Moustache Tour | Um passeio de bicicleta incomum em Liubliana, na Eslovênia

Troca de informações sobre destinos na Eslovênia.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Seg Set 02, 2019 9:26 am
Imagem

Em comparação a outras capitais europeias, Ljubljana, ou Liubliana, a capital da Eslovênia, é muito compacta, muito verde e muito amigável aos ciclistas, com seu centro histórico fechado para carros e suas redondezas com ruas e avenidas relativamente calmas. O que a torna um ótimo lugar para explorar de bicicleta. Você pode fazer por si só, alugando uma bicicleta ou através dos vários tours oferecidos pelo Visit Ljubljana.

Leia também: Guia da Liubliana, na Eslovênia | Informações, dicas e roteiro de viagem de 2 dias

Nós realizamos o passeio de bicicleta guiado chamado Moustache Tour. Primeiramente, o porquê do nome Moustache (significa bigode em português). O tour é baseado na vida e na obra de três grandes artistas eslovenos que influenciaram muito, não somente Ljubljana, mas toda a Eslovênia. Todos os três tinham bigode, daí o nome do tour.

Visitamos a cidade, percorremos as suas lindas ruas e seus arredores, conhecendo a sua história em união com a vida e a visão dos três poderosos bigodudos. Sendo eles:

Jože Plecnik (1872 - 1957): Arquiteto com inúmeros projetos em Ljubljana, Praga e Viena. Ele tem o mesmo simbolismo para a Eslovênia que Oscar Niemeyer para o Brasil ou Antonio Gaudi para Barcelona. Ele projetou a icônica Ponte Tripla, os edifícios do mercado aberto, o cemitério municipal e o edifício da Biblioteca Nacional em Ljubljana, bem como a esplanada longo do Rio Ljubljanica, além de parques, praças e edifícios comerciais e residenciais. Há somente uma foto em todo o seu acervo em que ele está sorrindo. O disciplinado arquiteto é tão famoso e admirado que existe um tour somente dele, para conhecer a sua vida e a sua obra criativa; o tour inclui um piquenique no vasto Tivoli Park.

Ivan Cankar (1876 – 1918): Escritor, dramaturgo, ensaísta, poeta e ativista político esloveno. Um dos principiantes do modernismo na literatura eslovena. Ele é considerado um dos maiores escritores da língua do país.

Rihard Jakopic (1869 – 1943): Ele foi o pioneiro e principal pintor impressionista esloveno, patrono das artes e teórico. Estudou na Academia de Belas Artes de Viena, na Academia de Belas Artes de Munique e na Academia de Belas Artes de Praga. Fundou a Sociedade de Arte Eslovena e foi um dos primeiros membros da Academia Eslovena de Ciências e Artes.

Foram homens ousados que deixaram a sua marca em Ljubljana, e neste tour incomum, nós pudemos conhecer as suas obras, saber um pouco mais do ambiente onde viveram, as características da época em que trabalharam e ver onde moraram.

Quer maneira mais diferente de começar um tour que por uma barbearia retrô? Essa parada foi um dos principais pontos de troca de informações na época de nossos artistas.

Imagem

Depois da parada, seguimos por Ljubljana, passando pelo centro da cidade, Križanke, Brivnica, pela National Gallery, pelas obras de Plecnik, pelas casas onde moraram Jakopic e Plecnik, onde seu estúdio foi mantido como ele deixou, e pelo Parque Tivoli.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após passarmos pelo Centro Internacional de Artes Gráficas no Parque Tivoli, nós seguimos para a colina chamada Rožnik. Deixamos as bicicletas na base e fizemos uma caminhada de cerca de 40 minutos até o topo da colina para conhecer o quarto onde Ivan Cankar morou. Nem precisamos contar que o escritor levava uma vida bem boêmia.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Terminamos a parte oficial do tour com um café e o bolo tradicional da Eslovênia, o Potice. Uma deliciosa iguaria com mel e nozes. Depois claro tivemos que descer a colina e voltar para o centro da cidade para devolver as bicicletas.

Imagem

Informações úteis

- O tour tem duração de 3 horas e meia, ocorre todas as sextas-feiras, às 15:00, de abril a setembro, com o máximo de 8 participantes.

- O idioma é inglês, mas nosso guia até arriscou algumas palavras em português.

- Você pode reservar tanto na internet, quanto nos escritórios do Tourist Information na cidade. Reservar com antecedência é sempre recomendável.

- O tour é somente para adultos ou acima de 14 anos. Ele tem várias paradas para explicações, mas mantém um ritmo razoável e constante, então é bom estar em boa forma para aguentar o tour todo.

- Use roupas confortáveis e sapatos adequados para andar de bicicleta e caminhar na colina.

- Leve água.

Quanto custa?

O preço cobrado é de 45 euros por pessoa. Nesse valor, está incluído: guia, aluguel de bicicleta por todo o período do passeio, capacete, entradas em todos os lugares constantes do tour e café com bolo tradicional no final do tour.

Leia também: Eslovênia | Roteiro de viagem e dicas desse país lindo e apaixonante

Vale a pena fazer o Moustache Tour?

Pudemos conhecer um pouco da história destes grandes e, pelo que percebemos, excêntricos artistas, além de sentir o estilo de vida de um arquiteto, de um escritor e de um pintor. O Moustache Tour foi eleito em 2018 o melhor tour guiado da Europa e não é à toa. Nosso guia foi muito profissional, simpático e tinha muito conhecimento sobre os artistas e sobre a cidade. É sempre bom termos contato e conversarmos com os moradores para realmente sentirmos a cidade que estamos visitando e fazer um tour guiado é sempre uma boa maneira de fazermos isso. Amamos a experiência e recomendamos muito!

Boa viagem!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

O Falando de Viagem visitou a Ljubljana com apoio do Visit Ljubljana.

E você, conhece o Moustache Tour? Fez algum outro tour de bicicleta em Liubliana? Recomenda? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Mai 07, 2020 10:27 am
Qual moeda levar para a Eslovênia? https://falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=734&t=18915" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Eslovênia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio