Qual é o spread (ágio) que o Banco do Nordeste cobra em compras internacionais com cartão de crédito

Informações sobre cartões de crédito e produtos do Banco do Nordeste.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Sex Jul 10, 2020 8:56 am
Imagem

O Banco do Nordeste do Brasil é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina e diferencia-se das demais instituições financeiras pela missão que tem a cumprir: atuar como Banco de Desenvolvimento da Região Nordeste. Sua visão é a de ser o banco preferido do Nordeste, reconhecido pela sua capacidade de promover o bem-estar das famílias e a competitividade das empresas da região.

Leia também: 70 dúvidas que você já teve ou vai ter sobre cartões de crédito

Com o cartão do Banco do Nordeste do Brasil, você pode:
- Fazer compras no Brasil, em qualquer lugar que aceite a bandeira Visa;
- Fazer compras no exterior, em qualquer lugar que aceite a bandeira Visa.

Ao usar o cartão de crédito para compras no Brasil você não pagará nenhuma taxa. O valor do produto é sempre o valor final, mas algumas lojas dão descontos para pagamento à vista, em dinheiro. Quando o desconto é bom, vale a pena aproveitá-lo e trocar o meio de pagamento, mas se o valor é o mesmo vale a pena usar o cartão para ter um prazo maior para o pagamento e ainda acumular milhas aéreas.

Leia também: Guia de cartão de crédito | As melhores opções de cada banco

O que é spread (ágio)?

Caso o seu cartão seja internacional, você poderá usá-lo no exterior, seja na Argentina, no Japão ou em qualquer lugar do mundo. Neste caso, você será taxado em:
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38%;
- Taxa (ágio) do banco em cima da cotação do dólar comercial PTAX.

O spread é a diferença entre a taxa interbancária e a taxa cobrada pelas instituições financeiras.

Leia também: Qual a diferença entre câmbio comercial, turismo e paralelo?

O Banco do Nordeste cobra ágio?

Sim, cobra. Infelizmente, assim como a maioria dos grandes bancos, a informação não é apresentada aos clientes. O banco informa apenas as cotações diárias, que é uma determinação do Banco Central. O valor do spread é de 6%.

Vale também conferir a última pesquisa que realizamos para comparar com outros bancos.

Tem cartões que não cobram spread?

Sim, tem. Os cartões da Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) e Unicred não cobram spread, então a cotação utilizada é a do dólar comercial, sem nenhuma porcentagem em cima. Com isso, as compras no exterior ficam mais baratas. A Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) tinha spread zero, mas passou a cobrar 1%, o que não é totalmente ruim.

O Itaú oferece os cartões Pão de Açúcar Itaucard 2.0 Mastercard Platinum e Pão de Açúcar Itaucard 2.0 Mastercard Gold, que também não cobram spread, e são ótimos cartões para acumular milhas aéreas, pois usam o real para base para conversão e não o dólar americano.

Leia também: Cartão de crédito com a melhor cotação do dólar americano para compras internacionais

O IOF é obrigatório?

Sim, é. Todas as compras realizadas com cartões de crédito ou débito precisam pagar, obrigatoriamente, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Não há como fugir dessa taxa, infelizmente. Saque em caixas eletrônicos no exterior também incide o mesmo valor.

Leia também: Qual o valor do IOF que vou pagar ao fazer uma viagem internacional?

Qual o valor do IOF para comprar papel moeda?

O valor é de apenas 1,1%. Por isso, levar dinheiro vivo (cash) também é interessante. Você tem menos segurança e não acumula pontos com as compras, mas em compensação pode conseguir realizar uma boa economia.

Para comprar moeda estrangeira, acesse: https://cambio.falandodeviagem.com.br

Variação cambial

Além do spread, havia a variação cambial - que não existe mais. O Banco Central do Brasil, desde 1º de março de 2020, obriga que todos os bancos usem o valor que será convertido para reais com base na cotação do dólar do dia em que foi feita a transação - dia da compra. Antes, os bancos poderiam considerar a data de fechamento da fatura, fazendo depois o ajuste para mais ou para menos com o dia do pagamento da fatura. Com a instabilidade do real frente à moeda americana, esse novo método oferece mais segurança nas compras internacionais, pois você sabe exatamente quanto vai pagar.

Os emissores devem divulgar a taxa de conversão praticada no dia anterior em todos os seus canais de atendimento.

Leia também: Câmbio no cartão de crédito | Dia da compra x Dia do fechamento x Dia do pagamento

Taxa final para compras internacionais

Então, se você tem um cartão do Banco do Nordeste, pagará:
- 6,0% de spread;
- 6,38% de IOF.

Total (sem considerar juros compostos): a partir de 12,38%. Isso significa que, todas as suas compras serão mais de 12% mais caras.

Conclusão

No mercado brasileiro não temos um cartão de crédito que seja unânime, oferecendo o melhor de tudo. O Banco do Nordeste, além de ser defasado nos cartões de crédito e omitir muitas informações, cobra um dos spreads mais altos do mercado brasileiro, o que é um ponto bastante negativo. Já as cooperativas de crédito têm a vantagem de não cobrarem spread, e serem uma boa opção para usar no exterior, mas não há regras claras para isenções ou descontos, variando de cooperativa para cooperativa, além de benefícios também limitados na maioria dos cartões.

Ao realizar qualquer viagem ao exterior vale sempre misturar os meios de pagamento, levando a moeda local (ou dólares americanos e euros), além de cartões de crédito. Se você tem um cartão que não cobra spread, já terá uma economia de 6,0%, o que é válido. O ideal, é sempre ter mais de um cartão de crédito na carteira, para ter o melhor de cada um deles, mas sempre tomando cuidado para não pagar anuidade à toa.

Boa viagem!

E você, tem um cartão de crédito do Banco do Nordeste? Já tinha pensado na cobrança do spread? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem





Booking.com

Voltar para “Banco do Nordeste”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio