É seguro viajar para Portugal? Entenda mais sobre a pandemia de coronavírus e a reabertura do país

Troca de informações sobre destinos em Portugal.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qua Mai 06, 2020 11:41 am
Imagem
Cenários da Ilha da Madeira, em Portugal.

A grande diferença da pandemia da COVID-19 para a de H1N1, em 2009, é o impacto social no dia a dia de cidadãos de todas as partes do mundo. Em 2009, apesar da doença ser extremamente séria e letal, não houve uma paralisação quase integral como vemos hoje, e um dos principais setores afetados com o coronavírus é o de turismo. Agora que todos estão se acostumando com as mudanças desse período difícil, acreditamos que seja uma boa hora para começar a olhar para o futuro.

Foi amplamente observado que regiões do mundo tiveram períodos de pico da doença diferentes. A Ásia e a Europa encararam as dificuldades da pandemia antes de nós, das Américas. A indicação absoluta neste momento é a de ficar em casa. Porém, é possível projetar que destinos asiáticos e europeus sejam normalizados antes do que os Estados Unidos, por exemplo. Entre os países em questão que não foram epicentro da doença está Portugal, um dos destinos mais amados pelos brasileiros. Para te ajudar a programar a sua viagem pós-pandemia, vamos esclarecer os principais pontos sobre a reabertura turística do país.

Quando começaram os casos em Portugal?

O primeiro caso em Portugal foi oficialmente no dia 2 de março de 2020. Entretanto, em muitos países, há indícios de que os casos começaram antes dos relatos oficiais, com pessoas assintomáticas ou que apresentaram apenas sintomas leves, como de uma gripe comum.

Número do coronavírus em Portugal

O melhor meio para consultar os dados oficiais é no portal do Ministério da Saúde de Portugal. Você pode conferir clicando aqui a aba do site dedicada estritamente ao quadro da doença no país, com números atualizados, distribuição geográfica, dados sobre o perfil dos infectados e mais.

No fechamento desta matéria, no dia 06/05, os números estão em 25.702 casos confirmados e 1.074 mortes. Indicamos a checagem do site do Ministério da Saúde para dados atualizados. Mas em geral, os números podem ser considerados baixos.

O que Portugal fez para conter o avanço da doença?

Visto que Portugal é um país com muitos idosos e poucos leitos de UTI, o país adotou medidas de contenção rapidamente. O estado de emergência foi declarado no dia 19 de março. Portugal fez testes em massa e declarou quarentena quando só haviam dois mortos por COVID-19. O plano bem-sucedido fez com que a retomada pudesse ser uma realidade mais próxima. No dia 4 de maio, o país deu início ao plano de reabertura gradual.

Existem regiões menos atingidas?

Como foi dito anteriormente, o site do Ministério da Saúde disponibiliza dados de casos por região e sugerimos que você confira.

No fechamento da matéria, as cidades mais afetadas são:
- Lisboa, com 1.579 casos;
- Vila Nova de Gaia, com 1.425 casos;
- Porto, com 1.266 casos.

A região que acumula o maior número de casos é a Norte, com 15.199. No fim da lista está a Ilha da Madeira, uma das regiões mais interessantes e diferentes do país, com 86 casos.

O início da retomada em Portugal

Portugal vive hoje os primeiros momentos do processo de retomada. Alguns comércios podem abrir, mas o distanciamento físico entre os cidadãos deve ser seguido estritamente. Salões de beleza, por exemplo, só devem atender clientes com horário previamente marcado. O uso de máscaras de proteção é obrigatório em estabelecimentos comerciais e transportes públicos. Aqueles que descumprirem as regras vão receber multas de até 350 euros.

Caso as medidas de reabertura sejam recebidas da forma correta, o plano prevê a retomada de algumas atividades escolares na segunda quinzena de maio para alunos do ensino médio.

Agora, a parte que interessa aos turistas: museus, bares e restaurantes devem retomar as atividades no dia 18 de maio. Já teatros, cinemas e lojas de departamento, em 1 de junho. Os jogos nacionais de futebol também devem retomar no último final de semana de maio. Importante esclarecer, entretanto, que a resposta da população para cada etapa do processo de reabertura serão analisadas a cada duas semanas para garantia de que não está havendo um novo surto. Caso a curva volte a subir durante a retomada de atividades, o plano pode - e provavelmente será - suspenso.

Outra ação interessante tomada pelo governo local foi a criação do selo "Clean & Safe" para distinguir as atividades turísticas que asseguram o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controle do coronavírus e de outras eventuais infeções. O objetivo da ação é exatamente o de reforçar a confiança do turista no destino.

Leia também: Portugal cria selo "Clean & Safe" para estabelecimentos que cumprem os requisitos de higiene

As fronteiras de Portugal estão abertas?

Estão fechadas. Em meados de março, a União Europeia fechou suas fronteiras para conter o avanço do coronavírus. A medida foi válida para os 27 países da União Europeia e mais 4 que fazem parte da zona Schengen. Até o momento, não há certeza sobre a data de reabertura.

O receio é que viajantes de outros países possam viajar contaminados e espalhar novamente o vírus, causando uma nova onda de contaminação. Vale destacar, entretanto, que segundo os dados divulgados pelo MS-PT, menos de 3% dos casos registrados em Portugal foram categorizados como um contágio importado. A maioria absoluta é de contágio local.

Os países da União Europeia são:
- Bélgica;
- Bulgária;
- Chipre;
- Dinamarca;
- Alemanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Itália;
- Croácia;
- Letônia;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Países Baixos;
- Áustria;
- Polônia;
- Portugal;
- Romênia;
- Eslovênia;
- Eslováquia;
- Espanha;
- República Tcheca;
- Suécia.

O Reino Unido não faz mais parte da União Europeia.

A TAP Air Portugal continua com os voos para o Brasil?

Sim, mas houve significativa redução na malha aérea, afinal, o isolamento social está em andamento e viagens não essenciais devem ser evitadas. Para embarcar em um voo rumo à Portugal é preciso ter cidadania portuguesa ou comprovar que é residente no país.

Até o momento, os voos são:
- Lisboa - São Paulo (GRU): 2 voos por semana;
- Lisboa - Rio de Janeiro (GIG): 1 voo por semana.

Esses voos estão confirmados entre 18 e 31 de maio. Antes disso, não há voos.

Existe previsão de abertura para o turismo de lazer?

Ainda não. Apesar do início de retomada da vida normal, ainda é cedo para saber quando será possível viajar a lazer para Portugal. Pode ser viável viajar para o país no segundo semestre de 2020, mas ainda é cedo para qualquer afirmação. Em 2021, provavelmente tudo já estará normalizado. Uma coisa é certa: o primeiro semestre ainda será palco de muitas restrições.

Matérias do FDV sobre Portugal

Nesse momento, você pode ler as matérias do Falando de Viagem para ir se planejando.

:arrow: Roteiro de 18 dias em Portugal | Porto, Douro, Serra da Estrela, Alentejo e Lisboa

:arrow: Portugal: um país completo, com lindas regiões, culinária maravilhosa e povo acolhedor

:arrow: Roadtrip no Algarve - 6 cidades que você precisa conhecer

:arrow: Roteiro de 3 dias na cidade do Porto

:arrow: Roteiro de 4 dias pela região do Douro

:arrow: Roteiro de 2 dias pela região da Serra da Estrela

:arrow: Roteiro de 2 dias pela região do Alentejo

:arrow: Roteiro de 4 dias na cidade de Lisboa

Boa viagem - em breve!

E você, está com planos de viajar para Portugal em 2020? Ou preferiu deixar para 2021? Qual será o seu roteiro de viagem? Conte para nós os seus planos!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mai 06, 2020 11:52 am
Portugal lidou muito bem com a pandemia. É impressionante a diferença para a vizinha Espanha. Espero que e reabertura seja um sucesso para, em breve, eles reabrirem também o país para o turismo.

A Ilha da Madeira se destaca como uma excelente opção, para fugir das grandes cidades, e ter bastante interação com a natureza.

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Mai 06, 2020 2:49 pm
Portugal é um bom exemplo. Ô inveja! Espero que o processo de reabertura seja um sucesso.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Mai 06, 2020 3:31 pm
Que exemplo Portugal está dando. Me surpreendi positivamente com isso tudo que li.Tomara que dê tudo certo e sirva de exemplo e aprendizado.

Concordo com o Gabriel que Madeira pode ser uma grande aposta para quem quer ir para Portugal. Algarve também.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Sex Mai 08, 2020 2:05 pm
Vai dar tudo certo. Fizeram tudo bem feito e sem brigas políticas.

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Mai 15, 2020 3:42 pm
Madeira inicia retomada e libera viagens entre as principais ilhas do arquipélago

O Arquipélago da Madeira acaba de estabelecer um corredor seguro entre suas principais ilhas. A partir de hoje (15), já estão livres das restrições e obrigatoriedade de quarentena os passageiros que viajam entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, seja de avião ou barco, por decisão tomada pelo Conselho do Governo local.

Esta determinação só foi possível graças à evolução epidemiológica positiva em ambas as ilhas, onde já não existem contaminações ou casos novos da COVID-19. Porto Santo registrou apenas quatro casos da doença e já não possui nenhum infectado. Já a Ilha da Madeira contabilizou 90 casos positivos, tendo 59 indivíduos já recuperados. Também não tiveram casos que necessitaram de cuidados intensivos ou registro de óbitos.

A abertura dos corredores marítimos e aéreos precede a reabertura da atividade econômica na Região Autônoma da Madeira. Desde o dia 10 de maio, os residentes de Porto Santo já foram liberados para frequentar a praia, realidade agora estendida aos madeirenses. Esta é a primeira praia de Portugal a ser aberta ao público, embora ainda seguindo as restrições para contenção da pandemia da COVID-19, que exige o distanciamento social entre os frequentadores, não sendo permitidas aglomerações de pessoas na praia ou suas proximidades.

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Mai 18, 2020 4:56 pm
São Paulo, dia 18 maio 2020 – Hoje, Portugal dá mais um passo no processo de abertura gradual da economia e da vida social. Coincidindo com o Dia Internacional dos Museus, esta nova fase, será marcada pela abertura, não só dos museus, como também de todos os outros equipamentos culturais, como monumentos, galerias de arte, centros interpretativos, palácios e igrejas. Nesta data abrirão também os restaurantes, cafés, pastelarias, esplanadas e estabelecimentos comerciais até 400 metros quadrados.

Este será assim o segundo momento de abertura faseada e controlada, depois de no passado dia 4 de maio, terem já aberto portas os comércios locais, as livrarias, os cabeleireiros, os institutos de beleza, as bibliotecas, as atividades náuticas, os campos de golfe, os táxis, os rent-a-car e alguns serviços públicos e transportes, com resultados muito positivos. A curva dos efeitos da pandemia em Portugal manteve a sua trajetória descendente, o que veio reforçar a confiança e segurança nas medidas que serão implementadas já a partir de hoje, dia 18 maio, bem como nas previstas para as fases seguintes.

Serão mantidas as rigorosas e apertadas regras de segurança sanitária estabelecidas no país pela Direção Geral da Saúde, como sejam, o uso obrigatório de máscara, a manutenção da distância mínima de dois metros entre pessoas, condições para a higienização frequente das mãos de colaboradores, visitantes ou clientes, bem como das superfícies e espaços, passando a existir limitações na sua lotação. Nos restaurantes e estabelecimentos similares, a ventilação e renovação frequente do ar serão aspetos prioritários e serão retirados das mesas todos os elementos decorativos. Aconselha-se também a reserva antecipada de lugar e os pagamentos deverão ser realizados preferencialmente por processos contacless.

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Mai 18, 2020 5:11 pm
Hotéis do Grupo Pestana em Portugal reabrem em 5 de junho

O Pestana Hotel Group anunciou hoje que começará a reativar os seus hotéis a partir de 5 de junho, incluindo algumas Pousadas de Portugal, com uma campanha de agradecimento aos profissionais de saúde que, desde o primeiro momento, têm estado na linha da frente a combater a pandemia.

Nesta primeira fase abrem, na região de Lisboa, o Pestana Cascais e, no Algarve, o Pestana Viking, Pestana Alvor South Beach e o Pestana D. João Villas. As Pousadas de Portugal retomam a atividade com as unidades de Viana do Castelo, Ria de Aveiro, Alcácer do Sal, Sagres, Valença e Bragança. O Pestana Tróia Eco-Resort está já disponível, bem como os campos de golfe do Grupo e, na Madeira, o Casino da Madeira está igualmente pronto a reiniciar atividade, em junho.

Em linha com as orientações das autoridades de saúde, o Pestana Hotel Group implementou um protocolo interno de procedimentos com o objetivo de oferecer as melhores condições de segurança e higiene a hóspedes e colaboradores.
Algumas das medidas adotadas incluem a criação de circuitos de circulação, devidamente identificados, tendo em vista o distanciamento social; novas funcionalidades da app, permitindo menor contato pessoal e disponibilização de novos serviços neste canal e colocação de acrílicos de proteção nas recessões.

Foram reforçados os procedimentos e frequência da limpeza e higienização dos espaços de alta frequência e de acesso comum (piscinas, elevadores e outros), assim como dos quartos (sem a presença dos hóspedes durante o período de ocupação). Os colaboradores estarão devidamente equipados com materiais de proteção individual (máscaras, viseiras, protetores de sapatos, luvas, álcool-gel) e, aos hóspedes, são lembradas as recomendações de distanciamento social e etiqueta respiratória da Direção-Geral da Saúde. Os restaurantes funcionam por marcação, estando também disponíveis serviços de Take-away e Room Service.

Nas Pousadas de Portugal que são, também, a maior rede nacional de restaurantes de comida tradicional portuguesa e apesar das adaptações necessárias introduzir, toda autenticidade continua a ser garantida, mantendo-se em cada Pousada aquilo que é mais típico da região, privilegiando-se produtos e produtores locais.

Para famílias, grupos de amigos ou um evento especial, há ainda a possibilidade de alugar, em exclusivo, todo o espaço de uma Pousada de Portugal, podendo usufruir de um Castelo, um Palácio, um Mosteiro ou um Convento em privado e em maior segurança

O Pestana Hotel Group aproveita esta reabertura para juntar-se ao merecido agradecimento aos profissionais de saúde, pelo seu contributo na minimização dos efeitos da COVID-19 em Portugal. Tem sido um intenso período de trabalho e esforço que merece agora uma nova fase, com tempo de qualidade passado em família e entre amigos, mas sobretudo, a descansar. Assim, até ao final de 2020, os profissionais de saúde podem relaxar numa Pousada de Portugal, beneficiando de 50% de desconto na estadia com café da manhã incluso. As reservas já estão disponíveis através do [email protected]

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Mai 22, 2020 10:49 am
Hotel Sublime Comporta - Comporta, Portugal

Dia 1 de junho foi o escolhido para a retomada do hotel Sublime Comporta. Munidos com a mais nova certificação de segurança e higiene desenvolvido por Portugal, o selo "Safe & Clean", o hotel confirma a retomada no próximo mês seguindo rigorosamente as diretrizes de saúde e segurança internacionais e portuguesas.

Bairro Alto Hotel - Lisboa, Portugal

Foi com grande emoção que o hotel localizado entre bairros boêmios de Lisboa comemorou 15 anos de existência esta semana. O Bairro Alto Hotel não vê a hora de reabrir suas portas e receber os hóspedes, mas, por enquanto, isso só deve acontecer a partir do primeiro dia de julho, quando as reservas estão disponíveis através do site.

São Lourenço do Barrocal - Alentejo, Portugal

No ano em que a propriedade em que o hotel se localiza completa 200 anos, as emoções estão a flor da pele. Ainda sem data certa de reabertura, a propriedade alentejana fez questão de escrever uma carta de amor aos seus hóspedes, chamados de família, espalhados ao redor do mundo:

"Querida família, esperamos que todos estejam bem. Esses tempos são estranhos, inesperados, problemáticos, mas vamos passar por isso. Juntos. Mesmo se separados pela distância e incapazes de nos abraçarmos. Como famílias com parentes espalhados por todo o mundo, estamos enviando nosso amor através desta carta a todos os nossos hóspedes, funcionários e parceiros de negócios. Esperamos que você permaneça bem e fique seguro. Esperamos poder receber todos vocês em breve. Por enquanto, sentimos que precisamos valorizar o bem-estar de todos, e fechamos o hotel por um tempo. Vamos nos tornar todos melhores. Nos vemos em breve. Nós te amamos".

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Jun 02, 2020 2:10 pm
Madeira reabre para turistas internacionais a partir de 1º de julho e vai fazer testes na chegada https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=76&t=19063" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Portugal”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio