Roteiro de 18 dias em Portugal | Porto, Douro, Serra da Estrela, Alentejo e Lisboa

Troca de informações sobre destinos em Portugal.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Abr 24, 2020 12:27 pm
Imagem

Portugal é um país que tem tudo para agradar tanto o viajante que está indo pela primeira vez para o exterior, como aquele que já conhece diversos outros lugares no mundo. Uma grande vantagem de Portugal frente a outros destinos é a possibilidade de podermos nos comunicar em português, pois por melhor que você fale inglês, é sempre bom e reconfortante poder viajar sem qualquer barreira linguística.

Portugal também está bem perto do Brasil, sendo possível chegar lá em voos diretos de 9/10 horas. E se não bastasse, a TAP Air Portugal é uma das companhias aéreas internacionais com maior capilaridade em nosso país, sando de diversos aeroportos nacionais, com voos diretos até Lisboa e Porto.

Outro ponto extremamente positivo é que Portugal é um dos países mais baratos da Europa, sendo possível se hospedar em hotéis de luxo pelo mesmo preço que se pagaria por um hotel 3 ou 4 estrelas em capitais como Roma ou Paris. E a mesma economia também ocorre na alimentação e nos ingressos das atrações.

Por fim, Portugal oferece uma ampla gama de lugares interessantes, indo desde praias até montanhas, cidades de charme até metrópoles, além de algumas das regiões vinícolas mais bonitas do mundo. O Falando de Viagem fez um roteiro de 18 dias por Portugal, passando por alguns dos locais mais visitados pelos brasileiros, mesclando desde pequenos vilarejos até grandes cidades, e explorando o melhor do vinho no Douro e no Alentejo.

Como foram realizados os deslocamentos?

Portugal é um país pequeno, pouco menor do que o Estado de Pernambuco, e que possui uma infraestrutura viária impecável. Por isso optamos por desembarcar na cidade do Porto, percorremos o interior com um carro alugado, e no final retornamos ao Brasil saindo de Lisboa.

Caso você não possa, ou não queira, alugar um carro, tente contratar um tour guiado, ou então concentre as estadias nas cidades maiores, onde é possível se chegar mais facilmente utilizando o transporte público.

Quantos dias em cada lugar?

Segue a forma pela qual os dias da viagem foram distribuídos em cada cidade:
- Porto: 3 noites;
- Região do Douro: 3 noites;
- Serra da Estrela: 3 noites;
- Alentejo (Crato): 1 noite;
- Alentejo (Évora): 3 noites;
- Lisboa: 4 noites.

Se dispuser de menos dias, pode-se excluir a hospedagem no Crato, assim como 1 ou 2 noites nas regiões vinícolas do Douro/Alentejo.

Caso a viagem seja mais longa, considere ficar 1 ou 2 dias a mais em Lisboa e Évora, ou ainda visitar as praias no Algarve. Outra opção seria dedicar algum tempo conhecendo as cidades do oeste, como Óbidos, Alcobaça e Nazaré.

Porto ou Lisboa: qual cidade é mais interessante?

Seja para decidir por onde começar a viajem, ou então escolher um único lugar em Portugal para conhecer, muitos viajantes perguntam qual cidade vale mais a visita: Lisboa ou Porto.

Na prática são locais muito diferentes, pois Porto é uma cidade pequena, aconchegante e charmosa, enquanto que Lisboa é uma metrópole intensa e repleta de atrações.

Particularmente, achamos que Porto se encaixa melhor em um roteiro mais tranquilo, onde é possível andar com calma pelas ruas, se surpreendendo com a arquitetura e as atrações que surgem pelo caminho. Não é uma cidade para se "ticar" os pontos turísticos e ir embora.

Lisboa, mesmo sendo bem maior, se encaixa melhor em um ritmo mais frenético, quando se quer ver muito em pouco tempo. Além disso, por ser o principal hub da TAP, é mais fácil de ser incluída no roteiro de viagem.

Roteiro de 18 dias em Portugal

Abordaremos a seguir o roteiro dia a dia da viagem, mas sem entrar em detalhes da programação, pois o Falando de Viagem possui matérias de cada cidade/região, contendo informações gerais sobre cada local, assim como sobre as principais atrações.

Dias 1 a 4 – Porto

Imagem

Roteiro de 3 dias na cidade do Porto

Mapa da cidade com as principais atrações

Pousamos de manhã cedo no Porto, em um voo vindo direto do aeroporto do Rio de Janeiro. Caso você faça conexão em algum outro local é provável que só chegue no início ou final da tarde.

Durante os 3 dias que ficamos em Porto visitamos muitas atrações, tais como os Jardins do Palácio de Cristal, a Livraria Lello & Irmão, a Torre e Igreja dos Clérigos, a Estação de São Bento, a Igreja de São Francisco, a Praça General Humberto Delgado, o Cais da Ribeira, a Fundação Serralves, a Capela das Almas e ainda visitamos a vinícola Graham's.

Imagem

Imagem

A cidade é muito charmosa e vale a pena percorrer o seu centro histórico de forma calma, descobrindo pontos de interesse pelo caminho e se encantando com a beleza do lugar. Fizemos praticamente tudo a pé e nos deslocamentos maiores optamos por utilizar o Uber, que apesar de mais caro do que o transporte público ofereceu muito mais comodidade e rapidez.

Dias 4 a 7 – Douro

Imagem

Roteiro de 4 dias pela região do Douro

Mapa da região com as principais atrações

A região vinícola do Douro é imperdível para quem gosta de vinhos, mas é interessante mesmo para aqueles que não gostam de visitar vinícolas. Saindo do Porto aproveitamos para visitar no caminho a interessante cidade de Gonçalves, com seu imponente castelo.

Imagem

Logo de início temos a questão da hospedagem como um grande desafio, pois apesar da cidade de Peso da Régua estar numa posição central, os melhores hotéis estão em vinícolas ou em cidades próximas, como é o caso do Casa da Calçada Relais & Châteaux, um dos hotéis mais incríveis de Portugal.

Imagem

Imagem

Fato é que independentemente de onde você ficar precisará utilizar o carro para explorar a região, por isso vale a pena ficar em um bom hotel, que irá maximizar sua experiência, com atendimento e conforto diferenciados. E, como já dissemos, você pagará por um hotel de alto nível o mesmo que pagaria por um hotel normal em algumas capitais europeias.

No Douro nós visitamos as cidades de Guimarães, Amarante, Pinhão e Peso da Régua, além de termos ido nas vinícolas Quinta Nova N. S. do Carmo, Quinta do Crasto e Quinta do Vallado.

Imagem

Imagem

Imagem

As estradas secundárias são estreitas e por isso é necessário ficar atento com o consumo de vinho durante as degustações, ou então eleger um dos viajantes como motorista do dia. Importante destacar também que alguns deslocamentos, ainda que envolvam pequenas distâncias, podem exigir um tempo considerável, pois em alguns lugares a velocidade média não passa de 20/30 km/h.

Dias 7 a 10 – Serra da Estrela

Imagem

Roteiro de 2 dias pela região da Serra da Estrela

Mapa da região com as principais atrações

No trajeto desde o Douro até a Serra da Estrela paramos para conhecer a cidade de Lamego e sua linda catedral.

Imagem

Chegamos no final da tarde à Serra da Estrela e aproveitamos para descansar e aproveitar a Pousada Convento de Belmonte, onde ficamos hospedados.

Nos dias seguintes subimos a linda serra, fomos nas cidades de Manteigas, Sortelha, Belmonte e Covilhã, além de aproveitarmos para conhecer a culinária e o famoso Queijo da Serra da Estrela, com sua casca curada e inteiro cremoso.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por ser o ponto mais alto de Portugal, a Serra da Estrela possui um clima ameno durante todo o ano, sendo que no inverno as temperaturas chegam facilmente abaixo de zero. Por isso, vá com roupas quentes e se gostar de esquiar vale a pena ficar um dia a mais na região e conhecer a estação de esqui.

Dias 10 a 11 – Alentejo (Crato)

Imagem

Logo pela manhã fomos até Fátima conhecer sua linda Basílica.

Imagem

Em seguida, nos dirigimos até a Pousada Mosteiro do Crato, um hotel exclusivo e diferenciado instalado em um antigo castelo.

Imagem

Imagem

Conhecemos esse hotel durante as pesquisas para elaboração do roteiro e desde o início ficamos encantados com o lugar e decidimos passar uma noite nele, tanto para termos um merecido descanso durante a viagem, como para podermos dormir em um hotel, que já foi um castelo e que hoje abriga um museu. Adoramos a experiência e foi uma ótima forma de tornar os deslocamentos neste dia menos cansativos.

Dias 11 a 14 – Alentejo

Imagem

Roteiro de 2 dias pela região do Alentejo

Mapa da região com as principais atrações

Após o café da manhã fomos para a cidade de Marvão e apesar da chuva que enfrentamos no dia gostamos de conhecê-la.

Imagem

Após o almoço nos dirigimos para Évora, uma das maiores cidades da região e onde ficamos hospedados.

Nos dias seguintes, além de explorar as diversas atrações de Évora, também fomos em Arraiolos e Reguengos de Monsaraz, além de fazer um tour e participar de um almoço harmonizado na Herdade do Rocim.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Quem aprecia vinhos pode incluir facilmente 1 ou 2 noites adicionais em Évora, pois existem diversas outras vinícolas fantásticas que não visitamos.

Dias 14 a 18 – Lisboa

Imagem

Roteiro de 4 dias na cidade de Lisboa

Mapa da cidade com as principais atrações

Aproveitando que ainda estávamos com o carro alugado, saímos cedo do Alentejo e fomos visitar Sintra e passar rapidamente em Cascais.

Imagem

Imagem

No final do dia devolvemos o veículo na locadora e pegamos um Uber para o aconchegante Hotel da Estrela.

Nos dias seguintes fizemos várias caminhadas, que é a melhor forma de conhecer e se apaixonar por Lisboa, utilizando táxi/Uber somente nos deslocamentos mais longos.

Adoramos fazer um tour a pé pelo centro histórico, explorar Belém, ir ao Parque das Nações, no Oceanário e fazer um tour gastronômico no Time Out Cais da Ribeira.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Apesar do tempo na cidade ter sido suficiente, com 1 ou 2 dias a mais em Lisboa seria possível visitar outros bairros, ou até mesmo fazer um bate e volta com mais calma até Cascais.

Os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp

- Cartões, Milhas e Viagens (R$ 39,90 mensal + R$ 50,00 de taxa de adesão - todos os níveis de conhecimento): esse é o grupo mais completo, com a mentoria diária do Gabriel Dias. Divulgação de promoções, estratégias, oportunidades em vários setores e suporte individualizado (inclusive no privado). Faça a inscrição clicando aqui.

- Cartões de crédito PRO (R$ 10,00 mensal - nível de conhecimento avançado): discussões entre os membros de estratégias avançadas, além de divulgação de promoções e oportunidades em primeira mão. Não é um grupo onde tem a mentoria do Gabriel Dias e tampouco o bê-á-bá. Faça a inscrição clicando aqui.

- Tudo sobre as salas VIP (R$ 10,05 trimestral - todos os níveis de conhecimento): grupo para falarmos sobre as salas VIP no Brasil e no mundo. Os principais gestores de salas VIP do Brasil estão nesse grupo. Os membros podem ser convidados para conhecer os lounges e recebem descontos nos passes de acesso. Faça a inscrição clicando aqui.

- Como tirar o visto americano (R$ 99,90 - pagamento único): grupo para quem deseja tirar pela primeira vez ou renovar o visto americano. Assessoria para orientações no agendamento, preenchimento dos dados, informações e dicas para a entrevista. Faça a inscrição clicando aqui.

- Promoções Premium (R$ 15,00 mensal): grupo para quem deseja receber as melhores ofertas da internet, de todos os setores, para economizar muito no dia a dia. Faça a inscrição clicando aqui.

- Buenos Aires (R$ 99,90 - pagamento único): grupo para quem deseja viajar para Buenos Aires e outras cidades da Argentina. Você terá acesso direto ao time do Check-in Buenos Aires e Class Turismo para tirar todas suas dúvidas e organizar a sua viagem. Todas estão baseadas em Buenos Aires e sabem tudo sobre o destino. Se você fechar a sua viagem, independentemente de ser com nossos parceiros, poderá retirar em Buenos Aires: chip de celular, adaptador de tomada e caneta para checar se as notas são verdadeiras. E também terá delivery de câmbio no hotel gratuitamente. Faça a inscrição clicando aqui.

- Orlando (R$ 99,90 - pagamento único): grupo para quem deseja viajar para Orlando e outras cidades da Flórida. Fabio Calderon e Gabriel Dias são especialistas no destino e já viajaram mais de 100 vezes para a cidade mais divertida do mundo. Você receberá conteúdo exclusivo, as melhores dicas e descontos em parceiros. Faça a inscrição clicando aqui.

Conclusão

Portugal é um destino muitas vezes subestimado pelos viajantes. Talvez em virtude da proximidade e semelhança da língua muitos não o considerem como um verdadeiro destino internacional, mas fato é que praticamente todos que visitam esse pequeno e instigante país voltam de lá encantados com a culinária, com a receptividade do povo e com as belezas arquitetônicas e naturais. Os preços mais baixos e o grande volume de voos também facilitam muito a vida do viajante. E mesmo após 18 dias explorando o país, voltamos de lá com a vontade de retornar e conhecer outras regiões, como o Algarve e a Ilha da Madeira.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece Portugal? Como foi o seu roteiro? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Abr 24, 2020 4:51 pm
Portugal é incrível. Nesse momento, eu estaria lá, se não fosse o coronavírus. Ainda tenho planos de ir no segundo semestre de 2020.

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Abr 24, 2020 6:58 pm
Conheço Portugal, mas fui quando eu era muito criança. Quero voltar!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Abr 24, 2020 7:17 pm
Adorei Portugal. O país é muito surpreendente e repleto de atrações.

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Mai 06, 2020 11:49 am
É seguro viajar para Portugal? Entenda mais sobre a pandemia de coronavírus e a reabertura do país https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=76&t=18913" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Nov 30, 2020 2:10 pm
Madeira, Lisboa e Algarve são os melhores destinos do mundo

A Madeira continua a ser o Melhor Destino Insular do Mundo, na edição de 2020 dos World Travel Awards, que distinguiu também Lisboa como Melhor Destino City Break do Mundo e, o Algarve, como o Melhor Destino de Praia do Mundo.

Considerados os ‘óscares’ do turismo, os World Travel Awards são atribuídos anualmente, desde 1993, pelos profissionais do setor a uma escala mundial, distinguindo o trabalho desenvolvido na indústria turística de modo a estimular a competitividade e a qualidade do turismo.

Segue-se a lista completa de prémios atribuídos a Portugal nos World Travel Awards 2020:
• World's Leading Luxury Leisure Resort 2020 - Conrad Algarve
• World's Leading Tourism Development Project 2020 - Dark Sky Alqueva, Portugal and Spain
• World's Leading Golf & Villa Resort 2020 - Dunas Douradas Beach Club, Portugal
• World's Leading Wine Region Hotel 2020 - L'AND Vineyards, Portugal
• World's Leading Adventure Tourist Attraction 2020 - Passadiços do Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark), Portugal
• World's Leading Classic Hotel 2020 - Olissippo Lapa Palace Hotel, Portugal
• World's Leading Conservation Company 2020 - Parques de Sintra - Monte da Lua, Portugal
• World's Leading Airline to Africa 2020 - TAP Air Portugal
• World's Leading Airline to South America 2020 - TAP Air Portugal
• World's Leading Inflight Magazine 2020 - Up Magazine (TAP Air Portugal)
• World's Leading City Break Destination 2020 - Lisbon, Portugal
• World's Leading Beach Destination 2020 - The Algarve, Portugal
• World's Leading Fine Dining Hotel Restaurant 2020 - Vila Joya Hotel Restaurant @ Vila Joya, Portugal
• World's Leading Island Destination 2020 - Madeira Islands

Caroline Mensagens: 154
Ter Jun 22, 2021 1:29 pm
Gosto de outubro. Em outubro, é outono em Portugal, temperaturas mais frias a noite e dias de sol, mas não muito quente, as chuvas são pouco frequentes na maior parte do país.⁣

No começo de outubro podem ter máximas de 25 graus em Lisboa e no Porto, dois ou três graus a menos, lembre-se que quanto mais ao Norte, mais frio.⁣

Na segunda quinzena, a temperatura cai mais um pouco e as máximas ficam por volta dos 20 graus, em média. As mínimas rondam os 12 – 14 graus.⁣

Mas previsão de tempo não é nosso forte, verificar as temperaturas alguns dias antes da sua viagem para as cidades que deseja visitar é fundamental para se ter uma ideia. ⁣

Outubro é época da colheita da azeitona, muitas folhas avermelhadas pelo chão e castanhas portuguesas nas barracas de rua!⁣

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Jun 23, 2021 12:14 pm
Caroline, setembro, outubro e abril e maio normalmente são épocas excelentes para viajar, graças às temperaturas amenas e menor quantidade de turistas. Portugal deve ser linda em outubro. Seria ótimo voltar lá nessa época.





Booking.com

Voltar para “Portugal”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio