes cidades e grandes lojas geralmente. O ideal é fazer um saque do seu cartão pré-pago e zerar o saldo.





Booking.com

Voltar para “Itália”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio