Processo de imigração e alfândega no Aeroporto de Doha, no Catar

Troca de informações sobre o Catar.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Mar 16, 2020 9:46 am
Imagem

O Aeroporto de Doha (DOH), no Catar, é o hub da companhia aérea Qatar Airways, e vem ganhando projeção desde que a cidade foi eleita como sede da Copa do Mundo 2020. Além disso, quem viaja com a Qatar faz conexão no aeroporto, que possui centenas de voos diários para os mais diversos locais do mundo.

O aeroporto é novo, moderno e, apesar das suas grandes dimensões, é extremamente fácil de se locomover. Se você está viajando para o Aeroporto de Doha e quer saber o passo a passo desde a saída da aeronave, esse texto irá te ajudar.

Leia também: Brasil agora está isento de visto para entrar no Qatar

Pouso e Imigração

Logo após o pouso, saia da aeronave e, caso Doha seja seu destino final e você precise pegar as malas e sair do aeroporto, siga as placas indicando Baggage Claim e Immigration.

Imagem

O percurso passa por corredores amplos e em aproximadamente 10 minutos você chegará aos guichês de imigração. Não pegamos nenhuma fila e os procedimentos burocráticos foram extremamente ágeis. Apenas uma vez nos perguntaram o hotel em que iríamos ficar. Neste caso, bastou falar o nome do hotel que fomos liberados em seguida, sem mais perguntas.

Logo após a imigração você precisa passar as malas de mão por um raio-x, que no nosso caso também foi extremamente rápido.

Imagem

Ao lado do raio-x estão as esteiras de bagagem. Após pegar as malas, basta sair para o saguão principal.

Imagem

Imagem

Saindo da área segura você encontrará uma casa de câmbio no lado direito, onde é possível trocar dólares e euros pela moeda local. É importante destacar que o câmbio usado no aeroporto é exatamente o mesmo de outros locais da cidade - algo que é raro mundo afora.

Imagem

No lado esquerdo temos um caixa de banco, caso queira fazer um saque.

Imagem

Em Doha tanto o Uber como o táxi funcionam bem e não têm custo elevado. O Uber é um pouco mais barato. No caso do táxi, o pagamento precisa ser feito na moeda local.

Imagem

Chamando um Uber, ele irá esperar na pista localizada em frente ao saguão. Para pegar o táxi basta ir para o lado esquerdo e seguir as placas.

Conexão em Doha

Caso você esteja em conexão, após desembarcar siga as placas do Transfer. Você vai precisar virar à esquerda pouco antes do guichê da imigração. Será necessário passar novamente pelo raio-x e só então estará liberado para seguir até o seu portão de embarque.

Imagem

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre o Ramadã antes de viajar para os Emirados Árabes Unidos

Saindo de Doha

Pegar um voo a partir do Aeroporto de Doha é ainda mais fácil do que pousar na cidade. Chegando de Uber ou táxi você verá que existem três pontos de desembarque - o primeiro para passageiros em Classe Executiva e Primeira Classe da Qatar, o segundo para passageiros em Classe Econômica da Qatar e o terceiro para passageiros de outras companhias aéreas.

Imagem

Existem painéis indicando o local exato em que o check-in e o despacho de malas deve ser realizado, e em caso de dúvida basta perguntar a um dos vários funcionários que ficam no local.

Imagem

Imagem

Após despachar as malas, siga para o raio-x, e em seguida passe pela imigração. As filas são pequenas e o procedimento é bem rápido de ser concluído. Logo em seguida você chegará no hall principal do aeroporto, que é facilmente identificado pelo urso amarelo gigante, que mede sete metros e já foi exposto em frente a um prédio na Park Avenue de Nova York. Ele está no cento da área segura do aeroporto e a partir dele você acessa todos os terminais.

Imagem

Imagem

As salas VIP estão nesse hall central, que é o local ideal para aguardar o seu voo. Desde o hall você precisará de no máximo uns 10 minutos para chegar em qualquer portão de embarque. Mesmo os terminais “D” e “E”, que são os mais distantes, não demandam muito tempo, pois existe um trem que agiliza o acesso.

Imagem

Próximo do embarque, dirija-se ao seu portão e aguarde o chamado.

Leia também: Voo diurno ou voo noturno?

Quanto tempo preciso para fazer uma conexão

O Aeroporto de Doha não é gigantesco e possui uma logística impecável. Além disso, nas duas vezes que estivemos lá não vimos nenhuma fila que pudesse atrasar o passageiro. De maneira geral, o ideal é uma conexão de duas horas, mas pela experiência que tivemos recentemente, acreditamos que até mesmo uma conexão de 60 minutos seria possível sem grandes problemas.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, já passou pelos procedimentos de imigração e alfândega em Doha? Achou que funciona bem? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Mar 16, 2020 10:11 am
Aeroporto excelente. Muito fácil de se locomover e com ótima infraestrutura.





Booking.com

Voltar para “Catar”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio