Castelo de Predjama: um passeio por este misterioso castelo na Eslovênia

Troca de informações sobre destinos na Eslovênia.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Sáb Nov 23, 2019 8:10 am
Imagem

O Castelo de Predjama está localizado na cidade de Postojna, a cerca de 10km da Caverna de Postojna. Este pitoresco e desafiador castelo foi construído há mais de 800 anos, empoleirado em um penhasco de 123 metros de altura. Hoje é tido como o único e mais preservado castelo de caverna do mundo. Ele está do Guinness Book como o maior castelo de caverna do mundo.

O castelo foi construído de tal maneira que é difícil dizer onde termina a parede natural e começa a parede construída. Essa dualidade de recursos naturais e artificiais é esplêndida. O misterioso castelo oferece uma visão única das técnicas de construção e da desenvoltura de seus moradores na idade média, que procuravam e encontravam um porto seguro para si e para as suas famílias logo na entrada da caverna.

A caverna em que ele está situado na verdade é um complexo, uma rede de passagens, chamado de Cavernas de Predjama e é superior a 14 km de comprimento. As passagens cobrem a área sob e atrás do castelo. A caverna é habitada por várias espécies diferentes de morcegos, que torna a visita ainda mais especial. É também um importante sítio arqueológico, que remonta à Idade da Pedra.

Leia também: Eslovênia | Roteiro de viagem e dicas desse país lindo e apaixonante

A visita

Após passar a ponte e portão do castelo você passará por onde antigamente era a estrebaria.

Imagem

Infelizmente, devido a construção antiga, o castelo é de difícil acesso para pessoas com dificuldades de locomoção. A circulação é totalmente por escadas íngremes.

Imagem

Você vai subindo e passando pelos diversos cômodos do castelo, incluindo uma área com armas medievais.

Imagem

Imagem

Imagem

Durante o passeio é possível ver a união do castelo com a caverna.

Imagem

Imagem

Quando chegamos ao topo, podemos ter vistas vertiginosas das janelas e terraços do castelo. Apreciar a paisagem do Vale Lokva, quase a mesma que diversos cavaleiros tiveram daqueles mesmos pontos, tornam a visita mais glamourosa.

Imagem

Podemos também caminhar, até determinado ponto, pela caverna que se abre atrás do castelo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A lenda do cavaleiro Erasmus: no século 15 o valente cavaleiro chamado Erasmus de Lueg foi o senhor do castelo. Entre os vários senhores, ele foi o mais conhecido porque, além de ser uma espécie de Robin Hood da época, protegeu com bravura o seu castelo do exército inimigo. Profundo conhecedor do complexo de cavernas atrás de seu castelo, ele conseguia sair e entrar sem ser percebido, atravessar a montanha e chegar ao vale adjacente. Conseguia trazer mantimentos e munição para o castelo, burlando o cerco formado ao seu redor.

A disputa durou cerca de um ano, até que ele foi traído por um de seus servos, que acendeu uma vela na janela de seu quarto, o que era o sinal que o inimigo esperava para eles bombardearam o local com balas de canhão. Conta a lenda que Erasmus não se deu por vencido e que continua passeando pelos corredores do castelo até os dias atuais. Inclusive o castelo já foi investigado em alguns programas que estudam atividades paranormais e outros do estilo 'caça-fantasmas'.

Leia também: Guia da Liubliana, na Eslovênia | Informações, dicas e roteiro de viagem de 2 dias

Como ir para o Castelo de Predjama?

O castelo está localizado na cidade de Postojna, perto de Trieste na Itália - 42km e também de Liubliana, a capital da Eslovênia - 53km. Você pode chegar na cidade de carro ou contratar passeios através de agências em Liubliana ou em outras cidades da região - são diversas as que oferecem o passeio. Caso chegue de trem no centro da cidade, existem ônibus que levam até o castelo.

Nós visitamos de carro. O estacionamento é próximo ao castelo (cobrado), mas é bem pequeno. Não tivemos problema para estacionar, mas em finais de semana, férias ou feriados pode ser um problema. Pelo que percebemos, as excursões visitam a Caverna de Postojna, almoçam e depois seguem para o castelo, então o ideal é visitar no final da tarde ou bem pela manhã e depois seguir para as cavernas, fazendo o trajeto contrário ao das excursões. Em julho e agosto, existe um shuttle gratuito entre o castelo e a Caverna de Postojna

Quanto custa?

No site do complexo você terá várias opções de bilhetes, podendo comprar entradas individuais ou combos.

Apenas a entrada para o castelo custa:
- Adultos: 13,80 euros;
- Crianças (6 a 15 anos): 8,30 euros;
- Menores de 6 anos: 1,00 euro.

Leia também: Quantos euros devo levar na minha viagem?

A melhor opção é comprar o combo que permite a visita à Caverna de Postojna, um passeio magnífico a apenas 10km de distância. São fornecidos gratuitamente áudio-guias em 15 idiomas.

Informações importantes para a visita

- Você faz o seu tempo, mas dá para visitar tranquilamente em uma hora.

- O castelo está aberto durante todo o ano, todos os dias.

- As cavernas embaixo do castelo estão abertas à visitação, mediante pagamento de um valor extra, de maio a setembro. Durante o inverno elas são fechadas, pois é o período de hibernação dos morcegos. As visitas devem ser agendadas através do e-mail: [email protected].

- Várias escadas são de pedra e existe um certo fluxo de água vindo da caverna, portanto é um pouco escorregadio. É recomendável o uso de sapatos antiderrapantes.

Vale a pena visitar o Castelo de Predjama?

Como não adorar o passeio por este castelo inexpugnável? Ele já foi cenário de vários filmes, inspiração para romances de cavaleiros valentes, românticos e sedutores, que fascinou até George R. R. Martin, autor do best-seller The Game of Thrones. Ficamos assombrados, não porque encontramos com o Erasmus, mas pela beleza do castelo, um passeio inspirador que ficará na mente dos visitantes por muito tempo.

Bom passeio!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

O Falando de Viagem visitou o castelo a convite do Park Postojnksa Jama.

E você, conhece o Castelo de Predjama? Gostou do passeio? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Nov 25, 2019 10:12 am
Que lindo passeio. Eslovênia está seriamente nos meus planos!

GuilhermeStrapasson1 Mensagens: 89
Seg Nov 25, 2019 11:55 am
Ja fui nesse castelo e recomendo fortemente a visita, muito legal.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Nov 25, 2019 2:16 pm
Incrível esse castelo. Além de muito bem preservado, tem uma arquitetura única.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Nov 25, 2019 4:50 pm
Fantástica a arquitetura incorporada à montanha.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Mai 07, 2020 10:27 am
Qual moeda levar para a Eslovênia? https://falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=734&t=18915" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Eslovênia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio