Destinos - Brasil
Região Norte
Alter do Chão

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 3 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Dom Nov 17, 2019 11:09 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 19143
Administrador
Imagem

Alter do Chão é um desses cantinhos do mundo em que a ordem é mergulhar na experiência e na energia do lugar. Muito por isso, as opções de hospedagem na vila são simples e sem luxos, mas em sua maioria, oferecerem um contato constante com a natureza. Muitas pousadas pequenas estão instaladas no centro da vila. Há ainda algumas opções afastadas do centro, mas ainda próximas ao rio Tapajós, que banha a vila. Há ainda, três hostels em Alter. Para escolher a hospedagem mais central, use a Praia do Cajueiro ou a Praça Central como referências. Nessa altura da beira-rio saem a maior parte dos passeios de Alter do Chão.

O período da viagem pode alterar bruscamente os preços das hospedagens. O período considerado a baixa temporada é o primeiro semestre do ano, quando a praias estão submersas. Ele vai de fevereiro a junho. Já de julho a janeiro, é considerada a alta temporada de Alter do Chão. Na terceira semana de setembro, quando acontece a festa popular Çairé, a cidade lota e é preciso antecedência para garantir boas opções de hospedagem. Outra época muito concorrida é o Réveillon.

Leia também: Como ir para Alter do Chão

Opções de hospedagem

As opções na zona mais central de Alter são bastante simples, como a Pousada Praias Belas e a Pousada do Mingote. Na beira do rio está também o Hotel Mirante da Ilha, que também é bem simples, mas é muito bem localizado. Uma pousada charmosa e bem avaliada nessa região é a Sombra do Cajueiro.

Quem busca maior conforto, as melhores opções são: a Villa Arumã e a Vila de Alter Boutique. A Vila Flor também é acima da média da região e tem uma piscina com uma bela vista sobre o rio. Entretanto as três ficam mais afastadas do centrinho de Alter. A Vila de Alter Boutique tem apenas seis bangalôs e é muito procurada, por ser uma das melhores opções da vila. É necessário se programar com antecedência para conseguir se hospedar nela.

Alter do Chão ou Santarém?

Apesar de muitas das belas praias da região serem oficialmente parte de Santarém e de Belterra, a grande maioria dos passeios turísticos para praias e trilhas na floresta Amazônica saem de Alter. Por isso, só considere ficar em Santarém e enfrentar os 30km que separam as cidades se não houver mais opções na vila. A logística funciona muito melhor para o turista a partir do centrinho de Alter do Chão.

Caso chegue na região de avião, usará o Aeroporto de Santarém. Como alguns voos são no fim da noite ou na madrugada, se fizer questão de conhecer Santarém e não tenha tido tempo para um bate e volta, aproveite o dia da chegada ou retorno e faça um tour pela cidade (os pontos mais importantes são o Mercadão 2000, a vista para o encontro do Tio Tapajós com o Rio Amazonas na beira-rio e o Mercado do Peixe). Se você optar por ficar em Santarém os melhores hotéis da cidade são o Hotel London e o Barrudada Tropical.

Imagem

Imagem

Imagem

A última alternativa de região é para quem quer uma experiência de imersão na cultura ribeirinha: hospedar-se na comunidade de Coroca. Uma comunidade ribeirinha do Rio Arapiuns, que está a 1h30 de lancha rápida de Alter do Chão e Santarém. De barco leva-se 4 horas. É possível reservar uma casa inteira dentro da comunidade. Além da praia, praticamente deserta que banha a comunidade, é possível também conhecer a sua criação de tartarugas gigantes e abelhas nativas sem ferrão, e apreciar a confecção dos incríveis artesanatos tradicionais dali.

Imagem

Imagem

Leia também: Vacinas e recomendações para viagens à Amazônia

Conclusão

Independentemente da sua escolha, o mais importante é ir de cabeça aberta a esse destino tão especial e único. O fato de as opções de hospedagens serem mais rústicas ou simples são um reflexo de como Alter do Chão ainda é um destino que não foi tão explorado turisticamente e reforça a importância de conhecermos logo esse pequeno paraíso brasileiro, antes que ele seja descoberto pelo turismo em massa.

Boa viagem!

Texto e fotos: Sara Meirinho.

E você, conhece Alter do Chão? Onde se hospedou? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Compre seu chip de internet 4G para viagens internacionais (cupom de desconto SUPER): https://chip.falandodeviagem.com.br



 Mensagem não lidaPublicado: Seg Nov 18, 2019 2:30 pm 
Mensagens: 843
Tenho muita vontade de fazer essa viagem, mas não pra ficar em terra firme. Amaria fazer aquele roteiro que você se hospeda no barco

_________________
http://fdv.im/ManuCaldas


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Nov 25, 2019 11:57 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 5626
Não há luxo mas é possível ter conforto.
@manu também tenho vontade de navegar por essa região para desbravá-la!

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
O que fazer em Alter do Chão

em Alter do Chão

Última mensagem Qui Dez 19, 2019 1:52 pm SaraMeirinho Ver última mensagem

 

4

Como ir para Alter do Chão

em Alter do Chão

Última mensagem Qui Out 17, 2019 1:00 pm ludodiniz Ver última mensagem

 

3

Alter do Chão: 15 dicas para a sua viagem

em Alter do Chão

Última mensagem Qui Dez 19, 2019 1:53 pm SaraMeirinho Ver última mensagem

 

3

Festival do Çairé: a festa que movimenta Alter do Chão em setembro

em Alter do Chão

Última mensagem Seg Out 28, 2019 1:47 pm Adriana Ver última mensagem

 

3

Machu Picchu: se hospedar por 1 ou 2 dias?

em Machu Picchu

Última mensagem Dom Set 29, 2019 6:36 pm Beatriz Ver última mensagem

 

4

 


Booking.com


Destinos - Brasil
Região Norte
Alter do Chão

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante