Conhecendo Portugal com transportes públicos

Troca de informações sobre destinos em Portugal.
AlessandraPAM Mensagens: 14
Ter Ago 02, 2016 3:21 pm
Olá gente,

Em Julho fui com meu marido para Portugal. :D Eu quero apenas deixar aqui umas dicas de como é possível e muito tranquilo se deslocar entre as cidades de Portugal sem carro, com conforto e segurança.

Nós optamos por não alugarmos carro e fazermos tudo "a la mochileiros" (rsrsrs), sem malas. Ficamos 3 dias em Lisboa onde contratamos o passeio turístico de Hop on hop off de dois dias , que leva para os principais pontos turísticos da cidade e funciona de 9 da manhã às 8 da noite. Como nosso hotel era bem próximo a Praça Marquês de Pombal contratamos o passeio lá mesmo, mas você pode contratar com o motorista, caso o pegue em qualquer outro ponto da cidade. Em Portugal só anoitecia por volta das 9:30, então o dia rendia muito!!! Nós pagamos 26 euros cada um. Eles lhe fornecem um fone de ouvido, para que possa ouvir explicações sobre os pontos turísticos e ouvir fado! :lol:


Usamos também as linhas de metro, principalmente a linha azul que tinha uma estação bem próxima do nosso hotel. A passagem de metro é 1,40 centavos de euro por pessoa.

Para Fátima fomos de ônibus e pagamos 14,00 euros cada e levou em torno de 1,5h, saindo da estação de Sete Rios.
De Fátima fomos para Aveiro, também de ônibus, 12,00 euros cada, com viagem de aproximadamente 1h.

Pernoitamos em Aveiro, cidade encantadora! Além de fazermos o passeio no canal (8 euros por pessoa), contratamos um tuk tuk (8 euros cada)que nos levou para um passeio pela cidade por terra!

Vale ressaltar que os cartões de metro e trem de Lisboa são diferentes do do Porto. Assim, acabamos comprando todos, sendo em torno de 50cents.

No outro dia a tarde seguimos de trem para o Porto. Foi 3,70 por pessoa. É necessário que se valide o cartão em uns totens próximos à linha. Se você esquecer de validar, paga uma nova passagem dentro do trem. Isso eles não nos avisaram, mas meu marido que é bem atento viu uma pessoa de lá fazendo isso e a perguntou se era realmente necessário! Foram 40 min de Aveiro para a estação de São Bento no Porto.

Lá , de novo, contratamos o hop on hop off por dois dias com direito a passeio de barco no Douro e visita à duas caves para degustar vinhos do Porto, a Porto Cruz e a Quevedo. Há duas linhas de ônibus disponíveis: a azul que faz a parte mais histórica do Porto e Gaia e a linha vermelha que faz o Porto e só leva atá as caves que são bem na beira do rio.

Saímos do Porto de trem pra Lisboa. A passagem foi em torno de 24 euros e levamos 3 horas aproximadamente. Como já estávamos familiarizados com os deslocamentos, resolvemos ao chegar em Lisboa, deixar as mochilas no hotel e ir para Sintra, para passarmos a tarde.

Não me recordo o valor exato, mas aproximadamente 10 euros ida e volta para nós dois. Os trens saem de 30 em 30 min da estação do Rossio e para voltar, o último vem de Sintra à 12pm.Em Sintra, contratamos o ônibus de passeio por 5 euros cada para irmos aos principais castelos de lá, mas há mais dois outros roteiros disponíveis, além de Tuk tuks e charretes.

Espero que essas dicas ajudem! Abraços a todos.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Ter Ago 02, 2016 8:09 pm
O sistema de Hop-on Hop-off é muito interessante, sempre me atraiu bastante. De modo geral, conhece-se os principais pontos da cidade sem gastar muito!

E é sempre bom ter um post assim, que detalha o caminho das pedras para quem não quer ficar gastando muito com táxi ou uber! Um ponto que achei interessante é a presença de tuk tuk em Portugal, achava que isso não existiam em países desenvolvidos hahaah

Muito legal, @ AlessandraPAM! Parece ter sido uma viagem bem top.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Ter Ago 02, 2016 10:14 pm
Fiz muito isso em Lisboa e Porto.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Ago 03, 2016 10:02 am
Uma dúvida para quem já foi a Portugal:
As praias da região do Algarve são boas para frequentar ?? a água é limpa ?? como é a areia ? e nos meses de final de junho, início de julho o verão lá é agradável ???

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Ago 03, 2016 10:11 am
Eu já fui, mas tem algum tempo. Dá para frequentar no verão e a água é limpa.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Ago 03, 2016 10:16 am
Ok..
Vlw...
Andei vendo umas fotos e me pareceu ser uma região muito bonita...
Aliás, quanto mais eu pesquiso sobre Portugal, mais me surpreendo positivamente como destino turístico....

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Ago 03, 2016 10:22 am
É bonito sim, mas não dá para comparar com as praias da Grécia, por exemplo. Ou com as do Caribe.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Ago 03, 2016 10:26 am
Sim... as praias da Grécia são mais bonitas sim...
Mas.. o "sangue" Português está começando a querer mudar o rumo....rsrs...

AlessandraPAM Mensagens: 14
Qui Ago 04, 2016 3:10 pm
Sim Alegarritano, a viagem foi ótima e aproveitamos bastante. Na minha opinião dirigir no centro de Lisboa é uma confusão e no Porto também, até mesmo para estacionar! Optar pelos transportes públicos, para nós, foi a melhor opção!

Ariston Mensagens: 2
Dom Jan 01, 2017 4:36 pm
AlessandraPam - Gratidão pelo Post. Orientou bem! Quando vc saiu de Lisboa para Sintra vc "acumulou" hospedagem?
Abraços. Ariston





Booking.com

Voltar para “Portugal”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio