O PagSeguro PagBank é a empresa de pagamentos com a maior quantidade de clientes no Brasil e um banco digital com mais de 9,4 milhões de contas únicas ativas e 1,4 milhões de usuários ativos de PagBank. O PagSeguro está em operação desde 2006 e hoje atua como emissor e adquirente, além de fornecer soluções completas para pagamentos on-line e presenciais (por aparelhos mobile e dispositivos POS) com a maior variedade de meios de pagamento, como cartões de crédito, débito e refeição.
O sucesso fez nascer em 2019 o PagBank, que visa democratizar os serviços bancários com serviços como cartão internacional grátis, recarga de celular, portabilidade de salário, transferências, pagamentos e empréstimos com taxas competitivas.
Com o cartão do PagBank, você pode: - Fazer compras no Brasil, em qualquer lugar que aceite a bandeira Visa; - Fazer compras no exterior, em qualquer lugar que aceite a bandeira Visa.
Ao usar o cartão de crédito para compras no Brasil você não pagará nenhuma taxa. O valor do produto é sempre o valor final, mas algumas lojas dão descontos para pagamento à vista, em dinheiro. Quando o desconto é bom, vale a pena aproveitá-lo e trocar o meio de pagamento, mas se o valor é o mesmo vale a pena usar o cartão para ter um prazo maior para o pagamento e ainda acumular milhas aéreas.
Caso o seu cartão seja internacional, você poderá usá-lo no exterior, seja na Argentina, no Japão ou em qualquer lugar do mundo. Neste caso, você será taxado em: - Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38%; - Taxa (ágio) do banco em cima da cotação do dólar comercial PTAX.
O spread é a diferença entre a taxa interbancária e a taxa cobrada pelas instituições financeiras.
Sim, cobra. E a informação é apresentada de forma clara em seu website. O valor do spread é de 5,0% para compras internacionais. Se você comprar em outra moeda, haverá conversão para dólares americanos e depois para reais.
Tem cartões que não cobram spread?
Sim, tem. Os cartões da Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) e Unicred não cobram spread, então a cotação utilizada é a do dólar comercial, sem nenhuma porcentagem em cima. Com isso, as compras no exterior ficam mais baratas. A Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) tinha spread zero, mas passou a cobrar 1%, o que não é totalmente ruim.
Sim, é. Todas as compras realizadas com cartões de crédito ou débito precisam pagar, obrigatoriamente, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Não há como fugir dessa taxa, infelizmente. Saque em caixas eletrônicos no exterior também incide o mesmo valor.
O valor é de apenas 1,1%. Por isso, levar dinheiro vivo (cash) também é interessante. Você tem menos segurança e não acumula pontos com as compras, mas em compensação pode conseguir realizar uma boa economia.
Além do spread, havia a variação cambial - que não existe mais. O Banco Central do Brasil, desde 1º de março de 2020, obriga que todos os bancos usem o valor que será convertido para reais com base na cotação do dólar do dia em que foi feita a transação - dia da compra. Antes, os bancos poderiam considerar a data de fechamento da fatura, fazendo depois o ajuste para mais ou para menos com o dia do pagamento da fatura. Com a instabilidade do real frente à moeda americana, esse novo método oferece mais segurança nas compras internacionais, pois você sabe exatamente quanto vai pagar.
Os emissores devem divulgar a taxa de conversão praticada no dia anterior em todos os seus canais de atendimento.
Então, se você tem o cartão PagBank, pagará: - 5,0% de spread; - 6,38% de IOF.
Total (considerando juros compostos): 11,69%. Isso significa que, todas as suas compras custarão quase 12% mais caras.
Como consultar o seu score de crédito gratuitamente
Sempre que você faz uma nova solicitação de cartão de crédito, ou pede um aumento do seu limite de crédito, o banco geralmente faz algumas consultas para saber se você é merecedor desse crédito. Cada instituição é soberana e pode dizer sim ou não para qualquer cliente, sem precisar dar explicações mais detalhadas, e o score de crédito é um dos critérios analisados na hora de aprovar ou negar uma proposta. Por isso, antes de realizar qualquer nova solicitação, vale a pena você consultar de forma gratuita o seu score.
No mercado brasileiro não temos um cartão de crédito que seja unânime, oferecendo o melhor de tudo. Se você faz muitas compras internacionais ou viaja muito para o exterior vale mais a pena optar por um cartão que não cobre o spread ou que cobre no máximo 1%. O PagSeguro PagBank, infelizmente, resolveu adotar a mesma taxa de grandes bancos, perdendo uma grande oportunidade para se destacar.
Ao realizar qualquer viagem ao exterior vale sempre misturar os meios de pagamento, levando a moeda local (ou dólares americanos e euros), além de cartões de crédito. Se você tem um cartão que não cobra spread, já terá uma economia de 5,0%, o que é válido. O ideal, é sempre ter mais de um cartão de crédito na carteira, para ter o melhor de cada um deles, mas sempre tomando cuidado para não pagar anuidade à toa. As melhores bandeiras em relação à aceitação no exterior são Visa e Mastercard.
Boa viagem!
E você, tem o cartão de crédito do PagSeguro PagBank? Já tinha pensado na cobrança do spread? Conte para nós a sua experiência!