As Lojas Americanas, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), está realizando vendas on-line. Em suas lojas físicas que estão abertas, apenas produtos de primeira necessidade podem ser comprados, como alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza. Quaisquer outros tipos de produtos não podem ser comprados e as lojas isolaram as áreas não essenciais.
Em seu website oficial, a empresa permite duas formas:
- Entrega no mesmo dia, comprando até às 16:00, com frete de R$ 14,90;
- Retirada dos produtos na loja, comprando on-line, sem custo.
O Falando de Viagem sempre indicou o AME Digital, que faz parte do mesmo grupo das Lojas Americanas, a B2W. Inclusive, o app está realizando várias ações divulgando a compra de ovos de Páscoa pela plataforma.
O grande problema
Muitas entregas não estão sendo realizadas. E, no rastreamento, o pedido consta como entregue, o que é bastante estranho.
Um dos nossos leitores descobriu o que acontece:
Na página das Lojas Americanas no Facebook há uma enxurrada de reclamações. O FDV tentou contato com a central telefônica diversas vezes, no número 4003-4848, sempre sem sucesso. Uma gravação diz: "Todos os nossos operadores estão em atendimento. Retorne mais tarde". Não há como esperar na linha para ser atendido. Enviar mensagem pelo Facebook também não adianta, pois o atendimento é virtual. Ao reclamar pelo site, o prazo de resposta é de 5 dias.O problema está acontecendo com ovos de Páscoa e chocolates em geral. Não tem na loja e a Americanas vende muito. Aí a empresa Loggi recebe o "chamado", vai à loja e não tem nada. O entregador precisa por como entregue para pegar mais entregas, pois eles são autônomos.
O que diz as Lojas Americanas
O Falando de Viagem entrou em contato com as Lojas Americanas, mas até a publicação desse texto não recebemos um retorno.
Os produtos serão entregues?
Já recebemos relatos de que as Lojas Americanas está tentando cancelar pedidos. No caso dos ovos de Páscoa, o problema é maior, afinal, eles precisam chegar até domingo.
E se chegar: o frete será devolvido?
Essa é uma grande questão, afinal, o frete de R$ 14,90 foi pago para uma entrega no mesmo dia, para compras até às 16:00. Não consideramos justa a cobrança com o atraso da entrega.
Conclusão
Não recomendamos a compra, pois são inúmeros os problemas relatados e a dificuldade de contato é enorme. Se você está com problemas, recomendamos abrir imediatamente uma reclamação no site Consumidor.gov.br, pois é o único canal que as empresas respeitam e há um prazo a cumprir. Outra opção é o Reclame Aqui, onde inclusive você pode ler mais relatos de produtos não entregues.
Bola fora, Americanas.com!