Alter do Chão: 15 dicas para a sua viagem

Troca de informações sobre Alter do Chão.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qui Nov 28, 2019 1:12 pm
Imagem

Desde quando ganhou o título do jornal britânico The Guardian como praia mais bonita do Brasil, Alter do Chão entrou na mira (e na lista dos sonhos) de muitos viajantes. Essa notoriedade ganhou respaldo quando quem foi percebeu como Alter é um destino onde a diversidade de atrações, gastronomia e cultura é capaz de te conquistar. Um lugar que precisa ser visitado logo, antes que o turismo de massa chegue, pois com certeza, mudará o aspecto tão singular da vila.

Listamos algumas dicas do que você precisa saber antes de programar a sua viagem para lá:

1 – Escolha a melhor época para ir

Aqui não tem certo ou errado e sim "depende". Se você quer aproveitar as praias de água doce da região precisa ir na época considerada o verão amazônico, que tem o seu auge de agosto a novembro. Se deseja ver uma Floresta Amazônica mais exuberante e rios mais caudalosos, vá no inverno amazônico, de fevereiro a junho.

2 – Conheça o Çairé

Se você já definiu que irá na época seca e gosta de eventos folclóricos, programe a sua viagem para a época do Çairé. É um festival que marca o auge da diversidade cultural da região. Apesar da vila ficar mais cheia e os preços subirem, é uma das épocas mais animadas da cidade. Tente mesclar alguns dias do festival com alguns dias após a festa, assim pode aproveitar também a calmaria de Alter fora da altíssima temporada.

Leia também: Festival do Çairé | A festa que movimenta Alter do Chão em setembro

Imagem

3 – Planeje com antecedência a sua hospedagem

A vila tem até bastante opções dado o seu tamanho, entretanto a maioria é bem simples. Ao se planejar com antecedência você ainda encontra disponibilidade nas melhores pousadas e tem a oportunidade de escolher entre elas.

Leia também: Onde se hospedar em Alter do Chão

4 – Pesquise os voos para Santarém

Santarém é o aeroporto que serve como base para quem vai para Alter. A maioria das companhias voam para lá, entretanto são voos bem concorridos e os preços podem ficar bem altos se comprados com pouca antecedência. E não ache que o voo Belém/Santarém sempre será a opção mais barata. Muitas vezes não é, pois esses são os voos mais usados pelos moradores. Então vale a pena considerar outras conexões como Brasília, dependendo de onde você saia no Brasil. Aproveite a chegada ou saída do aeroporto de Santarém para conhecer a cidade.

Leia também: Como ir para Alter do Chão

5 – Esteja de cabeça aberta para a cultura paraense

Poucos lugares no Brasil têm uma cultura tão ímpar como o Pará. A começar pelos nomes diferentes para muitas frutas e peixes, alguns existentes só lá. Hábitos de gastronomia diversos da maior parte do país. Ritmos musicais próprios do estado. Lendas e histórias que tentam explicar as situações do cotidiano. Estar de cabeça aberta para aproveitar o melhor de tanta diversidade é essencial para sua experiência no Pará ser boa, principalmente em Alter do Chão, que conserva muito de suas tradições e cultura.

Imagem

6 – Fique pelo menos 5 noites

Todo o investimento de tempo e dinheiro para chegar a Alter não valerá a pena se não for para ficar pelo menos 4 dias inteiros na vila. Há muitas opções de passeios e apesar de alguns se parecerem entre si, acabam se revelando sempre experiências diferentes.

7 – Leve dinheiro em espécie

Alter é uma vila pequena, que depende muito de Santarém ainda. Apesar da maioria dos estabelecimentos aceitarem cartão de crédito ou débito - inclusive as barracas de praias sazonais da Ilha do Amor -, é melhor levar a maior parte do dinheiro em espécie para negociar passeios e contratar os barqueiros.

8 – Cuidado com as arraias

Quando for tomar banho nas praias que se formam no Tapajós, cuidado com as arraias. Algumas das praias que você visitará estarão praticamente desertas e as arraias ficam escondidas na beira, então ao ir entrando no rio, vá fazendo movimento com os pés que arrastem um pouco a areia, para não pisar em alguma sem querer e ser aferroado.

9 – Não tenha medo de enjoo nos passeios de barco

Apesar da grande maioria dos passeios ser de barco, eles causam pouco ou nenhum enjoo. Isso acontece porque os rios que banham Alter se agitam pouco comparado ao mar. Assim as lanchas praticamente não balançam ao navegar por eles. É claro que escolher um bom barqueiro e uma boa lancha faz diferença. Não se assuste quando falarem que para determinado passeio você levará até 1 hora 30 minutos de barco para chegar, pois a viagem é tranquila.

Imagem

Leia também: O que fazer em Alter do Chão

10 – Se puder, faça passeios privativos

Se for possível, escolha 1 ou 2 dias de passeios para um tour privativo. Você pode contratar o barqueiro na associação da vila e combinar o itinerário. É a melhor forma para ir contra o fluxo de visitantes nas principais praias e aproveitar algumas praticamente desertas.

11 – Desconecte

Em Alter a maioria das operadoras funcionam com baixa velocidade. A melhor opção é a Vivo. Nas praias mais longes da vila o sinal é ainda pior. Dado o clima da região, o melhor a fazer é relaxar e desconectar.

12 – Aproveite a gastronomia da região

Mesmo sendo um vilarejo pequeno, a região de Alter do Chão concentra ótimos restaurantes. Menção honrosa aos restaurantes do chef Saulo, sendo o mais famoso o Casa do Saulo na praia de Carapanari, e o Ty Comidaria, bem no centrinho, na beira do rio. Tudo delicioso!

Imagem

13 – Prepare o bolso para os passeios

Devido ao difícil acesso a maioria das atrações e da necessidade de deslocamento de barco, o preço dos passeios costuma ser acima da média de outros destinos turísticos. Mas ainda acessível comparado a outros passeios ligados a Amazônia, como em Manaus e Belém, por exemplo. Considere pelo menos R$ 150,00 a 250,00 por dia para passeios por pessoa. Esse valor dobra se você faz questão de passeios privativos.

Se você quer flexibilidade de horários e não se importa em dirigir, considere alugar um carro. Não é a opção mais prática, pois para andar na vila não é necessário, mas pode ser útil para ir a praias como Carapanari, Pindobal e Porto da Pedras, que são acessíveis por via terrestre. Além disso, você utiliza o carro para ir e voltar de Santarém. Leve em consideração que a maioria dos passeios famosos é por via aquática, então mesmo com o carro alugado será preciso contratar passeios de barco em alguns dias.

Imagem

14 – Assista todos os pores do sol que conseguir

O pôr do sol em um rio na Amazônia é um verdadeiro espetáculo. Várias praias de Alter disputam quem tem o mais bonito. Assista todos que puder em praias diferentes e compare por conta própria. São inesquecíveis!

Imagem

15 – Se surpreenda

Mesmo com altas expectativas para conhecer Alter do Chão, esse pequeno vilarejo do interior do Pará ainda será capaz de te surpreender. As praias de água doce são muito diferentes de um banho de rio qualquer e as de Alter são ainda mais especiais devido as águas claras do Rio Tapajós. A cor é única e a temperatura ideal. É um verdadeiro paraíso e que merece o título que ganhou do The Guardian e atraiu tantos visitantes.

Planeje sua viagem para Alter do Chão

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.

Boa viagem!

Texto e fotos: Sara Meirinho.

O Falando de Viagem viajou a convite da Secretaria de Estado de Turismo do Pará.

E você, conhece Alter do Chão? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Nov 29, 2019 4:30 pm
Excelentes dicas! As melhores! Alter do Chão não está na minha lista de desejos, mas confesso que estou curtindo mais o destino depois das suas matérias.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Dez 02, 2019 11:34 am
Excelentes dicas. Não é um destino tão fácil e as pessoas não sabem muito. Ler algo assim é essencial pro sucesso da viagem.

SaraMeirinho Mensagens: 11
Qui Dez 19, 2019 12:53 pm
Já planejando usar essas dicas de novo... rs





Booking.com

Voltar para “Alter do Chão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio